Quais as medidas de segurança no Enem 2016?

Vinícius B. - 27/10/2016 Atualizada - 05/12/2016 10h38

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em todo país nos dias 05 e 06 de novembro, mas este ano a prova ganhará reforço quanto à segurança.

Para blindar o exame de fraudes e colas, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas medidas a ser adotadas pelos estudantes e avaliadores em 2016.

Uma das novidades do Enem será o registro biométrico obrigatório, que guardará as digitais dos inscritos. Quem se recusar a usar a biometria será automaticamente eliminado. O método não dispensa, no entanto, a apresentação de documento de identidade com foto e assinatura na hora da avaliação.

Após ser coletada, a digital do aluno será encaminhada à Polícia Federal, que poderá verificar se o candidato é realmente quem declarou ser.

O processo de verificação será prioritário para cursos muito concorridos, como medicina, direito e engenharia civil, segundo informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame.

Desde o dia 19 de outubro, é possível consultar os locais de prova. O Inep encaminhará uma mensagem ou e-mail com o acesso ao cartão de confirmação dos candidatos.

“Estamos consolidando as medidas de segurança para que ele [o Enem] possa transcorrer num clima de normalidade e de tranquilidade”, falou em nota oficial o ministro da Educação, Mendonça Filho.

"Nosso foco para 2016 é garantir a segurança da prova", disse ministro da Educação. Foto: Agência Brasil/Divulgação

“Foco para 2016 é garantir a segurança da prova”, disse ministro da Educação. Foto: Agência Brasil/Divulgação

Mendonça também assumiu, em outro contato com a imprensa, a preocupação com a segurança da prova. “Quando assumimos o MEC, a parte de conteúdo das provas já havia sido feita pela gestão anterior, então nosso foco para 2016 é garantir a segurança da prova”, disse Mendonça Filho.

O ministro visitou no dia 15 de setembro a gráfica RR Donnelley, unidade de segurança máxima responsável pela impressão da avaliação.

Outras medidas

Além da biometria, o Enem 2016 contará com detectores de metal nos banheiros, onde apenas poderá entrar um aluno por vez, diferentemente de outras edições.

Candidatos que não seguirem a regra de lacrar aparelhos telefônicos em local específico e que postarem fotografias da prova na internet serão desclassificados.

Cuidado com o que leva para comer. O lanche também será vistoriado, assim como a caneta utilizada, que deve ser apenas na cor preta e em material transparente.

Ao todo, mais de 8 milhões de pessoas se inscreveram na prova nacional, que ocorrerá em 1.700 cidades do país. Impressas, as 18 milhões de provas estão guardadas em malotes lacrados eletronicamente e serão abertas no exato momento da prova.

(In)segurança

O Enem está marcado por fraudes e tentativas de vazamento da prova, que é aplicada em todo território nacional e dá acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas.

Em 2015, circularem nas redes sociais supostas provas do Enem, com cadernos nas cores azul e rosa. À época, o Inep negou o boato sobre o vazamento das questões e reafirmou as medidas de segurança.

No final do ano de 2014, a Polícia Federal confirmou o vazamento do tema de redação no Piauí. Um levantamento mostra que, a prova foi vazada quatro vezes desde 2009, quando teve de ser cancelada.

Confira Mais

Educação

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Você deve estar logado para poder comentar.

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Brasília e Distrito Federal
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais