A cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016 no Brasil está marcada para o próximo domingo (21/08), a partir das 20h e com previsão de término para as 22h20, novamente no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (RJ).
O evento contará com uma homenagem ao carnaval, com participação de carros alegóricos e escolas de samba e, também, às comemorações de rua, como o frevo e outros ritmos do norte/nordeste, assim como outras festas regionais. Tudo para reforçar a valorização da cultura de raiz do Brasil.
A carnavalesca Rosa Magalhães, vencedora dos desfiles de grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e diretora responsável pelo espetáculo do encerramento das Olímpiadas Rio 2016, garante que ecologia e a Serra da Capivara também estarão presentes no evento, complementando as mensagens principais da festa de abertura: sustentabilidade e cultura.
Dadas essas informações, o que todos querem mesmo é saber quais atrações se apresentarão na festa, certo? Pois bem, o encerramento das Olimpíadas Rio 2016 no Brasil contará com atrações tanto nacionais quanto internacionais. Rosa Magalhães não entrou em detalhes “para não estragar a surpresa”, mas já anunciou alguns dos artistas convidados.
Os cantores Lenine, Roberta Sá e Martinho da Vila, a atriz Leandra Leal, além de DJs brasileiros, são as atrações nacionais já confirmadas.
Lenine interpretará uma versão adaptada da música “Jack Sou Brasileiro”, numa homenagem aos voluntários do evento, enquanto Martinho da Vila cantará “Carinhoso” e “Pastorinhas”, e Robertá apresentará “Tico-tico No Fubá” vestida de Carmen Miranda. Leandra Leal será embaixatriz do tradicional bloco de carnaval de rua carioca Cordão do Bola Preta, do qual é madrinha.
Já das atrações internacionais, teremos a participação do DJ norueguês Kygo e da cantora americana Julia Michaels, que apresentarão uma performance da música “Carry Me”. Apesar do nome pouco popular, Julia é autora de grandes sucessos em vozes famosas: “All In My Head (Flex)” de Fifth Harmony, “Good For You” e “Hands To Myself” de Selena Gomez, “Close” de Nick Jonas e a chiclete “Sorry” de Justin Bieber.
Especula-se que os cantores Thiaguinho e Projota, intérpretes da música tema das Olimpíadas, “Alma e Coração”, se apresentem no encerramento, porém, nada foi confirmado até o momento.
Atrações Nacionais:
– Lenine
– Roberta Sá
– Martinho da Vila
– DJs brasileiros
– Leandra Leal
Atrações Internacionais:
– Kygo
– Julia Michaels
Além da coreógrafa Deborah Colker, 250 pessoas trabalham no processo de criação das cerimônias de abertura e encerramento. Foram selecionados 12 mil voluntários e, ao todo, confeccionados 10 mil figurinos. “Os voluntários não só vão poder assistir à cerimônia, mas também fazer parte dela. Não existe lugar melhor dentro do estádio do que o centro do palco, afinal”, afirmou o diretor de Cerimônias do Rio 2016, Leonardo Caetano.
No encerramento, se apresentarão 3.000 voluntários, mais de 200 dançarinos profissionais e 64 artistas, além de 9.000 atletas que desfilarão.
A direção artística da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas Rio 2016 ficará a cargo de Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Rosa Magalhães e Daniela Thomas. Abel Gomes ficará responsável pela produção executiva.
Na esfera política do evento, foi anunciado que o presidente interino do Brasil, Michel Temer, não comparecerá à cerimônia, sendo representado pelo recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Como homenagem ao Rio de Janeiro por sediar as Olímpiadas 2016, algumas referências da cidade serão utilizadas na festa de encerramento: o famoso gari da Sapucaí, Renato Sorriso; um voluntário do evento; um aluno de uma escola municipal que participou do Transforma (programa criado pelo Comitê Rio 2016 para levar o esporte para as escolas) e um participante da Fight for Peace (organização que atua em comunidades do Rio).
Já em clima de boas-vindas à próxima edição dos Jogos Olímpicos, parte da cerimônia será dedicada à transferência do ciclo olímpico para o Comitê Tóquio 2020, dando aos japoneses um momento que, segundo Abel Gomes, contou com total liberdade de criação e será muito bonito. Tóquio sediará as Olímpiadas pela segunda vez, a primeira foi em 1964.
*Colaborou Juliana Monteiro
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Você deve estar logado para poder comentar.
Mds foi muito lindo