Programação Blocos de Rua Carnaval RJ 2018

Bárbara Thamíres - 11/10/2017 Atualizada - 16/10/2017 4h12

O carnaval carioca vai além das Escolas de Samba, e os Blocos de Rua do Carnaval do RJ são muito famosos e atraem milhares de turistas e moradores. Além disso, foram eles quem deram início à famosa folia da cidade.

Para muitos foliões, são eles as atrações mais aguardadas da folia, e o Blocos de Rua Carnaval RJ 2018 devem, mais uma vez, ser um sucesso.

A festa e animação deve ter início no mês de janeiro, seguindo até março, com centenas de blocos que prometem agitar foliões de todos os gostos e idades.

Tradicionalmente, os blocos desfilam em sete polos de concentração espalhados pela capital: Zona Norte, Centro, Zona Sul, Barra/Jacarepaguá, Zona Oeste, Grande Tijuca e Ilha do Governador. Essa diversidade de regiões na folia carioca marca o carnaval popular e democrático das marchinhas carnavalescas e das fantasias coloridas.

O fato de acontecer em vários locais também conta como ponto positivo de todo o Carnaval, por permitir que pessoas de diferentes localidades aproveitem uma das festas mais aguardadas do ano.

O calendário de desfiles dos blocos de rua do Rio costuma durar várias semanas e a relação de 2018 deve ser anunciada nos próximos meses, pela Prefeitura.

Segundo a Riotur, 486 blocos se inscreveram para fazer parte da festa de Carnaval 2018 do RJ. O número foi maior em relação ao ano anterior, que contou com 470.

A listagem oficial com os aprovados para fazer parte do próximo Carnaval vai ser anunciada até o fim de 2017.

Entre as novidades da nova edição, o Parque Olímpico deve receber alguns blocos durante o período de festa, com o objetivo de desobstruir o tráfego em outras partes.

No último Carnaval, em 2017, alguns dos bairros que recebem a programação festiva foram Fazenda Botafogo, Tijuca, Méier , Santo Cristo , Santa Teresa , Recreio, Botafogo, Grajaú, Pavuna, Lagoa, entre outros.

Alguns dos blocos que aparecem na lista foram Beijo Quente, Unidos da Rego Barros, É o Bicho Folia, Desliga da Justiça, A Febre do Samba, Puxa Que É Peruca, Alegria da Mangueira, Calma Amor, Paz e Amor, Me Esquece, Cordão do Prata Preta, Chame Gente (antigo Vira-Lata), Se Cair Eu Como, Fiquei Firme da Favela, Céu na Terra, entre outros.

Programação Blocos de Rua Carnaval RJ 2018

A programação completa deve ser anunciada até o fim de 2017.

Conheça mais os Blocos de Rua RJ

Foliãs no Carnaval do Rio de Janeiro. Foto: Beto Vilela.

Foliãs no Carnaval do Rio de Janeiro 2015. Foto: Beto Vilela.

Fundado em 1918, o Cordão do Bola Preta é o mais antigo e tradicional bloco de rua, além de ser um dos mais conhecidos do carnaval carioca mundo afora. O bloco lota as ruas do Centro no final de semana anterior ao carnaval e também nos dias oficiais da folia. O  Cordão da Bola Preta não tem camiseta oficial nem fantasia obrigatória, mas muitos foliões usam roupas ou fantasias brancas com bolas pretas.

Conheça mais sobre o Bloco Cordão do Bola Preta.

O Monobloco, projeto do cantor e compositor Pedro Luís junto com a banda A Parede, desde 2000 toca marchinhas e clássicos do samba, desfilando pelas ruas cariocas. O Monobloco é uma coisa complexa: ministra oficinas durante o ano inteiro, faz desfiles no pré e pós-carnaval e ainda tem o Monobloco show, uma versão reduzida daquelas 120 pessoas que desfilam no carnaval carioca e que fazem apresentações ao longo do ano. Com uma bateria forte, unida a tradicionais instrumentos de escola de samba como cavaco e repique, o bloco é um dos mais ativos durante o ano, e faz apresentações de janeiro a dezembro em todas as cidades brasileiras. Na apresentação, o bloco conta com 150 integrantes e reúne milhares de pessoas.

Confira Mais

CarnavalCultural

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio de Janeiro e Interior do RJ
17 nov a 30 dez

Baile da Favorita 2017

Parceiros nacionais

Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Social Good Brasil