Carnaval de Fortaleza 2019 – Programação Iracema e Blocos de Rua

Bárbara Thamíres - 16/03/2018 Atualizada - 20/03/2018 3h04

No estado do Ceará, a programação do Carnaval de Fortaleza 2019 promete atrair uma multidão de foliões.

Se seguir o mesmo padrão da última edição, a festa deve começar antecipadamente, a cerca de um mês antes do período oficial do Carnaval, que em 2019 será de 01 a 05 de março.

Com o chamado Ciclo Carnavalesco, Fortaleza oferece uma vasta programação com shows de grandes artistas, diversos pontos de folia e desfiles de blocos de rua. As atrações de 2019 ainda não foram divulgadas pelos órgão competentes.

Tradicionalmente, os seis pontos principais de concentração são: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões e o mais recente, Mercado da Aerolândia. Nesses locais apresentaram-se vários blocos e artistas nacionais.

Última edição: 

Em 2018, o Carnaval de Fortaleza aconteceu entre 09 e 13 de fevereiro (período oficial do evento).

O primeiro bloco a desfilar na cidade, e dar o grito de Carnaval foi o Bloco Chão da Praça, no dia 4 de janeiro, seguido pelo Bloco Iracema Bode Beat (07/01) e Bloco das Travestidas (02/02).

O Bloco Chão da Praça faz parte do Pré-Carnaval do Dragão, do Centro Dragão do Mar, que também ofereceu outras atividades com dança, música, teatro, feira e programação infantil, durante o mês.

Além disso, o Pré-Carnaval do Dragão contou este ano com o reforço do festival Rec-Beat Dragão 2018, que ocorreu no espaço do Dragão do Mar no dia 20 de janeiro com shows gratuitos de Karina Buhr (PE), Larissa Luz (BA), Lucas Estrela (PA), Daniel Peixoto (CE), Mitú (Colômbia) e os Djs do projeto Viva La Pachanga (CE).

O desfile do Bloco Chão da Praça foi iniciado após o Rec-Beat, nos dias 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro de 2018, na Praça Verde. Neste ano, a homenagem foi para Fausto Nilo.

O Bloco Iracema Bode Beat desfilou na praça, nos dias 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, às 18:00.

Outra atração carnavalesca que também realizou apresentação na Praça Verde foi o Bloco das Travestidas, no dia 2 de fevereiro, como participação especial da programação do Pré-Carnaval do Dragão.

Para os crianças, no dia 4 de fevereiro foi realizado o tradicional Bailinho Infantil.

No período oficial de Carnaval, 10 de fevereiro, o Catiguria contou com as atrações Uaná System (PA), djs Catiguria e a banda Dubaile, no Espaço Rogaciano Leite Filho.

Programação Carnaval Fortaleza 2019

As atrações do Carnaval de Fortaleza para 2019 ainda não foram oficialmente confirmadas.

Programação completa do Carnaval de Fortaleza em breve.

Programação Pré-Carnaval do Dragão 2019

A programação de 2019 ainda não está confirmada.

Programação Carnaval em Porto das Dunas 2019

A programação do Carnaval de Fortaleza 2019 no Porto da Dunas será divulgada em breve.

Artistas como Wesley Safadão, Gabriel Diniz, Jorge e Mateus e muitos outros já se apresentaram no evento. Para conhecer um pouco mais sobre o Carnaval Porto das Dunas, acesse essa página.

A história do Carnaval de Fortaleza

Fortaleza já foi tida como uma cidade sem forte tradição carnavalesca, pois, ao longo dos anos, houve períodos sem festejos e nas décadas de 1980 e 1990, ocorreu uma grande diminuição do público frequentador do carnaval local. Porém a cidade de Fortaleza está mais do que conectada com as festas momescas e vários blocos carnavalescos surgiram há anos, desde a década de 1930. Conheça, abaixo, alguns deles:

Prova de Fogo: primeiro bloco de carnaval da cidade, originou-se em 1935 e existe até hoje.

Az de Ouro: primeiro bloco a desfilar maracatu em Fortaleza, apresentando-se desde 1937 até os carnavais atuais.

Cordão das Coca-colas: bloco de rua, o chamado bloco sujo, que buscava satirizar a condição social da época e destacou-se em 1947.

Banda do Periquito da Madame: primeiro bloco de pré-carnaval, iniciado em 1980 e que fez sucesso por muitos anos antes de chegar ao fim.

Em 2007 houve uma reestruturação do carnaval da cidade, o número de blocos e shows começa a crescer e o folião volta a encher as ruas de Fortaleza.

Atualmente, a cidade conta com um ciclo carnavalesco, o qual inicia-se com o período de pré-carnaval, um mês antes do período oficial da festa de momo. São mais de 60 blocos que apresentam-se na prévia carnavalesca, sendo alguns dos mais conhecidos:

Baqueta: composto por 260 percussionistas, dos quais a predominância é feminina, tem um repertório focado no samba carioca.

Unidos da Cachorra: foi criado em 1998 e arrasta um grande número de foliões num percurso que termina na Praia de Iracema.

Luxo na Aldeia: completou 10 anos em 2016 e é um bloco que não desfila. Em vez disso, faz sua apresentação em um palco, em formato de show. O bloco toca samba, frevo e maracatu criados por compositores cearenses. Apresenta-se no Mercado dos Pinhões.

Confira Mais

AxéCarnaval

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Fortaleza e Interior de CE

Parceiros no Ceará

Parceiros nacionais

Lista de serviços na região