Pontos Turísticos Porto Velho – Turismo RO – Rondônia

Vinícius Brito - 29/03/2016 Atualizada - 20/09/2016 16h04

Porto Velho tem 494 mil moradores (de acordo com o censo 2013 do IBGE). A história do município se mistura à criação da ferrovia Madeira Mamoré, já que a empresa que estava à frente da empreitada fundou Porto Velho, em 1907. Mas foi apenas em 1914 que o lugar passou a figurar legalmente no mapa do país e, em 1943, se transformou na capital de Rondônia. O Confira Mais destacou sete pontos turísticos da cidade.

Museu Ferroviário

Se a história de Porto Velho é ligada à construção de uma ferrovia, o Museu Ferroviário Madeira Mamoré ganha ares de roteiro indispensável para conhecer as origens de Rondônia. O equipamento conta a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M.M.) e tem no acervo um trem Maria Fumaça.

Caixas D’água

Também conhecidas como as Três Marias, as três caixas d’água (ficam na praça homônima, no Centro) foram construídas de 1910 a 1912, por uma empresa internacional dos Estados Unidos. Os objetos têm capacidade para armazenas até 200 mil litros cada e abasteceram Porto Velho até o ano de 1957. Hoje se transformaram em um símbolo e estampam a bandeira e o brasão do município. O local onde estão as Três Marias também é palco cultural e recebe shows no final de semana.

Rio Madeira

Porto Velho se liga às capitais Belém e Manaus pelo rio. O Rio Madeira, que é o braço direito principal do Rio Amazonas, ficou conhecido pela quantidade de ouro que trazia no leito, levando até 30 mil garimpeiros para extração do metal.

Área portuária da capital de Rondônia. Foto: Agência Brasil/Reprodução/CC

Área portuária da capital de Rondônia. Foto: Agência Brasil/Reprodução/CC

Memorial Rondon

A figura por trás do marechal que dá nome ao estado de Rondônia ganhou uma homenagem na capital. O Memorial Rondon (localizado na estrada de Santo Antônio), inaugurado em dezembro de 2015, conta a história do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon através de fotos, textos, documentos e objetos que pertenceram ao militar, responsável pela iniciativa de construir uma linha telegráfica entre o Mato Grosso e Rondônia, em 1915. Informações: (69) 3216-2438.

Palácio Getúlio Vargas

Histórico, o Palácio Getúlio Vargas funcionou como prédio administrativo até 2015, mas agora se transformará no Museu Palácio da Memória Rondoniense. O prédio também receberá o acervo do Prédio do Relógio, onde está localizado o Museu Estadual de Rondônia, na Avenida Sete de Setembro. O conjunto arquitetônico é de 1949 e leva o nome do ex-presidente que criou o território do Guaporé, onde hoje está Rondônia.

Prédio da Universidade

De 1948 a 1957, o primeiro hotel da capital de Rondônia ficou em funcionamento no atual prédio da Universidade Federal do estado (na Praça Getúlio Vargas, s/nº). Só a partir de 1970 que o local passou a ter função administrativa, com a instalação de uma secretaria municipal, que depois foi anexada à universidade.

Mercado Cultural

Antigo Mercado Público, o atual Mercado Cultura foi praticamente destruído no século passado, mas uma reforma trouxe infraestrutura com anfiteatro, praça de alimentação e lojas de artesanato para o lugar, que recebe shows de artistas locais geralmente aos fins de semana.

Confira Mais

Turismo

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Porto Velho e Interior de RO
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais