Flipoços em Poços de Caldas (MG) – Programação 2017

Bárbara Valdez e Kaio Ferreira - 15/03/2017 Atualizada - 15/03/2017 17h47

Uma programação para quem é apaixonado por literatura em nove dias. O Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) chega à 12ª edição e começa a divulgar as informações sobre a realização em 2017.

A festa é a maior do gênero em Minas Gerais e é realizada simultaneamente à Feira Nacional do Livro.

Após homenagear a literatura clássica no último festival, a Flipoços agora joga luz ao trabalho de Milton Hatoum. A data para a feira voltar à cidade de Poços de Caldas será de 29 de abril a 07 de maio de 2017.

Nascido em Manaus (AM) em 1952, Milton Hatoum é arquiteto, mas foi a literatura que lhe rendeu reconhecimento como no importante Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira de 2006, vencido por ele com o livro “Cinzas do Norte”.

Milton Hatoum é o grande homenageado da maior feira literário de MG. Foto: Site Oficial/Divulgação

Milton Hatoum é o grande homenageado da maior feira literário de MG. Foto: Site Oficial/Divulgação

Hatoum participará de palestra na abertura do evento, no dia 29, quando deve aproveitar a ocasião para lançar também o mais novo livro, o romance “O lugar mais sombrio”.

Além do romancista, a seção Escritor Sulforoso Poçocaldense prestará uma homenagem ao conterrâneo Murilo Carvalho, autor de “O rastro do jaguar”, obra que venceu o Prêmio Leya de literatura em 2008.

De acordo com a curadora, Gisele Ferreira, o diferencial do Flipoços é agregar outros segmentos artísticos na programação, além da literatura. “A ideia é atingirmos um público eclético em todas as faixas etárias”, declara.

Para 2017, a expectativa é de que a feira encaixe na programação palestras com autores, oficinas, contação de histórias, além de atividades culturais que envolvam áreas como cinema, música e teatro. A programação completa da Flipoços deve ser anunciada à imprensa até fevereiro.

E ainda sobre a próxima edição, uma grande comitiva de autores de Moçambique, liderados por Ungulani Ba Ka Khosa deverá desembarcar em Poços de Caldas no fim de abril para participação no evento, que ocorre entre 29 de abril e 7 de maio. A militante e escritora feminista Paulina Chiziane também estará presente, juntamente com Mbate Pedro, poeta e médico sem fronteiras.

De acordo com Gisele Corrêa, curadora do evento, o projeto vai contar com o apoio do Ministério da Cultura de Moçambique, para trazer autores que são conhecidos no país, mas que não possuem muita visibilidade aqui no Brasil. “Queremos buscar referências que vão além de Mia Couto.”, comentou ela.

Gisele comentou ainda sobre a importância da parceria fechada recentemente com o Instituto Moreira Salles, IMS. O instituto, segundo a curadora, irá viabilizar a participação de autores, envolvendo ainda a programação nas áreas de cinema e audiovisual.

Última edição

O tema “De Camões a Machado de Assis – Uma viagem pela literatura clássica” organizou a grade de programação da última edição, que se focou em debates acerca de autores e textos consagrados, mas sem deixar de explorar os temas contemporâneos, tal como os enredos de escritores como Antonio Secchin e Francisco Azevedo.

Dentre os palestrantes, a celebração contou com o fotógrafo J.R.Duran e o filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella. Em nove dias, o evento ocorreu de 30 de abril a 08 de maio.

Espaço Infantil na Flipoços 2015. Foto: Flipoços / Reprodução.

Espaço Infantil na Flipoços 2015. Foto: Flipoços / Reprodução.

A novidade ficou por conta das palestras Master (a única parte da programação na qual é preciso ter ingressos), porém outras apresentações também trouxeram importantes debates, a exemplo da palestra com Antônio Carlos Secchin, estudioso da vida e obra de João Cabral de Melo, autor de Vida e Morte Severina.

Em 2016, o evento buscou a diversidade do mercado literário e apostou em autores nacionais e estrangeiros. De Portugal, vieram Luis Serguilha e Nuno Carmaneiro; de Moçambique, Mbate Pedro; e do Uruguai, a crítica literária Licia Torres.

Entrada

Em 2016, o acesso à Flipoços foi gratuito, contudo para assistir às palestras Master foi necessário levar 1 kg de alimento não perecível e trocá-lo por um ingresso. Para as demais palestras, bastava chegar ao local das apresentações com até meia hora de antecedência da apresentação.

A organização da feira ainda não divulgou à imprensa detalhes sobre o custo das entradas para a próxima edição do evento em Poços de Caldas.

Programação Flipoços 2017

É possível conferir toda a programação oficial do Flipoços no site oficial do evento, assim como é possível ficar sabendo das principais atrações olhando a lista dos convidados abaixo:

Milton Hatoum
Vladimir Netto
Luiz Ruffato
Murilo Carvalho
Clóvis de Barros
Marcelo Maluf
Reinaldo Figueiredo
Rafael Gallo
Ubiritan Muarrek
Antônio Torres
Roberto Muggiati
Pedro Maciel
Nara Vidal
Alexandra Zeiner
Kátia Gerlach
Flávio Prado
Jacques Fux
Renato Mezan
Thalita Rebouças
José Inácio de Melo
Rubervam Du Nascimento
Gusttavo Majory

E muito mais autores de renome.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Belo Horizonte e Interior de MG

Parceiros nacionais

Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Social Good Brasil
Seja um voluntário no Brasil