Marco Zero do Equador, no Amapá. (Foto: Adelino Tavares)
Macapá, capital do estado do Amapá, é a cidade mais próxima da foz do Rio Amazonas. E como todo estado da região Norte, possui grande diversidade biológica, por sua aproximação com a floresta Amazônica. Além de tal riqueza natural, a cidade é conhecida pelo Marco Zero, representante da linha do Equador, que corta a cidade.
Para chegar à capital, o acesso é feito através da cidade de Belém-PA, de barco ou de avião. Além de Macapá ser encantadora, com sua arquitetura e museus que transpiram história, os outros pontos do estado são igualmente belíssimos e merecem uma visitação, como as praias, cachoeiras e parques nacionais.
Vale a pena conferir os pontos turísticos em Macapá – Amapá que o Confira Mais selecionou e que não podem ficar de fora do seu roteiro!
Tombada como patrimônio histórico, a Fortaleza de São José foi construída em 1782 e tinha como objetivo, proteger o Rio Amazonas. Hoje, completamente preservada, é um ponto turístico de Macapá que não pode ficar de fora do roteiro.
A parte interna do Forte é um museu, enquanto a área externa é um pátio para caminhadas e piqueniques. Ao longo do espaço, decks panorâmicos oferecem uma vista espetacular do Rio. Em dezembro, a Fortaleza recebe o Festival Quebramar, um evento de cultura, que reúne fotografia, teatro, música e arte.
O monumento do Marco Zero do Equador é também um complexo que envolve o Estádio Zerão, Escola Sambódromo de Artes Populares e a Panela do Amapá. O monumento corresponde à linha imaginária do Equador, na qual corta a cidade. É comum, ao visitar o local, ficar no meio da linha e registrar o momento dizendo que está entre os dois hemisférios. O relógio de sol marca o que acontece nos dias 21 ou 22 de março e 22 ou 23 de setembro, o equinócio, fenômeno natural. O complexo possui espaços para show, bares, restaurantes, salões para exposições e lojas com o artesanato local.
Cachoeira Grande está localizada entre os municípios de Amapá e Calçoene, ficando a aproximadamente 302 quilômetros da capital Macapá. Apesar do nome, a cachoeira não possui nenhuma queda altíssima. É formada por corredeiras sobre elevações rochosas, resultando em uma cascata de médio porte. A área é extremamente tranquila e excelente para o banho; além de ser um bom local para a pesca e o acampamento. É recomendável ir no período de verão, pois as corredeiras estão mais calmas e o nível da água mais baixo.
O Museu Sacaca é uma instituição cultural e científica que fica sob os cuidados do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá. O local tem como objetivo unir o saber científico e o popular/cultural dos povos amazônicos.
O museu possui diversas atividades didáticas e especiais, nas quais tornam o passeio dinâmico e instrutivo. Atividades culturais, visitas guiadas, exposições temporárias estão entre as tantas programações do Museu. Mais informações: http://www.iepa.ap.gov.br/num.php
A Praia de Fazendinha localiza-se nas margens do Rio Amazonas, e é bem conhecida na cidade de Macapá por ser onde a cidade tirava seu sustento, no início. A belíssima vista do Rio pode ser apreciada dos diversos restaurantes que circulam a área praieira, servindo pratos típicos, que tem como base os pescados.
A Praia do Araxá fica a 4 quilômetros do centro da capital, localizando-se também na orla do rio Amazonas. Por conta do rio, suas areias são escuras, assim como a água, apesar de ser própria para o banho. O local tronou-se um verdadeiro complexo turístico com bares, quiosques e quadras para o esporte e lazer.
O Parque Nacional do Cabo Orange está localizado no litoral norte do Amapá, a aproximadamente 600 quilômetros da capital, Macapá. Apesar do difícil acesso, o Cabo Orange é um paraíso intocado, repleto de fauna e flora e de uma biodiversidade deslumbrante.
O passeio, autorizado previamente pelo Ibama, conta com trilhas, banhos de rio, cachoeiras e contemplação da natureza.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários