O Carnaval de Porto Alegre 2019 ainda não está confirmado.
A programação carnavalesca de Porto Alegre divide-se em duas vertentes principais, as apresentações das escolas de samba e os blocos de rua.
Se seguir o modelos das duas últimas edições, a comemoração carnavalesca de Porto Alegre em 2019 será fora de época.
As datas oficiais do evento no próximo ano não estão definidas. O Carnaval 2019 no Brasil acontece oficialmente em 05 de março.
Em 2018, última edição, a festa foi realizada no período de 23 e 24 de fevereiro de 2018, no Complexo Cultural do Porto Seco, localizado na zona Norte da cidade.
As datas escolhidas foram duas semanas depois das festas de Carnaval que aconteceram no resto do país. A mudança e a realização do Carnaval fora de época faz parte de um teste que deve durar 3 anos, no qual o primeiro ano que contou com a mudança foi 2017.
Após o período pré estabelecido, no ano de 2019, será analisado se os desfiles permanecem fora de época ou voltam ao período oficial de Carnaval do Brasil.
A programação completa do evento em 2019, datas e novas informações só devem ser anunciadas entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.
A programação oficial será divulgada oficialmente em breve. Aguarde novidades.
A festa de massa em Porto Alegre iniciou-se com as classes mais pobres, as quais não podiam participar dos bailes de carnaval promovidos pela sociedade. Assim, essa grande população saia para comemorar nas ruas vestindo fantasias e a partir daí começam a surgir os chamados blocos de rua.
Outra característica típica do carnaval porto-alegrense eram as tribos carnavalescas, que representavam os índios da região.
Com o tempo, a festa de momo foi modificando-se na cidade e os desfiles de samba começaram a ganhar espaço ante as demais comemorações. Atualmente os desfiles no sambódromo Complexo Cultural do Porto Seco, contam com a participação de mais de 20 escolas, atraindo milhares de pessoas ao local para os dois dias de apresentação.
Além dos tradicionais desfiles no sambódromo, algumas escolas vão para as ruas relembrando as antigas festas realizadas nas avenidas. O encontro mais tradicional é a Descida da Borges, evento que reúne milhares de pessoas no Centro Histórico de Porto Alegre e onde escolas de samba apresentam-se antes dos desfiles oficiais.
Outro grande evento envolvendo o samba era a Muamba, um dos símbolos do carnaval gaúcho que surgiu como uma maneira de arrecadar dinheiro para as festas e as fantasias usadas no período oficial de momo. A comemoração seguia o mesmo estilo da Descida, porém era realizada sempre no fim de semana anterior ao carnaval e corria no próprio sambódromo. A partir de 2016, essa festa será substituída por dois dias de ensaios técnicos, feitos pelas escolas durante a semana prévia do carnaval.
Apesar da força do samba na região, a festa de rua ainda tem seu espaço e atrai muitos foliões. Alguns blocos conhecidos na cidade são: Carnavalesco Maria do Bairro, Do Jeito Que Tá Vai, Olha o Passarinho do Mário e Skafolia.
As tribos carnavalescas também continuam atuantes em Porto Alegre, porém diminuíram bastante, restando apenas duas entidades atualmente: os Comanches e os Guaianazes.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Você deve estar logado para poder comentar.
Onde vai passar os desfiles das escolas principais no dia 5?
“Nos blocos de rua são esperados cerca de 20 mil pessoas. O horário de concentração varia dependendo do dia, porém o fim das apresentações deve ocorrer até as 21h, para que o público se disperse até as 22h, a pedido dos morados da Cidade Baixa.”.. eu vim aqui justamente para obter essa informação..
Desde que a prefeitura não dê dinheiro, tudo OK. Dinheiro público é muito mais importante na Saúde e infraestrutura.
Quem quiser carnaval que pague da mesma forma que aqueles que gostam de futebol, pagam por ele através dos clubes.
Não é justo que pessoas que nada querem de carnaval fiquem sem saúde básica.
Porto Alegre tem Carnaval ? Puxa… Nem sabia.
Imaginava que só rolava no Rio e porcamente em SP