Lista de Filmes Indicados ao Oscar 2017 – Acompanhe as Novidades

Bárbara Valdez e Rafael Monteiro - 12/09/2016 Atualizada - 12/09/2016 15h37

O Oscar 2017 já tem data marcada. A maior premiação do cinema mundial acontecerá no dia 26 de fevereiro.  Esta será a 89ª edição do Oscar. O evento acontece em Dolby Theatre, em Los Angeles.

Algumas produções já estão na lista dos possíveis filmes indicados ao Oscar em 2017. Mas a lista completa só será confirmada e revelada no dia 24 de janeiro. A única premiação já garantida, porém, é a que será dada ao ator chinês Jackie Chan, que será homenageado pela academia com um prêmio honorário por sua carreira e pioneirismo.

Um dos termômetros que os críticos usam para avaliar as indicações ao Oscar é o Festival Sundance de Cinema, cuja edição mais recente aconteceu de 21 a 31 de janeiro de 2016, na cidade de Utah – USA.

Durante a premiação que avalia filmes, documentários e curtas-metragens, alguns nomes se destacaram. Acompanhe os mais bem comentados em Sundance que podem concorrer como filmes indicados ao Oscar 2017:

– BIRTH OF A NATION 

Cena de Birth of a Nation. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

Cena de Birth of a Nation. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

O filme conta a história real de Nat Turner, um escravo que liderou uma das maiores rebeliões da história dos Estados Unidos, em 1831. Birth of a Nation tem como protagonista Nate Parker, que além de atuar no filme também é o diretor, produtor e roteirista da obra.

No Festival de Sundance, a produção ganhou o prêmio de melhor filme dramático tanto do juri especializado quanto do público. A crítica da Variety, revista norte-americana, disse que o filme pode concorrer nas categorias mais importantes do Oscar, incluindo melhor filme, ator, diretor, roteiro, além de melhor atriz coadjuvante para Aja Naomi King  e melhor ator coadjuvante para Armie Hammer. Pelo visto, esse filme é um forte candidato ao Oscar 2017.

– MANCHESTER BY THE SEA

Cena de Manchester by the Sea. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

Cena de Manchester by the Sea. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

A produção não foi premiada em Sundance, mas recebeu críticas positivas quanto ao roteiro e a atuação de Casey Affleck, no papel do “faz tudo” Lee Chandler. A narrativa tem forte peso dramático e conta a história de Lee, um homem que acaba de saber que o irmão sofreu um ataque cardíaco e que agora torna-se o responsável legal pelo sobrinho de 16 anos, Patrick (Lucas Hedges). O roteiro trabalha com perdas pessoais, recomeços e  dramas familiares.

Além dos bons comentários pelo desempenho de Affleck, que pode ser indicado a melhor ator, o jovem Lucas Hedges (19 anos) também foi elogiado e a Vanity Fair Magazine chamou sua atuação de fenomenal. Assim, a expectativa é que este último entre na corrida do Oscar 2017 pelo título de melhor ator coadjuvante.

Manchester by the Sea tem direção de Kenneth Lonergan e produção do ator Matt Damon, indicado ao Oscar 2016 de Melhor Ator pelo filme Perdido em Marte.

– WEINER

Weiner. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

Weiner. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

O documentário aborda a crise política que se abateu sobre o ex-congressista Anthony Weiner, durante sua campanha eleitoral para tornar-se prefeito de Nova Iorque, em 2103. Na ocasião, várias mensagens e fotos contendo imagens íntimas e mensagens sexuais trocadas entre Weiner e diversas mulheres vieram a público, o que desencadeou um grande escândalo, fazendo o candidato terminar a corrida eleitoral que começou como favorito com menos de 5 % dos votos.

O mais interessante no caso é que em 2011, a mesma coisa tinha acontecido, o que o fez Weiner renunciar ao seu mandato no Congresso. A campanha de 2013 era uma maneira do político ter uma segunda chance e mostrar que havia mudado, só que foi exatamente o contrário que aconteceu.

Weiner ganhou o prêmio de melhor documentário em Sundance. Ele foi dirigido, filmado e produzido por Josh Kriegman, ex-assessor de Antony Weiner, e por isso a produção conseguiu dar uma visão interna de toda a crise política em volta do caso.

– LIFE, ANIMATED

Life, Animated. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

Life, Animated. Foto: Sundance Festival | Reprodução.

Um dos documentários considerados mais singelos desse ano é  Life, Animated, cujo enredo traz a história de Owen Suskind, um garoto autista que usou as animações da Disney para vencer desafios cotidianos. O portal The Hollywood Reporter disse que a produção era “brilhante”.

A produção é baseada no livro do famoso jornalista Ron Suskind, pai de Owen e ganhador de um prêmio Pulitzer por uma matéria no The Wall Street Journal. A direção de Life, Animated fica a cargo de Roger Ross Williams, cujo trabalho foi premiado durante o Festival de Sundance.

– SILÊNCIO

Silêncio Imagem: Divulgação Paramount

Silêncio Imagem: Divulgação Paramount

Dirigido pelo lendário Martin Scorcese e baseado no best-seller do japonês Shusaku Endo, ChinmokuSilêncio conta a história de um padre jesuíta no Japão durante o século XVII. O filme é especulado para ser um dos indicados a melhor filme, graças ao grande histórico do diretor e do elenco forte, que estrela Andrew Garfield, Liam Neeson, Adam Driver e Shin’ya Tsukamoto.

– THE FOUNDER

Estrelando Michael Keaton, que esteve envolvido no projeto vencedor dos Oscars de Melhor Filme nas duas últimas edições, The Founder tem grandes chances de esticar essa onda de vitórias do ator. Dirigido por John Lee Hancock, o filme contará a história de Ray Kroc, que fundou a McDonald’s.

– PEQUENO SEGREDO

No dia 12 de Setembro foi anunciado oficialmente que o representante brasileiro dos Oscars será Pequeno Segredo, dirigido por David Schurmann e estrelando Fionnula Flanagan, Maria Flor, Julia Lemmertz e Marcello Antony. O filme é um drama baseado em uma história real de três famílias interligadas por um segredo.

Essas são algumas das apostas que devem aparecer no Oscar 2017, mas continuem acompanhando o Portal Confira Mais, pois vamos trazer mais novidades.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

  • http://www.consulteoperadora.com.br/ Consulte Operadora

    Muito bom o artigo.

  • Wanderson de Freitas

    Muito bom mesmo. Parabéns.

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Paulo e Interior de SP

Parceiros nacionais

Seja um voluntário no Brasil
Social Good Brasil
Saúde Criança - Parceiro Nacional.