Programação do Carnaval Rio de Janeiro 2019 – Blocos RJ e mais

Luciano Dionísio - 13/02/2019 Atualizada - 13/02/2019 21h39

Carnaval Rio de Janeiro 2019 já tem data oficial para voltar às ruas da capital fluminense!

Em 2019, a festa mais popular do Brasil ocorre na semana de 02 a 06 de março. Conte para nós: está ansioso pela chegada do evento?

Mas para a alegria do público, os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, os bailes da cidade e o calendário extraoficial do Carnaval extrapolam a data oficial do evento momesco.

Para quem gosta de acompanhar e torcer pelas escolas de samba, as novidades devem ser anunciadas a partir do meio do ano de 2018. Acompanhe a página e o site para ficar por dentro das novidades.

A programação do Carnaval no Rio de Janeiro é uma das mais movimentadas do Brasil. Segundo os dados disponibilizados pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), mais de 900 mil turistas visitaram a capital fluminense em 2015, movimentando 782 milhões de dólares.

Além de poder curtir com as Escolas, quem pretende aproveitar o Carnaval no Rio também pode apostar em eventos fechados e blocos que acontecem na região!

No entanto, prefeitura indicou que deve reduzir o número de bloquinhos nas ruas em 2019 para aumentar a qualidade dos desfiles.

“Os blocos piratas foram o grande problema do Rio de Janeiro este ano e que eles vão responder civil e criminalmente”, afimou em coletiva o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

No último ano, o Rio de Janeiro recebeu 474 blocos e 597 desfiles em todas as áreas da Cidade Maravilhosa.

Última edição: 

Em 2018, uma novidade foi que o desfile contou com uma agremiação a mais por causa da decisão de não rebaixar nenhuma escola em 2017, quando a Paraíso do Tuiuti e a Unidos da Tijuca sofreram acidentes na festa popular.

Na programação oficial, a Império Serrano abriu os desfiles da Série A em 2018, seguida por São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Na última noite, o Grupo Especial foi representado por Tijuca, Portela, União da Ilha, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor de Nilópolis.

Ao todo, o Carnaval carioca ganhou o reforço de 464 blocos no período pré e pós-carnavalesco e na semana momesca. De acordo com a prefeitura, foram 28 novas agremiações este ano.

Para o público infantil, algumas das opções no Carnaval foram os Blocos como o Spantinha, Bloco Sá Pereira Infantil e o Gigantes de Lira.

Para os foliões mais experientes, a Arena Carnaval, localizada no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, recebeu alguns blocos que ofereceram mais segurança e alguns shows exclusivos.

Desfile das Escolas de Samba 2019

A programação dos desfiles das Escolas de Samba do Rio, no Carnaval de 2019, deverá ser definida em breve.

Ingressos para o Sambódromo da Sapucaí

O Sambódromo da Sapucaí é um símbolo para as escolas de samba que se apresentam durante dois dias no local. A emoção é intensa e as pessoas vibram com cada enredo até o sol raiar. Os ingressos para as apresentações costumam ser comercializados pela internet.

Tradicionalmente, os setores são: Arquibancadas, Frisas, Frisas Especiais, Cadeiras Individuais, Lounge Folia e Camarotes.

Mesmo com todos esses setores disponíveis, a visão do Sambódromo é praticamente a mesma, ele foi projetado para que todos enxergassem o máximo do desfile. De toda forma, para os que querem um pouco mais de comodidade, os camarotes são a melhor escolha.

Bailes do Carnaval do Rio de Janeiro 2019

Baile da Cidade Maravilhosa. Foto: Marcelo Bruno.

Baile da Cidade Maravilhosa – Carnaval RJ (Foto: Marcelo Bruno)

Há uma grande variedade de Bailes no Carnaval do Rio de Janeiro que atendem as mais distintas classes sociais, estilos e faixas etárias. Eles são realizados em hotéis, clubes e casas de festas.

Ao contrário dos bailes abertos ao grande público e sem exigência quanto a roupas e fantasias, os bailes de gala, por exemplo o Baile Mágico, pedem traje obrigatório e são frequentados pela alta sociedade do Rio de Janeiro, celebridades e socialites. São festas famosas e algumas, inclusive, são televisionadas para todo o Brasil.

Existem, também bailes exóticos, alguns dos mais famosos são realizados na casa noturna Scala, por exemplo:  Baile do Cordão da Bola Preta, Gala Gay, Baile da Cerveja e o Baile da Cidade Maravilhosa. Para esses bailes, há dois tipos de ingresso: Pista Individual e Camarote VIP. As Pistas dão acesso aos salões e aos bares, e os Camarotes VIP incluem open bar de algumas bebidas e buffet de sushi, frutas e petiscos.

Entre os bailes mais populares, destaca-se a festa organizada pela prefeitura, na Cinelândia, praça central da cidade, que costuma atrair aqueles que querem se divertir de forma descontraída e sem muitos gastos.

Confira no link a seguir a Programação dos Bailes do Carnaval do Rio de Janeiro.

Blocos do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2019

A principal característica do Carnaval de rua do Rio de Janeiro são os blocos, formados por grupos de foliões, que definem um dia e horário para ir às ruas. Os nomes dos blocos costumam ser irônicos ou engraçados, remetendo a algum fato da cidade, localização ou brincadeira entre os seus fundadores.

Na maioria das vezes, uma banda amadora ou famosa vai à frente do bloco, animando o público, tocando samba e marchinhas de Carnaval. Alguns dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro são: Banda do Leme, Cordão do Bola PretaSimpatia é quase amor, Bloco da Preta, Banda de Ipanema e Suvaco do Cristo.

Os blocos de rua do Rio de Janeiro são uma ótima programação para quem não quer gastar dinheiro no Carnaval. A lista de blocos autorizados a desfilar no Carnaval de rua é sempre enorme e conta com variedades para todos os gostos.

A programação oficial para 2019 ainda não foi divulgada, mas, já foi divulgado oficialmente que 87 blocos irão desfilar neste ano.

Confira no link a seguir a Programação dos Blocos de Rua RJ 2019 e outras informações divulgadas oficialmente pela Prefeitura do Rio.

Programação Blocos de Rua Rio de Janeiro 2019

Em breve.

Carnaval das Artes no Rio de Janeiro 2019

Carnaval das Artes 2019. Imagem: Divulgação.

Grandes nomes estão confirmados para o primeiro dia de folia no Carnaval das Artes 2019 do Rio de Janeiro. Wesley Safadão, Sorriso Maroto e Carrossel das Emoções farão o público ir ao delírio com seus grandes sucessos. O evento contará com o serviço Open bar, agradando a muitos foliões.

Os ingressos já estão disponíveis, podendo ser adquiridos no site autorizado Confira Mais Ingressos.

Comprar ingressos

Salvar

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio de Janeiro e Interior do RJ

Parceiros nacionais