MEC faz plantão para tirar dúvidas sobre o Enem 2016

Vinícius Brito - 31/10/2016 Atualizada - 05/12/2016 10h38

A realização do Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e, com o prazo apertado, aumentam os questionamentos dos estudantes

Mas é possível sanar as dúvidas gratuitamente sobre a prova que ocorre em todo país nos dias 05 e 06 de novembro e que recebeu mais de 8 milhões de inscrições.

Através de uma Central de Atendimento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela aplicação do Enem, irá responder às questões dos alunos até os dias 05 e 06, incluindo o Feriado de Finados, no dia 02 de novembro, das 8h às 20h.

O objetivo do plantão é atender todas as demandas dos vestibulandos e tirar as dúvidas sobre o exame, segundo informa a assessoria de comunicação do órgão. Para ligar para a Central, o telefone é 0800-616161 e tem custo gratuito.

O Cartão de Confirmação é um dos pontos que inquietam os estudantes. O documento, que registra o local onde a pessoa irá fazer a prova, foi disponibilizado no site e no aplicativo oficial do Enem no último dia 27 de outubro. Até agora, mais de 60% dos inscritos já sabem onde farão o vestibular.

Saiba tudo sobre o maior exame de vestibular do Brasil em 2016

Apesar de ser de responsabilidade do candidato, o Inep faz uma campanha para avisar ao inscrito sobre o local de realização da prova, enviando e-mail e SMS a cada três dias para o aluno que ainda não acessou o Cartão de Confirmação, disponível neste endereço virtual www.enem.inep.gov.br/participante.

O exame é composto de 45 questões de múltipla escolha, em cada uma das quatro provas de habilidades, e uma redação, que é a única prova subjetiva. No primeiro dia, o estudante terá um tempo de 4h30 para responder às perguntas e, no segundo dia, são 5h30 para marcar as questões objetivas e escrever a redação.

Uma das novidades do Enem 2016 é o reforço à segurança, anunciado no primeiro semestre pelo Ministério da Educação (MEC). Para tentar blindar fraudes, a prova irá usar pela primeira vez o sistema de biometria e também haverá detectores de metal nos centros de aplicação.

O Enem é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no país. Além disso, a prova garante o certificado de conclusão do ensino médio e é classificatória na seleção de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Confira Mais

Educação

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Brasília e Distrito Federal

Parceiros nacionais