Instituto Ricardo Brennand (Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais)
Parece que um pedacinho da era medieval estacionou no bairro da Várzea, no Recife.
É exatamente a essa época que o Instituto Ricardo Brennand remete.
Assim que adentramos o local, pelo caminho entre as palmeiras imperiais, somos transportados para outro lugar, em uma época completamente diferente.
Externamente, tudo impressiona o visitante: o local é bem arborizado, possui um lago e três castelos que abrigam diversas obras de arte, desde esculturas à pinturas e armamentos medievais.
Logo na entrada do instituto, somos agraciados com uma réplica suntuosa do Davi, de Michelangelo, exatamente igual à original, recepcionando os visitantes.
Ao fundo, a estátua de Davi, de Michelangelo, no Instituto Ricardo Brennand. (Foto: Lucyanna Melo/Confira Mais)
Os castelos ficam entre alamedas de árvores e impressionam ainda mais o visitante com sua arquitetura e seu conteúdo. Os três monumentos abrigam réplicas de obras de arte conhecidas mundialmente, como O Pensador, do escultor Auguste Rodin, e trabalhos próprios de Brennand.
Nas pinturas, todas as obras são, com toda certeza, riquíssimas em conteúdo histórico e valiosas para um colecionador, porém, o que mais surpreende é a exposição Frans Post e o Brasil Holandês: uma coleção de pinturas do artista que acompanhou João Maurício de Nassau, e que retratou a paisagem brasileira à época.
O arsenal de armas, também muito considerado e apreciado pelos visitantes, não fica de fora: são mais de 3.000 peças em exposição.
Além das exposições de peças raras, do grande acervo artístico de réplicas e obras originais, o espaço também conta com programações diversificadas, como palestras, cursos e atividades como discussões sobre obras de arte.
Toda a programação de tais atividades pode ser conferida no site do Instituto ou em sua página no Facebook.
Ao visitar Recife, não deixe de se encantar com a beleza do local e todo conteúdo histórico que ele tem a oferecer. Além de render muitas e belas fotos de lembrança, você sai impressionado e querendo voltar.
O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h. Toda última terça-feira do mês o acesso ao espaço é gratuito para todos. Os valores para a entrada são R$25,00, com direito a meia-entrada para o público específico (estudantes, professores, idosos…).
Para mais informações sobre o Instituto Ricardo Brennand, você pode acessar o site do espaço: institutoricardobrennand.org.br.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários