Programação Carnaval de Fortaleza 2017 – Praia de Iracema e Blocos de Rua

Bárbara Valdez - 11/01/2017 Atualizada - 14/01/2017 0h20

A programação do Carnaval de Fortaleza 2017 promete atrair uma multidão de foliões.

A festa costuma começar de maneira antecipada, cerca de um mês antes do período oficial do carnaval, que em 2017 será de 25/02 até 01/03.

Com o chamado Ciclo Carnavalesco, Fortaleza oferece uma vasta programação com shows de grandes artistas, diversos pontos de folia e desfiles de blocos de rua.

Os seis pontos principais de concentração são: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões e o mais recente, Mercado da Aerolândia. Nesses locais apresentaram-se vários blocos e artistas nacionais.

Entre as novidades, a programação do pré-carnaval em Fortaleza já foi iniciada e o primeiro bloco a desfilar na cidade foi o bloco O Cheiro.

O desfile foi realizado no dia 07 de janeiro, um sábado, e arrastou o público com bateria formada por 100 homens e muita animação. O destino foi o Atterinho.

Outra informação divulgada recentemente é que a Prefeitura já liberou o edital do Ciclo Carnavalesco 2017. Para este ano, o repasse será de R$ 530 mil, apenas 37% do valor do ano passado, e o objetivo é credenciar 48 blocos veteranos e 10 blocos estreantes, totalizando 58 projetos.

As apresentações serão divididas no período de pré-carnaval, que vai de 27 de janeiro a 19 de fevereiro, e período de carnaval, entre os dias 25 e 28 de fevereiro.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de janeiro no setor Protocolo da Secultfor, localizado na Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro, entre 9:00 e 12:00 e das 14:00 às 16:30. É necessário levar os documentos exigidos no edital, que pode ser encontrado no site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br)

Programação Carnaval Fortaleza 2017

As atrações do Carnaval de Fortaleza para 2017 ainda não foram divulgadas.

No entanto, uma das notícias mais recentemente divulgadas é o fim do tradicional bloco de rua Sanatório Geral. A direção do bloco comunicou no Facebook que não participará do carnaval 2017 em Fortaleza.

Em breve, teremos mais informações.

Programação Carnaval em Porto das Dunas 2017

A programação do Carnaval de Fortaleza 2017 no Porto da Dunas será divulgada em breve.

Em edição passada, a programação do evento teve várias atrações conhecidas nacionalmente, como Wesley Safadão, Gabriel Diniz, Jorge e Mateus e muitos outros. Para conhecer um pouco mais sobre o Carnaval Porto das Dunas acesse essa página.

Programação Carnaval alternativo Festival Jazz & Blues

Quem não quer deixar de curtir os dias de Carnaval mas prefere fugir do tradicional e apostar em uma programação mais alternativa, pode apostar no Festival Jazz & Blues, que acontece durante o período carnavalesco do Ceará em Guaramiranga e Fortaleza.

Para o Carnaval 2017, as datas já foram confirmadas: 25 a 28 de fevereiro em Guaramiranga e 02 a 05 de março em Fortaleza.

A programação conta com Café no Tom, ensaios, shows, oficinas, Jam Sessions e Jazz ao pôr do sol.

Alguns dos nomes que já estão confirmados no Festival Jazz e Blues 2017 são Jorge Vercillo, Adriano Grineberg com Ana Cañas, Duo + Dois, Toninho Ferragutti e Marco Pereira e Quartabê.

A programação completa será divulgada em breve.

A ultima edição aconteceu nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro no Restaurante Basílico e na Cidade Jazz & Blue em Guaramiranga, que está apenas a 102 quilômetros de Fortaleza.

Já em Fortaleza, a programação continuou no Teatro Rio Mar nos dias 11 e 12 de fevereiro.

A história do Carnaval de Fortaleza

Fortaleza já foi tida como uma cidade sem forte tradição carnavalesca, pois, ao longo dos anos, houve períodos sem festejos e nas décadas de 1980 e 1990, ocorreu uma grande diminuição do público frequentador do carnaval local. Porém a cidade de Fortaleza está mais do que conectada com as festas momescas e vários blocos carnavalescos surgiram há anos, desde a década de 1930. Conheça, abaixo, alguns deles:

Prova de Fogo: primeiro bloco de carnaval da cidade, originou-se em 1935 e existe até hoje.

Az de Ouro: primeiro bloco a desfilar maracatu em Fortaleza, apresentando-se desde 1937 até os carnavais atuais.

Cordão das Coca-colas: bloco de rua, o chamado bloco sujo, que buscava satirizar a condição social da época e destacou-se em 1947.

Banda do Periquito da Madame: primeiro bloco de pré-carnaval, iniciado em 1980 e que fez sucesso por muitos anos antes de chegar ao fim.

Em 2007 houve uma reestruturação do carnaval da cidade, o número de blocos e shows começa a crescer e o folião volta a encher as ruas de Fortaleza.

Atualmente, a cidade conta com um ciclo carnavalesco, o qual inicia-se com o período de pré-carnaval, um mês antes do período oficial da festa de momo. São mais de 60 blocos que apresentam-se na prévia carnavalesca, sendo alguns dos mais conhecidos:

Baqueta: composto por 260 percussionistas, dos quais a predominância é feminina, tem um repertório focado no samba carioca.

Unidos da Cachorra: foi criado em 1998 e arrasta um grande número de foliões num percurso que termina na Praia de Iracema.

Luxo na Aldeia: completou 10 anos em 2016 e é um bloco que não desfila. Em vez disso, faz sua apresentação em um palco, em formato de show. O bloco toca samba, frevo e maracatu criados por compositores cearenses. Apresenta-se no Mercado dos Pinhões.

Confira Mais

AxéCarnaval

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

  • JIkan TpK

    Para participar de quaisquer bloco é totalmente gratis?

    • Geo Brasil

      Sim, totalmente grátis, aqui não é Salvador.

  • Hildenir Fialho

    e pré carnaval infantil? essa ano vai ter? onde e quando?

  • lucio alvarez

    O pré carnaval de Fortaleza a cada ano fica melhor, o carnaval de rua esta atraindo muitos adeptos e simpatizantes, isto é ótimo para todos!

  • jose

    vai ter sheriff esse ano

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Fortaleza e Interior de CE

Parceiros nacionais

Seja um voluntário no Brasil
Social Good Brasil
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.