Enem 2017: 5 temas que podem cair na redação

Vinícius B. - 18/09/2017 Atualizada - 20/09/2017 15h04

Milhares de estudantes estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio este ano.

Com a proximidade das provas, que este ano caem em dois finais de semana, nos dias 05 e 12 de novembro, aumenta também a ansiedade dos jovens pelos conteúdos das provas.

Mas uma das mais secretas provas do Enem 2017 é a redação, cujo tema é apenas divulgado na hora do exame. Isso, no entanto, não impede que o vestibulando estude os principais temas da atualidade!

Neste texto, o Confira Mais resume para você 5 temas que estão fazendo parte da agenda noticiosa este ano para você se preparar para a única prova discursiva do vestibular. Leia!

1 – Corrupção

Este não é um assunto novo e você provavelmente deve ter escutado a palavra várias vezes esta semana no noticiário. Mas corrupção continua sendo decisivo para entender não apenas a política brasileira como também o “jeitinho brasileiro” do dia a dia. Esteja atento a temas que têm a ver com a corrupção, como as novidades da operação Lava Jato, que já é uma das maiores do país e levou à prisão líderes da política nacional.

2 – Família

Uma das principais instituições da sociedade, aposte nas novas configurações de família como um dos possíveis temas da redação do Enem 2017. O assunto envolve debates jurídicos e de outros campos sociais (como a religião) e está em voga no país. Recentemente, voltou a polêmica sobre a cura gay, que envolve diretamente os casais homossexuais. Além disso, procure saber mais sobre o tema da sexualidade e do gênero para não se enrolar ao fazer a sua dissertação!

3 – Violência

Violência, seja fisicamente ou não, é um tema que geralmente cai nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio. Falando em sociedade, fique atento ao aumento da violência nas grandes cidades do Brasil, mas também não se esqueça do terror dentro das escolas. Recentemente, o país assistiu a alguns episódios de alunos contra professores. Pense também no que prevê o Estatuto da Criança e do Adolesce, tanto para o acesso à escola quanto para os direitos e deveres de mestres e estudantes. Ah, não coloque opiniões pessoais que desrespeitem os Direitos Humanos, uma vez que seu texto pode ser zerado!

4 – Ódio

Em manifestações físicas ou na internet, o tema do ódio é muito atual e pode ser contemplado pelo Inep, que é o órgão que está por trás da organização do Enem 2017. Seja na rua ou na web, os “haters” devem ser um assunto discutido por fazerem circular a violência de ódio, principalmente às minorias sociais.

5 – Ansiedade

Esta palavra tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Apesar de, a princípio, não se encaixar como uma doença, a ansiedade pode levar a alguns desequilíbrios da mente, principalmente porque o paciente perde a sensação do tempo presente. Ainda nesse contexto, estude sobre o suicídio, que tem sido um assunto muito abordado na mídia. No início de 2017, o site de streaming Netflix exibiu uma série cuja protagonista se suicidava. O tema está em discussão e pode, sim, cair na sua redação!

Fique por dentro das novidades do Enem 2017

Novidades Redação Enem 2017

Se você é um marinheiro de primeira viagem, saiba que a redação do Enem 2017 deve seguir o padrão dos últimos anos. Assim sendo, você terá um tema sobre o qual deve escrever em uma redação de até 30 linhas. Além da folha de rascunho e da folha oficial, você terá um texto de apoio sobre o tema para o qual deve propor uma solução. A nota dessa prova pode ser de 0 a 1.000. Mas você sabe como é feita a correção da redação do Enem? Descubra!

O processo de correção da prova escrita envolve vários corretores. As redações, inicialmente, passam pela mão de dois corretores, que se baseiam em critérios como a coesão e a coerência textuais para pontuar a prova. Se o aluno, no entanto, fugir ao tema, não atender à norma padrão da língua ou atentar aos Direitos Humanos, o texto pode levar a nova 0. Mas fique tranquilo, vestibulando, se você seguir essas dicas, vai tirar uma ótima nota na redação!

Na sua última aplicação, o Exame Nacional do Ensino Médio contemplou o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” em 2016. Confira abaixo a lista de temas da redação nos últimos anos.

18 Temas de Redação Enem

1998: Viver e aprender

1999: Cidadania e participação social

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com as diferenças

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Brasília e Distrito Federal

Parceiros nacionais