Comidas de milho lideram listagem para São João. Foto: Colagem/Flickr/Reprodução
Bandeirolas, forró e comidas típicas. O tripé remonta às festas juninas, uma data tradicional em todas as regiões do Brasil e que, em algumas cidades, como Caruaru (PE), é considerada patrimônio imaterial. Mas esse legado talvez não seria o mesmo sem os doces característicos do mês de junho.
O Confira Mais preparou uma lista de dar água na boca, com 10 doces do São João para você se inspirar e replicar em casa: canjica, pamonha, cuscuz doce, pé de moleque, pipoca doce, maçã caramelizada, quindim, bolo de milho, arroz doce e cocada.
Para começar, os doces que são feitos com milho, um cereal nativo do continente americano.
No Nordeste, é mais conhecida a versão na cor amarela, que pode ser feita tanto com a espiga de milho quanto com a mistura industrial. Receita: compre 20 espigas de milho; descasque-as e corte-as; coloque 5 litros de leite no liquidificador e acrescente ao recipiente o milho, passando o caldo em uma peneira fina. À massa, misture 1 kg de açúcar, uma xícara de manteiga (pode ser margarina também) e uma caixa de creme de leite. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até ferver, por 30 minutos. Com a canjica já em um refratário, aguarde 50 minutos. Serve-se com canela em pó (em quantidade a gosto).
É preparada com o vegetal natural e enrolada na palha do milho, ainda verde. Receita: corte 12 espigas de milho e passe os grãos no liquidificador, acrescentando a eles um copo d’água, uma xícara de coco ralado, duas xícaras de açúcar e uma pitada de sal (a gosto). Coloque a massa dentro da palha do milho e amarre-a com barbante comum. Preencha com água uma panela grande e apenas coloque a pamonha após o líquido levantar fervura. Espere cozinhar por 40 minutos e deixe a pamonha esfriar em temperatura ambiente.
Comum ao prato dos brasileiros, a pipoca requer uma explicação de como se preparar. Receita: coloque em uma panela cinco colheres de sopa de óleo e espere o óleo esquentar. Acrescente cinco colheres de sopa de milho para pipoca; 5 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de água. Quando o milho estourar, coloque uma colher de sopa de chocolate em pó sobre a pipoca. Sirva-se.
É simples de cozinhar: o processo começa fora da cozinha, na hora de escolher a espiga verde. A base do bolo leva açúcar, óleo e sal para equilibrar o sabor. Receita: Descasque cinco espigas de milho, leve-as ao liquidificador e bata com dois copos de leite, três ovos grandes, duas xícaras de chá de açúcar, uma xícara de chá de farinha de trigo, uma colher e meia de manteiga (sem sal), uma xícara de queijo ralado e uma colher de sopa de fermento. Após 5 minutos, coloque a massa em uma assadeira untada e leve-a ao forno em temperatura média, por 25 a 35 minutos.
Diferentemente do cuscuz tradicional, é feito com farinha de mandioca, misturada a açúcar, coco ralado e leite. Receita: adicione a uma panela 1 litro de leite, um copo da farinha de tapioca e seis colheres de açúcar. Mexa os ingredientes em fogo baixo até que cheguem a uma consistência mais espessa. Depois basta pôr a massa em um refratário e levá-lo à geladeira, na hora de servir, não se esqueça do coco ralado e do leite condensado, ambos a gosto.
Também leva coco a receita do quindim, assim como gemas e, claro, açúcar. Receita: Você precisa de 10 gemas de ovo, então comece por separar a clara (que não será utilizada) da gema. Coloque as gemas em uma tigela e adicione 50 gramas de coco ralado, um vidro pequeno de leite de coco e 200 gramas de açúcar. Misture os ingredientes e leve-os ao forno a 110 °C por cerca de 50 minutos. Após cozinhar, vire o recipiente sobre um prato e sirva-o.
Preparada tradicionalmente com açúcar, água, leite condensado e coco ralado. Receita: coloque uma xícara de chá e meia de água e duas xícaras de chá e meia de açúcar em uma panela, leve-a ao forno e deixe em ponto de fio médio. Acrescente 400 gramas de coco ralado à calda e depois junte 1/4 de xícara de chá de leite condensado. Após cozinhar e mexer todos os ingredientes, retire a cocada da assadeira e corte-a em quadradinhos. Sirva-se.
Típico, é um doce feito com amendoim, além de açúcar e leite condensado. Receita: torre 500 gramas de amendoim sem casca, coloque-o em uma panela e adicione uma xícara de açúcar e uma lata de leite condensado. No forno, o ponto certo será quando o pé de moleque começar a se desgrudar da panela. Após isso, despeja-se a comida em um recipiente untado e deixa-se esfriar.
Pode levar açúcar, coco ralado e leite, para atingir uma consistência cremosa. Receita: Cozinhe em uma panela duas xícaras de arroz branco em 1 e 1/2 litro de leite , com canela em pau (a gosto). Após 20 minutos de fervura, acrescente três xícaras de açúcar e uma lata de leite condensado ao arroz. Mexa por mais 20 minutos e sirva o arroz doce.
Para finalizar com um doce que rima com o casamenteiro Santo Antônio, o segredo da maçã caramelizada é diluir aos poucos o açúcar na água, tendo cuidado para o caramelo não queimar ou passar do ponto. Receita: espete 12 maçãs em 12 palitos de churrasco. Em uma panela, misture 1 kg de açúcar, 500 ml de água, uma colher de sopa de vinagre e um corante vermelho. Após cerca de 25 minutos no fogo, mergulhe as maçãs no caramelo avermelhado em alguns segundos, levando-as a uma forma já untada. Depois, é só se servir!
Saiba mais sobre o calendário de festas de São João no país clicando aqui.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários
Você deve estar logado para poder comentar.