5 Dicas para um melhor desempenho no ENEM 2015 / 2016

Paula Mascarenhas - 19/10/2015 23h26 Atualizada - 19/10/2015 23h32

A preparação para as provas do ENEM 2015 / 2016 é muito desgastante para o aluno. Os meses que antecedem o exame são dedicados a horas de estudos, os momentos de lazer vão diminuindo, enquanto a pressão pela aprovação torna-se maior.

Tudo parece muito difícil, mas não desanime! Temos abaixo algumas dicas que vão facilitar seus estudos e tornar sua rotina mais simples e proveitosa. Agora é a hora de organizar os estudos e focar na aprendizagem.

Dica 1. Organização da rotina diária

Conhecer claramente a sua rotina é fundamental para delimitar o tempo de estudo, por isso verifique seus horários livres e organize os dias para estudar cada matéria. A rotina organizada diminui o estresse e deixa você mais calmo para iniciar os estudos.

Também não se esqueça de separar um momento para o lazer. A disciplina é importante para manter um ritmo de estudo e não acumular matérias. Se você conseguir ser disciplinado, a forma de estudar vai se tornar mais rápida, pois você já terá horários programados para cada assunto, diminuindo a preguiça. Por isso, se organize e não adie os momentos de estudo.

Dica 2. Lembre-se dos seus objetivos

Muitos estudantes não conseguem seguir uma rotina de estudo por falta de motivação. Lembrar-se do motivo que faz você estudar diariamente é essencial para manter o foco nos seus objetivos. Reveja o quanto já aprendeu durante o período, isso vai lhe deixar mais estimulado a estudar.

Dica 3. Boa alimentação e atividade física

Não adianta nada você ter estudado todas as matérias e ter ficado atento a todos os prazos e regras do ENEM, se você estiver doente ou debilitado para enfrentar a maratona de estudos e provas.

Hábitos relacionados à saúde são muito importantes para a aprendizagem. Por isso, cuide do seu corpo com uma alimentação balanceada e faça exercícios físicos. Refeições pesadas causam mal estar, cansaço ou dores que tiram a concentração na hora de estudar. Já a prática de atividades físicas (como caminhadas, alongamentos, esportes ou academia) melhoram o estresse e a ansiedade.

Dica 4. Lazer é fundamental

A dedicação aos estudos é importante, mas estudar em todos os momentos do dia pode ser prejudicial. Então, siga sua rotina de forma organizada e reserve um tempo para você mesmo, realizando atividades prazerosas. Momentos de lazer na medida certa estimulam a concentração e diminuem as tensões diárias.

Por fim, você deve tirar um tempo para se divertir regularmente, isso irá reduzir seus níveis de estresse e ansiedade, além de lhe motivar mais, já que o lazer é uma fonte de bem-estar.

Dica 5. A importância do sono

Da mesma forma que as atividades de lazer são necessárias, ter uma boa noite de sono também é essencial, por isso não corra contra o tempo ou fique estudando por horas ininterruptas. O descanso físico e mental permite melhor rendimento e disposição, além de uma maior concentração nas leituras. Durma uma quantidade de horas que lhe deixe, efetivamente, descansado, de maneira a não ficar enfadado, o que também pode diminuir sua capacidade de concentração e assimilação de conteúdo.

Este conteúdo faz parte do eBook “Guia do Estudante para Mandar Bem no Enem” produzido pela Faculdade FG de Pernambuco. Para ficar por dentro de mais dicas para  o ENEM 2015, acesse aqui o e-book completo.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários