Tradicional no Brasil, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, possibilita que milhares de brasileiros ingressem em universidades do país. O que pouca gente sabe é que o exame também é valido para tentar uma vaga em universidades estrangeiras de um país bem próximo.
Desde o ano de 2014, quem quer estudar em Portugal pode utilizar o ENEM em diversas universidades. No total, 13 instituições realizam seleção com a nota da prova e os convênios são realizados pelo Inep- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Confira as universidades e instituições que fazem parte e utilizam o ENEM para receber estudantes brasileiros:
Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Algarve, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Guarda, Universidade de Lisboa, Universidade da Madeira e Universidade do Porto.
Diferente de algumas universidades brasileiras, em Portugal é comum as instituições públicas cobrarem taxas dos alunos, e o programa não realiza financiamentos derivados do governo brasileiro para estudantes. É importante avaliar o custo de vida no país, os gastos com alimentação, taxas, transporte e moradia.
Um ponto que deve ser analisado com cuidado é a validade do diploma no Brasil. Se o estudante pretende retornar ao país para exercer a profissão, é necessário conferir se o documento é válido, já que existem diversos cursos e cada um apresenta suas condições.
Para embarcar e estudar em Portugal, o interessado deve providenciar um visto de residência para estadias com tempo superior a um ano. A validade é de quatro meses mas pode ser renovado no país.
As inscrições e candidaturas devem ser realizadas através do site de cada instituição e os documentos solicitados podem variar.
Os brasileiros também podem utilizar a nota do ENEM para tentar os mestrados.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários
Você deve estar logado para poder comentar.