Carnaval do Recife homenageia Almir Rouche em 2017

Vinícius B. - 21/12/2016 Atualizada - 28/12/2016 16h10

Começa a contagem regressiva para o Carnaval do Recife, cujos homenageados de 2017 foram escolhidos em cerimônia realizada na prefeitura da capital pernambucana no dia 12 de dezembro.

A abertura da folia de Momo, que ocorrerá no dia 24 de fevereiro, na Praça do Marco Zero, reverenciará Almir Rouche e os Caboclinhos Carajás.

“É uma homenagem feito pelo povo do Recife a duas forças importantes do nosso Carnaval”, disse o prefeito Geraldo Julio, em discurso oficial.

“Não esperava por esta notícia. Não achava que seria minha hora agora. Estou muito feliz e vamos fazer um grande trabalho para realizar um lindo Carnaval em 2017. Vamos ter um Carnaval com a essência da nossa cultura”, prometeu o cantor Almir Rouche, que celebra 30 anos de carreira em 2016.

Geraldo Julio afirmou que Almir Rouche é um dos cantores recifenses mais conhecidos. “Ele completa 30 anos de carreira e viveu diversos momentos do nosso Carnaval. É uma homenagem justa e tenho certeza que o Carnaval no Recife em 2017 será muito bonito”.

Presidente dos Caboclinhos Carijós, Jéfferson Nagô ressaltou a surpresa pela homenagem. “Será uma honra muito grande para a gente participar do Carnaval como homenageados e vamos fazer uma belíssima festa”.

O prefeito justificou a escolha, já que os Caboclinhos Carijós “completam 120 anos, ativos, ganhando prêmios no Carnaval e engajando as pessoas a participarem do movimento”, finalizou.

Almir Rouche e Caboclinhos Carijós também guiarão a decoração do Baile Municipal do Recife.

Cantor

Puxador do Galo da Madrugada, Almir Rouche é um dos principais artistas do Carnaval pernambucano, mas a paixão pela música começou cedo na vida do conterrâneo, cuja primeira apresentação foi aos 10 anos de idade.

Com 17 discos e cinco DVDs gravados, Rouche já participou de festivais internacionais e encabeçou bandas como Pinguim e Banda Humm, nas décadas de 1980 e 1990 e no início dos anos 2000. Canções como “Ilusão”, “Galo eu te amo” e “Recifolia” são conhecidas na voz do homenageado.

Caboclinhos

Aos 120 anos, a Caboclinhos Carijós do Recife foi a campeã do Grupo 1 do Carnaval 2016, mas a criação da escola se deu em 6 de março de 1896, graças ao estivador Antônio da Costa.

A tradição conta que Antônio recebia o caboclo Carijó, que teria lhe dado a incumbência de reunir um grupo de pessoas vestidas de índios no Carnaval.

Ao todo, a Caboclinhos, cuja sede fica no bairro da Mangabeira, tem sete títulos carnavalescos e 120 componentes. Jéfferson Nagô está no posto de presidente da agremiação desde 2009.

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Recife e Interior de PE

Parceiros em Pernambuco

Doutores da Alegria
NACC

Parceiros nacionais

Seja um voluntário no Brasil
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Saúde Criança - Parceiro Nacional.