Programação Carnaval SP 2019 – Blocos de Rua de São Paulo e mais

Bárbara Thamíres - 13/03/2018 Atualizada - 09/10/2018 11h55

A programação oficial do Carnaval São Paulo 2019 ocorre no início de março, mas os festejos de Momo tendem a ganhar as ruas da cidade a partir do mês de janeiro.

Um dos grandes destaques do evento são os desfiles das Escolas de Samba da cidade, que acontecem dentro do período oficial do Carnaval no Brasil.

Para 2019 as datas definidas são 1º e 2 de março, para os desfiles do Grupo Especial, 3 de março, Grupo de Acesso, e 04 de março de 2019, Grupo de Acesso 2.

Mesmo faltando vários meses até o próximo Carnaval, algumas novidades dos desfiles já foram anunciadas. Os enredos das escolas devem ser definidos até junho de 2018, e o sorteio da ordem dos desfiles também acontecerá em junho. A reserva de horários para os ensaios técnicos de 2019 está marcada para o dia 06 de agosto, e os ensaios serão realizados a partir de setembro.

Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, o Sambódromo do Anhembi fica na Zona Norte da capital paulista e, para chegar até lá, é preciso ir até o endereço na Avenida Olavo Fontoura, 1209, no distrito de Santana.

Quem pretende curtir o período de Carnaval sem acompanhar as tradicionais Escolas, pode apostar nas comemorações que acontecem em outras cidades próximas, como Osvaldo Cruz, Martinópolis, Parapuã, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rinópolis, entre outras.

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (02) as regras para o desfile de blocos no carnaval de rua da cidade. As inscrições de blocos iniciaram na quarta-feira (03 de outubro de 2018) e vão até o dia 19 de outubro de 2018. Haverá três etapas no carnaval de rua em SP: o pré-carnaval, de 23 a 24 de fevereiro; o carnaval, de 2 a 5 de março; e o pós-carnaval, de 9 a 10 de março.

Os blocos deverão cadastrar cada desfile individualmente no site. Na inscrição, deverão indicar o percurso programado e a data e o horário em que pretendem desfilar. De acordo com a Prefeitura, caso dois blocos indiquem o mesmo roteiro e horário, o método de escolha será o histórico de público nos desfiles anteriores.

Última edição: 

Em 2018, os desfiles foram realizados nos dias 09 a 13 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.

Na programação do Grupo Especial, desfilaram no sambódromo no dia 09 de fevereiro Independente Tricolor, Unidos do Peruche, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro e Tom Maior.

No segundo dia de desfiles do Grupo Especial paulista, X-9 Paulistana, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Dragões da Real e Unidos de Vila Maria!

Enredos das Escolas de Samba de SP 2019

Os enredos para o desfile de 2019 devem ser definidos entre março e junho de 2018. Aguarde novidades.

Programação das Escolas de Samba de São Paulo Carnaval 2019

A programação para o Carnaval de 2019 ainda não foi definida. Aguarde.

Confira como foi no Carnaval de 2018.

Sexta-feira, 09 de fevereiro (Grupo Especial)

– Independente Tricolor

– Unidos do Peruche

– Acadêmicos do Tucuruvi

– Mancha Verde

– Acadêmicos do Tatuapé

– Rosas de Ouro

– Tom Maior

Sábado, 10 de fevereiro (Grupo Especial)

– X-9 Paulistana

– Império de Casa Verde

– Mocidade Alegre

– Vai-Vai

– Gaviões da Fiel

– Dragões da Real

– Unidos de Vila Maria

 

Programação Blocos de Rua de São Paulo Carnaval

Em 2019, os blocos de rua devem começar a circular pela capital ainda no mês de janeiro, seguindo até o fim de fevereiro.

Confira as novidades da programação dos Blocos de Rua de São Paulo em 2019.

Carnaval 2019 nas cidades do Oeste Paulista

A programação completa para 2019 ainda não foi divulgada. Fique ligado nesta página para saber as informações em breve.

História do Carnaval em São Paulo

O Carnaval surgiu no Brasil com o entrudo, festa popular que data do período colonial. Em São Paulo, sob forte influência das populações que migravam do campo para a cidade, em decorrência da crise do café, o carnaval começou a ganhar características tipicamente regionais.

O samba paulistano foi influenciado por outros ritmos fortemente percussivos e trazia na sua melodia a marca do momento histórico e da repressão policial sofrida pelos sambistas. A origem geográfica das manifestações de samba em São Paulo está intimamente ligada às zonas fabris.

A tradição carnavalesca paulistana era centralizada nos desfiles de cordões (atualmente chamados desfiles das escolas de samba) que ocorriam paralelamente e em harmonia com outras manifestações carnavalescas do quadro cultural paulistano.

Na década de 50, começaram a surgir as primeiras Escolas de Samba, inspiradas nas agremiações do Rio de Janeiro. O primeiro desfile não oficial aconteceu no Ibirapuera, em 1955. Treze anos depois, em 1968, ocorreu o primeiro desfile oficial, realizado na Avenida São João. A partir daí, e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, o Carnaval paulista não parou de crescer.

Desde de 1991, os desfiles das Escolas de Samba passaram a ser realizados no Polo Cultural Grande Otelo, uma passarela de mais de quinhentos metros construída na Avenida Olavo Fontoura, popularmente conhecida por Sambódromo do Anhembi, e acontecem no local até os dias atuais.

*Colaborou Vinícius Brito

Salvar

Confira Mais

CarnavalCulturalDança

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Paulo e Interior de SP

Parceiros nacionais