Carnaval do Rio de Janeiro. Foto: Adriano Ferreira Rodrigues
O carnaval carioca vai além das Escolas de Samba, e os Blocos de Rua do Carnaval do RJ são muito famosos e atraem milhares de turistas e moradores. Além disso, foram eles quem deram início à famosa folia da cidade.
Para muitos foliões, são eles as atrações mais aguardadas da folia, e o Blocos de Rua Carnaval RJ 2019 devem, mais uma vez, ser um sucesso.
A festa e animação deve ter início no mês de janeiro ou fevereiro, seguindo até março, com centenas de blocos que prometem agitar foliões de todos os gostos e idades.
Tradicionalmente, os blocos desfilam em sete polos de concentração espalhados pela capital: Zona Norte, Centro, Zona Sul, Barra/Jacarepaguá, Zona Oeste, Grande Tijuca e Ilha do Governador. Essa diversidade de regiões na folia carioca marca o carnaval popular e democrático das marchinhas carnavalescas e das fantasias coloridas.
O fato de acontecer em vários locais também conta como ponto positivo de todo o Carnaval, por permitir que pessoas de diferentes localidades aproveitem uma das festas mais aguardadas do ano.
O calendário de desfiles dos blocos de rua do Rio costuma durar várias semanas e a relação de 2019 deve ser anunciada entre o fim de 2018 e início do próximo ano.
Segundo a Riotur, para o Carnaval de 2018, 486 blocos se inscreveram para fazer parte da festa do RJ. O número foi maior em relação ao ano anterior, que contou com 470.
Alguns dos bairros que costumam receber a programação festiva são Fazenda Botafogo, Tijuca, Méier , Santo Cristo, Santa Teresa , Recreio, Botafogo, Grajaú, Pavuna, Lagoa, entre outros.
Entre os blocos que costumam fazer parte da lista estão Beijo Quente, Unidos da Rego Barros, É o Bicho Folia, Desliga da Justiça, A Febre do Samba, Puxa Que É Peruca, Alegria da Mangueira, Calma Amor, Paz e Amor, Me Esquece, Cordão do Prata Preta, Chame Gente (antigo Vira-Lata), Se Cair Eu Como, Fiquei Firme da Favela, Céu na Terra, entre outros.
A programação completa deve ser anunciada até o fim de 2018.
Fundado em 1918, o Cordão do Bola Preta é o mais antigo e tradicional bloco de rua, além de ser um dos mais conhecidos do carnaval carioca mundo afora. O bloco lota as ruas do Centro no final de semana anterior ao carnaval e também nos dias oficiais da folia. O Cordão da Bola Preta não tem camiseta oficial nem fantasia obrigatória, mas muitos foliões usam roupas ou fantasias brancas com bolas pretas.
Conheça mais sobre o Bloco Cordão do Bola Preta.
O Monobloco, projeto do cantor e compositor Pedro Luís junto com a banda A Parede, desde 2000 toca marchinhas e clássicos do samba, desfilando pelas ruas cariocas. O Monobloco é uma coisa complexa: ministra oficinas durante o ano inteiro, faz desfiles no pré e pós-carnaval e ainda tem o Monobloco show, uma versão reduzida daquelas 120 pessoas que desfilam no carnaval carioca e que fazem apresentações ao longo do ano. Com uma bateria forte, unida a tradicionais instrumentos de escola de samba como cavaco e repique, o bloco é um dos mais ativos durante o ano, e faz apresentações de janeiro a dezembro em todas as cidades brasileiras. Na apresentação, o bloco conta com 150 integrantes e reúne milhares de pessoas.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Você deve estar logado para poder comentar.
que bosta… cade a Programação Blocos de Rua Carnaval RJ 2017???