Divulgado primeiro gabarito do Enem 2016. Confira!

Vinícius Brito - 09/11/2016 Atualizada - 05/12/2016 10h38

Fez o Exame Nacional do Ensino Médio em novembro deste ano?

O gabarito da prova foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 09 de novembro e já pode ser conferido no site do órgão, responsável pela aplicação do vestibular no país.

Ao todo, foram quatro provas aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, envolvendo áreas das ciências Exatas, Biológicas e Humanas, além da redação.

A única prova subjetiva da avaliação teve como tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de que o resultado do exame esteja disponível para todos os inscritos até janeiro de 2017.

Gabarito do primeiro e segundo dias do Enem 2016 foi divulgado pelo MEC. Foto: Site Oficial/Reprodução

Gabarito do primeiro e segundo dias do Enem 2016 foi divulgado pelo MEC. Foto: Site Oficial/Reprodução

Com o gabarito das provas rosa, amarela, azul, branca e cinza, do primeiro e segundo dias, o estudante poderá saber o total de questões corretas ou erradas.

A nota da prova, no entanto, depende do sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que pode gerar notas diferentes de acordo com a porcentagem de acertos ou erros e com o peso de cada questão.

O Ministério Público Federal (MPF) do Ceará pediu a anulação da redação do Enem, por suspeita de fraude e vazamento do tema da prova. Em nota, o Inep justificou que contribui com os órgãos competentes para “para apurar os fatos, garantindo que não haja prejuízo aos participantes do Enem 2016”.

Saiba tudo sobre o resultado final do Enem 2016

O Enem voltará a ser aplicado em 2016 para 271 mil inscritos, nos dias 03 e 04 de dezembro, devido à ocupação de escolas e universidades por estudantes.

Os estudantes protestam contra a aprovação no Congresso da PEC do Teto, que limita os gastos do governo (incluindo o contingenciamento à educação) em até 20 anos, e ao novo currículo do ensino médio.

O exame é a principal porta de entrada nas instituições federais no Brasil e serve de lastro para programas sociais como o ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Veja abaixo os gabaritos do primeiro dia do Enem:

dia-1-azul (1)

 

dia-1-amarelo

dia-1-rosa

dia-1-branco

Veja abaixo os gabaritos do segundo dia do Enem:

dia-2-cinza

dia-2-azul

dia-2-amarelo

dia-2-rosa

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Brasília e Distrito Federal

Parceiros nacionais