Considerada um importante ponto estratégico graças à sua localização e centro urbano, econômico, cultural e político, Aracaju é a capital do menor estado do país, Sergipe.
Mesmo obtendo o título de menor estado, sua capital – Aracaju – é grandiosa. A cidade porta a menor desigualdade do Nordeste, além de ser a cidade brasileira com os hábitos de vida mais saudáveis do país.
Cortada pelos rios Sergipe e Poxim, Aracaju é procurada pelos turistas que buscam tranquilidade e calmaria. Rios, praias, pousadas, bares e restaurantes, parques, museus e monumentos históricos estão entre os mais cotados no turismo sergipano.
Os amantes da cultura encontrarão várias opções em Aracaju, como é o caso do Museu da Gente Sergipana. O ambiente tem várias salas interativas, que mostram o perfil dos sergipanos, seus vocabulários, sua história e suas tradições. Com aspecto novo e moderno, o Museu da Gente Sergipana ainda conta com estacionamento gratuito para os visitantes.
Ainda dentro da história sergipana, o Museu do Homem Sergipano, embora menor que o Museu da Gente Sergipana, também é uma excelente opção turística. O acervo retrata a cultura nordestina, os hábitos da pesca – uma das características da história do Nordeste – e ainda possui uma bela arquitetura. A entrada para os visitantes é gratuita. Vale a pena conferir.
Para passeios em família, o Projeto Tamar e o Oceanário de Aracajú atendem bem as expectativas. O oceanário – em parceria com o projeto Tamar – conta com vários peixes e frutos do mar, tartarugas marinhas, tubarões e informativos sobre a preservação marinha.
O Projeto Tamar tem um ambiente amplo, áreas destinadas a preservação da natureza e o foco principal é na vida marinha. Os visitantes podem observar os animais de perto, além de tocá-los, a entrada custa R$8 (meia) e a diversidade de animais marinhos é um dos principais atrativos.
Em Aracaju também é possível realizar um passeio de barco pelo Cânion do Xingó. O roteiro sai de Aracaju e passa pela cidade de Xingó, pelos cânions do Rio São Francisco. Paredões rochosos circundados pela vegetação do sertão, o verde do Rio São Francisco e a infraestrutura nas paradas para um banho no São Francisco valem todo o passeio.
Para os amantes das praias, vale a pena conferir de perto a Crôa do Goré, a Praia Aruana, Praia do Saco, entre muitas outras. A ida até a Crôa do Goré deve ser feita de lancha, e a viagem dura em média de 10 a 20 minutos. Um restaurante flutuante espera os visitantes, junto à hidromassagem natural.
E para aproveitar Aracaju ao máximo, também é recomendável os agitos noturnos, com diversos bares beira-mar e restaurantes com pratos típicos e variedade nas opções. No centro, é possível visitar as ruas históricas e curtir a noite com muita música, pessoas de todos os estilos e muita animação.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários
Você deve estar logado para poder comentar.