Programação do Carnaval Rio de Janeiro 2019 – Blocos RJ e mais

Bárbara Thamíres - 28/03/2018 Atualizada - 28/03/2018 9h33

Carnaval Rio de Janeiro 2019 já tem data oficial para voltar às ruas da capital fluminense!

Em 2019, a festa mais popular do Brasil ocorre na semana de 01 a 05 de março. Conte para nós: está ansioso pela chegada do evento?

Mas para a alegria do público, os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, os bailes da cidade e o calendário extraoficial do Carnaval extrapolam a data oficial do evento momesco.

Para quem gosta de acompanhar e torcer pelas escolas de samba, as novidades devem ser anunciadas a partir do meio do ano de 2018. Acompanhe a página e o site para ficar por dentro das novidades.

A programação do Carnaval no Rio de Janeiro é uma das mais movimentadas do Brasil. Segundo os dados disponibilizados pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), mais de 900 mil turistas visitaram a capital fluminense em 2015, movimentando 782 milhões de dólares.

Além de poder curtir com as Escolas, quem pretende aproveitar o Carnaval no Rio também pode apostar em eventos fechados e blocos que acontecem na região!

No entanto, prefeitura indicou que deve reduzir o número de bloquinhos nas ruas em 2019 para aumentar a qualidade dos desfiles.

“Os blocos piratas foram o grande problema do Rio de Janeiro este ano e que eles vão responder civil e criminalmente”, afimou em coletiva o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

No último ano, o Rio de Janeiro recebeu 474 blocos e 597 desfiles em todas as áreas da Cidade Maravilhosa.

Última edição: 

Em 2018, uma novidade foi que o desfile contou com uma agremiação a mais por causa da decisão de não rebaixar nenhuma escola em 2017, quando a Paraíso do Tuiuti e a Unidos da Tijuca sofreram acidentes na festa popular.

Na programação oficial, a Império Serrano abriu os desfiles da Série A em 2018, seguida por São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Na última noite, o Grupo Especial foi representado por Tijuca, Portela, União da Ilha, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor de Nilópolis.

Ao todo, o Carnaval carioca ganhou o reforço de 464 blocos no período pré e pós-carnavalesco e na semana momesca. De acordo com a prefeitura, foram 28 novas agremiações este ano.

Para o público infantil, algumas das opções no Carnaval foram os Blocos como o Spantinha, Bloco Sá Pereira Infantil e o Gigantes de Lira.

Para os mais velhos, a Arena Carnaval, localizada no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, recebeu alguns dos foliões dos blocos oferecendo mais segurança e alguns shows exclusivos.

Desfile das Escolas de Samba 2019

A programação dos desfiles das Escolas de Samba do Rio, no Carnaval de 2019, ainda não está definida.

Escolas de Samba do Rio de Janeiro

03/03

– Desfile do grupo especial

04/03

– Desfile do grupo especial

09/03

– Desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio

Confira como foi em 2018: 

11 de fevereiro de 2018

– Império Serrano

– São Clemente

– Unidos de Vila Isabel

– Paraíso do Tuiuti

– Acadêmicos do Grande Rio

– Mangueira

– Mocidade Independente de Padre Miguel

12 de fevereiro de 2018

– Unidos da Tijuca

– Portela

– União da Ilha

– Salgueiro

– Imperatriz Leopoldinense

– Beija-Flor de Nilópolis

Ingressos para o Sambódromo da Sapucaí

O Sambódromo da Sapucaí é um símbolo para as escolas de samba que se apresentam durante dois dias no local. A emoção é intensa e as pessoas vibram com cada enredo até o sol raiar. Os ingressos para as apresentações costumam ser comercializados pela internet.

Tradicionalmente, os setores são: Arquibancadas, Frisas, Frisas Especiais, Cadeiras Individuais, Lounge Folia e Camarotes.

Mesmo com todos esses setores disponíveis, a visão do Sambódromo é praticamente a mesma, ele foi projetado para que todos enxergassem o máximo do desfile. De toda forma, para os que querem um pouco mais de comodidade, os camarotes são a melhor escolha.

Bailes do Carnaval do Rio de Janeiro 2019

Baile da Cidade Maravilhosa. Foto: Marcelo Bruno.

Baile da Cidade Maravilhosa – Carnaval RJ (Foto: Marcelo Bruno)

Há uma grande variedade de Bailes no Carnaval do Rio de Janeiro que atendem as mais distintas classes sociais, estilos e faixas etárias. Eles são realizados em hotéis, clubes e casas de festas.

Ao contrário dos bailes abertos ao grande público e sem exigência quanto a roupas e fantasias, os bailes de gala, por exemplo o Baile Mágico, pedem traje obrigatório e são frequentados pela alta sociedade do Rio de Janeiro, celebridades e socialites. São festas famosas e algumas, inclusive, são televisionadas para todo o Brasil.

Existem, também bailes exóticos, alguns dos mais famosos são realizados na casa noturna Scala, por exemplo:  Baile do Cordão da Bola Preta, Gala Gay, Baile da Cerveja e o Baile da Cidade Maravilhosa. Para esses bailes, há dois tipos de ingresso: Pista Individual e Camarote VIP. As Pistas dão acesso aos salões e aos bares, e os Camarotes VIP incluem open bar de algumas bebidas e buffet de sushi, frutas e petiscos.

Entre os bailes mais populares, destaca-se a festa organizada pela prefeitura, na Cinelândia, praça central da cidade, que costuma atrair aqueles que querem se divertir de forma descontraída e sem muitos gastos.

Confira no link a seguir a Programação dos Bailes do Carnaval do Rio de Janeiro.

Blocos do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2019

A principal característica do Carnaval de rua do Rio de Janeiro são os blocos, formados por grupos de foliões, que definem um dia e horário para ir às ruas. Os nomes dos blocos costumam ser irônicos ou engraçados, remetendo a algum fato da cidade, localização ou brincadeira entre os seus fundadores.

Na maioria das vezes, uma banda amadora ou famosa vai à frente do bloco, animando o público, tocando samba e marchinhas de Carnaval. Alguns dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro são: Banda do Leme, Cordão do Bola PretaSimpatia é quase amor, Bloco da Preta, Banda de Ipanema e Suvaco do Cristo.

Os blocos de rua do Rio de Janeiro são uma ótima programação para quem não quer gastar dinheiro no Carnaval. A lista de blocos autorizados a desfilar no Carnaval de rua é sempre enorme e conta com variedades para todos os gostos.

A programação oficial para 2019 ainda não foi divulgada.

Confira no link a seguir a Programação dos Blocos de Rua RJ 2019 e outras informações divulgadas oficialmente pela Prefeitura do Rio.

Programação Blocos de Rua Rio de Janeiro 2019

Em breve.

Salvar

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio de Janeiro e Interior do RJ

Parceiros nacionais