Resultado Enem 2017 – Como ver sua nota no exame?

Vinícius Brito - 17/01/2018 Atualizada - 18/01/2018 1h17

A ansiedade de milhões de jovens e adultos brasileiros está prestes a acabar neste mês de janeiro, quando o Ministério da Educação divulga as notas do Exame Nacional do Ensino Médio.

O vestibular, considerado um dos maiores do mundo, abre as portas para cursos de graduação em universidades e instituições públicos no país, além de ser o meio de acesso a serviços do governo como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para os mais ansiosos, o MEC confirmou que antecipa em um dia a divulgação dos resultados do Enem 2017. As notas estão disponíveis no sistema oficial (chamado Página do Participante) neste dia 18 de janeiro.

Em 2017, o Enem teve 6,7 milhões de inscritos em todo país. O número de inscrições, no entanto, foi menor do que em 2016, quando 8,6 milhões de vestibulandos fizeram o teste, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja a seguir como conferir a sua nota no Enem 2017 na Página do Participante a partir do dia 18 de janeiro (exclusivamente para quem tem 18 anos ou finalizou o ensino médio).

Como ver a nota no Enem 2017

Para conferir quanto você tirou no último exame é simples. Primeiramente, acesse a Página do Participante (no endereço: www.enem.inep.gov.br/participante).

Para fazer o login, é necessário preencher os espaços vazios com o seu CPF e a senha, o mesmo código que você cadastrou na hora de se inscrever no Enem.

Quem não se lembra da senha de cadastra não deve ficar nervoso, pois é possível recuperá-la! Na Página do Participante, vá até a opção “Orientações para recuperação de senha” e siga o passo a passo para fazer o seu recadastramento.

Provas ocorreram em todo país nos dias 05 e 06 de novembro. Foto: Agência Brasil/Divulgação

Exame Nacional dá acesso a instituições de ensino no país. Foto: Agência Brasil/Divulgação

Mas atenção: os resultados disponíveis para consulta a partir do dia 18 de janeiro são exclusivos para quem tem 18 anos ou está finalizando o ensino médio. Os chamados treineiros, os candidatos que não concluíram o terceiro ano, somente poderão acessar as notas após 60 dias dessa primeira divulgação geral.

Novidades sobre prova Enem 2018

Se você quer fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2018, aguarde pois em breve o Ministério da Educação deve lançar o edital anual da prova.

Até o momento, não há informações sobre o Enem 2018. Em 2017, as provas foram realizadas pela primeira vez em dois finais de semana, de 05 e 12 de novembro. Ainda não se sabe se este ano o calendário do vestibular continua dessa forma ou se volta a ser realizado apenas em um final de semana, como nas edições anteriores.

Acesse a página completa sobre o Enem no Portal Confira Mais e fique pode dentro de dicas para se dar bem na prova.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários