Programação do Carnaval Rio de Janeiro 2018 – Blocos RJ e mais

Bárbara Thamíres - 06/12/2017 Atualizada - 06/12/2017 7h04

Oficialmente, o Carnaval Rio de Janeiro 2018 ocorrerá de no dia 13 de fevereiro.

Mas para a alegria do público, os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, os bailes da cidade e o calendário extraoficial do Carnaval extrapolam a data oficial do evento momesco.

Para quem gosta de acompanhar e torcer pelas escolas de samba, a ordem de desfile na Marquês de Sapucaí em 2018 já foi anunciada. Este ano, uma novidade: uma agremiação a mais desfile por causa da decisão de não rebaixar nenhuma escola em 2017, quando a Paraíso do Tuiuti e a Unidos da Tijuca sofreram acidentes na festa popular.

Na programação oficial, a Império Serrano abre os desfiles da Série A em 2018, seguida por São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Na última noite, o Grupo Especial é representado por Tijuca, Portela, União da Ilha, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor de Nilópolis.

Para esquentar, as escolas de samba lançaram no dia 01 de dezembro de 2017, considerado o Dia Nacional do Samba, o CD com os sambas-enredo do Carnaval 2018.

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro passou por momentos decisivos este ano, quando o atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella, decidiu fazer um corte de 50% nos recursos destinados à festividade.

Porém, até a data desta publicação, o Projeto Carnaval Rio 2018 tinha conseguido uma verba de R$ 35 milhões junto à iniciativa privados.

A programação de blocos, no entanto, ainda não foi confirmada pelos organizadores. Na última edição carnavalesca, pelo menos 10 blocos coloriram as ruas do Centro da capital fluminense no evento Desliga dos Blocos, em janeiro.

Ao todo, mais de 500 agremiações pediram à prefeitura a autorização de desfilar na cidade maravilhosa durante o Carnaval e as prévias carnavalescas em 2017.

A programação do Carnaval no Rio de Janeiro é uma das mais movimentadas do Brasil. Segundo os dados disponibilizados pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), mais de 900 mil turistas visitaram a capital fluminense em 2015, movimentando 782 milhões de dólares.

Além de poder curtir com as Escolas, quem pretende aproveitar o Carnaval no Rio também pode apostar em eventos fechados e blocos que acontecem na região!

Desfile das Escolas de Samba 2018

11 de fevereiro de 2018

– Império Serrano

– São Clemente

– Unidos de Vila Isabel

– Paraíso do Tuiuti

– Acadêmicos do Grande Rio

– Mangueira

– Mocidade Independente de Padre Miguel

12 de fevereiro de 2018

– Unidos da Tijuca

– Portela

– União da Ilha

– Salgueiro

– Imperatriz Leopoldinense

– Beija-Flor de Nilópolis

Ingressos para o Sambódromo da Sapucaí

O Sambódromo da Sapucaí é um símbolo para as escolas de samba que se apresentam durante dois dias no local. A emoção é intensa e as pessoas vibram com cada enredo até o sol raiar. Os ingressos para as apresentações estão à venda no site (no endereço: www.rio-carnival.net/carnaval).

Os setores são: Arquibancadas, Frisas, Frisas Especiais, Cadeiras Individuais, Lounge Folia e Camarotes.

Mesmo com todos esses setores disponíveis, a visão do Sambódromo é praticamente a mesma, ele foi projetado para que todos enxergassem o máximo do desfile. De toda forma, para os que querem um pouco mais de comodidade, os camarotes são a melhor escolha.

Crianças até cinco anos não são admitidas no sambódromo e para aquelas maiores de cinco anos, o ingresso é cobrado no valor integral. Valores de meia entrada para estudantes e terceira idade somente são disponibilizados para as arquibancadas dos setores 12 e 13 .

Blocos do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2018

A principal característica do Carnaval de rua do Rio de Janeiro são os blocos, formados por grupos de foliões, que definem um dia e horário para ir às ruas. Os nomes dos blocos costumam ser irônicos ou engraçados, remetendo a algum fato da cidade, localização ou brincadeira entre os seus fundadores.

Na maioria das vezes, uma banda amadora ou famosa vai à frente do bloco, animando o público, tocando samba e marchinhas de Carnaval. Alguns dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro são: Banda do Leme, Cordão do Bola PretaSimpatia é quase amor, Bloco da Preta, Banda de Ipanema e Suvaco do Cristo.

Os blocos de rua do Rio de Janeiro são uma ótima programação para quem não quer gastar dinheiro no Carnaval. A lista de blocos autorizados a desfilar no Carnaval de rua é enorme e conta com variedades para todos os gostos e espalhados por toda a capital.

A programação oficial para 2018 ainda não foi divulgada. Em 2017, a seleção contou com mais de 400 blocos e mais de 550 desfiles nas regiões do Rio.

Segundo a Riotur, a festa de Carnaval contaria com a participação de mais de 1,1 milhão de pessoas durante os dias de festa.

Confira no link a seguir a Programação dos Blocos de Rua RJ 2018 e outras informações divulgadas oficialmente pela Prefeitura do Rio.

Bailes do Carnaval do Rio de Janeiro 2018

Baile da Cidade Maravilhosa. Foto: Marcelo Bruno.

Baile da Cidade Maravilhosa – Carnaval RJ (Foto: Marcelo Bruno)

Há uma grande variedade de Bailes no Carnaval do Rio de Janeiro que atendem as mais distintas classes sociais, estilos e faixas etárias. Eles são realizados em hotéis, clubes e casas de festas.

Ao contrário dos bailes abertos ao grande público e sem exigência quanto a roupas e fantasias, os bailes de gala, por exemplo o Baile Mágico, pedem traje obrigatório e são frequentados pela alta sociedade do Rio de Janeiro, celebridades e socialites.  São festas famosas e algumas, inclusive, são televisionadas para todo o Brasil.

Existem, também bailes exóticos, alguns dos mais famosos são realizados na casa noturna Scala, por exemplo:  Baile do Cordão da Bola Preta, Gala Gay, Baile da Cerveja e o Baile da Cidade Maravilhosa. Para esses bailes, há dois tipos de ingresso: Pista Individual e Camarote VIP. As Pistas dão acesso aos salões e aos bares, e os Camarotes VIP incluem open bar de algumas bebidas e buffet de sushi, frutas e petiscos.

Entre os bailes mais populares, destaca-se a festa organizada pela prefeitura, na Cinelândia, praça central da cidade, que costuma atrair aqueles que querem se divertir de forma descontraída e sem muitos gastos.

Confira no link a seguir a Programação dos Bailes do Carnaval do Rio de Janeiro.

Salvar

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio de Janeiro e Interior do RJ
17 nov a 30 dez

Baile da Favorita 2017

Parceiros nacionais

Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Social Good Brasil