Enem – Como estudar pela internet

Bárbara Valdez - 17/03/2016 Atualizada - 17/04/2016 23h03

Quem diz estar sem dinheiro para fazer um cursinho, sem tempo para se deslocar até a sala de aula ou mesmo quem apenas quer complementar os estudos do colégio, pode usar a internet para facilitar a vida e garantir os conteúdos do Enem.

Estamos no século XXI, a era da conexão. Smartphone, tablet, notebook. Todos têm algum contato com esses equipamentos no dia a dia, seja para acessar redes sociais, jogar ou fazer algum trabalho na escola. Então, por que não aproveitar e tornar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) algo mais dinâmico?

Se você souber procurar vai descobrir que existe uma infinidade de sites e canais do YouTube muito interessantes para adquirir conhecimento, e o melhor de tudo é que a maioria deles são gratuitos. Nós fizemos um pesquisa e vamos listar algumas opções.

1 – Videoaulas

Foto: Admotion | Reprodução.

Foto: Admotion | Reprodução.

No YouTube ou em sites diversos é possível encontrar videoaulas de todas as matérias, indo de matemática até literatura. Assim, você pode revisar os conteúdos vistos no colégio ou, para quem já terminou o ensino médio, mas vai prestar novamente o Enem, pode relembrar os assuntos vistos há alguns anos.

Quebra Tudo no Enem – nele são resolvidas questões de Física e Matemática que normalmente caem em provas. Assim, você já pratica os exercícios e fixa o conteúdo.

Aprova Concursos –  é um canal voltado para diversos formatos de provas, incluindo o Enem. Você visualiza os professores dando aula de Espanhol, Português, História, entre outras. Também é possível acompanhar aulões de revisão e dicas sobre a prova.

Curso Online Gratuito – apresenta aulas diversas, de inglês à química. Normalmente são vídeos rápidos, o que é ideal para revisão.

Me Salva – é um site que aborda a grande maioria dos conteúdos do Enem, incluindo Filosofia e Sociologia. Para ter acesso aos vídeos é preciso fazer um cadastro. O Me Salva é o único da lista que não é gratuito e você pode realizar o pagamento em planos trimestral, semestral e anual.

Kuadro  – também é um site voltado para conteúdo das áreas de exatas e saúde. Não é preciso fazer cadastro para acessar os vídeos.

2 – Conteúdo online

Foto: Bitmag | Reprodução.

Foto: Bitmag | Reprodução.

Mande bem no Enem – é um curso gratuito com diversas atividades interativas, incluindo podcasts, jogos, leituras, vídeo e diversos exercícios. Dentro do site é possível fazer simulados e marcar sua pontuação nos testes.

FGV Ensino Médio Digital – no site é possível acessar quase todos os conteúdos no Enem. O estudo é multimídia, tem vídeos e trabalha com avatares de personagens marcantes, como Machado de Assis, para conduzir as aulas. O melhor é que o acesso pode ser feito pelo celular ou tablet.

Miríada X – o site oferece uma infinidade de cursos em espanhol e de espanhol, todos gratuitos. É ideal para quem quer praticar o idioma e arrasar na prova do Enem.

3 – Simulados

Teste. Foto: OAB | Reprodução.

Teste. Foto: OAB | Reprodução.

O site do Inep disponibiliza todas as provas já aplicadas entre 1998 e 2015, bem como as respostas de cada questão. Assim, é possível praticar o Enem em sua versão original e cronometrar o tempo de resolver as questões.

4 – Museus Online

Museu do Louvre. Foto: Site oficial do museu | Reprodução.

Museu do Louvre. Foto: Site oficial do museu | Reprodução.

Você não precisa mais sair de casa para conhecer museus em várias partes do mundo. Com tour virtual e comentários sobre as coleções de diversos locais, é possível conhecer mais sobre história natural num museu dos Estados Unidos ou visualizar os movimentos artísticos apreciando obras no Museu do Louvre. Nos casos internacionais, você pode aproveitar e praticar o inglês.

Museu do Louvre

Museu Americano de História Natural 

Museu Virtual de Brasília

Museu Britânico

5 – Biblioteca Virtual

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O governo brasileiro oferece um site com com diversas obras de autores importantes da literatura nacional. É possível baixar os livros gratuitamente e aproveitar ao máximo a leitura.

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Paulo e Interior de SP
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais