Possíveis temas para a Redação do Enem

Bárbara Thamíres - 14/03/2016 Atualizada - 14/03/2016 23h03

Para mandar bem em uma das maiores provas do país, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, e conseguir uma boa pontuação final, o candidato precisa mandar bem na redação.

Anualmente, milhares de pessoas, principalmente jovens, reservam dois dias para prestar o exame, que pode ultrapassar a marca de 7,7 milhões de inscrições. As provas são dividas em 4 áreas: ciências humanas, ciências da natureza, matemática e línguas, e, mesmo acertando boa parte das questões, o peso final cai sobre a redação. Só ela, representa 20% da pontuação.

Essa é uma parte temida por boa parte das pessoas que fazem o exame, por não existir uma certeza sobre o assunto, até o momento da prova.

Não se pode saber qual será o tema, porém, é possível fazer algumas apostas levando em consideração determinados fatores. É importante se manter atualizado com os principais assuntos do momento, e para isso, nada melhor do que pesquisar diariamente sobre as principais notícias do mundo, principalmente do país.

Temas relacionados à política e tudo o que envolve esse meio são sempre cogitados. Direitos, corrupção, protestos, partidos, dentre outros. Questões sociais também devem ser levadas em consideração, principalmente se o assunto estiver em foco durante o ano ou um bom período dele. Outros temas que andam cada vez mais em evidência são: igualdade de gênero, feminismo e legalização do aborto.

Assuntos que envolvem o meio ambiente sempre estão em pauta e podem ser cogitados como possíveis temas da redação do ENEM. Segundo o instituto de meteorologia do Reino Unido (Met Office), o ano de 2016 será o mais quente.

Recentemente, a NASA publicou dados que revelam que janeiro de 2016 foi o mais quente em 135 anos, já o USA Today notificou que fevereiro deste ano atingiu a maior temperatura da Terra, com 1,5 graus acima da média que foi anteriormente prevista.

Em 17 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio já abordou como tema de sua redação assuntos como a violência na sociedade brasileira, direitos da criança e do adolescente, movimento imigratório para o Brasil, publicidade infantil, o direito de votar, preservação da floresta, a Lei Seca no Brasil e violência contra a mulher, sendo este último o tema de 2015.

Confira Mais

Educação

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Paulo e Interior de SP
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais