Tem o sonho de estudar em Portugal? Aumentou a chance de o estudante brasileiro ser aceito em um instituto de ensino superior português.
Outras três instituições do país europeu passaram a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de seleção a partir do mês de março.
O Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa estão entre os novos locais que aceitam a nota do Enem este ano. Ao todo, a lista reúne 21 opções de universidades e centros educacionais.
O método de seleção dos estudantes nas universidades portuguesas muda de acordo com a política da instituição.
A anuidade varia de 2 mil euros (cerca de R$ 6,5 mil) a 3,5 mil euros (aproximadamente R$ 11,5 mil). A anuidade pode ser parcelada em até oito vezes. Há ainda uma taxa paga no ato da matrícula, na qual o estudante deve desembolsar 500 euros, pela prestação da taxa acadêmica anual, e mais 50 euros para efetivar a taxa de inscrição.
Desde 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela realização do exame no Brasil, assina acordo com instituições portuguesas.
As primeiras universidades a entrarem no pacto binacional foram a Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve e Universidade da Beira Interior.
Confira a lista de universidades e institutos portugueses que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como prova de seleção.
Universidades
– Universidade de Algarve
– Universidade de Coimbra
– Universidade de Lisboa
– Universidade do Porto
– Universidade da Madeira
– Universidade dos Açores
– Universidade de Aveiro
– Universidade da Beira Interior
– Universidade do Minho
Institutos
– Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
– Instituto Politécnico de Coimbra
– Instituto Politécnico de Leiria
– Instituto Politécnico de Beja
– Instituto Politécnico do Porto
– Instituto Politécnico de Portalegre
– Instituto Politécnico de Guarda
– Instituto Politécnico de Viseu
– Instituto Politécnico de Santarém
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários
Você deve estar logado para poder comentar.