Carnaval de Fortaleza 2020 – Programação Iracema e Blocos de Rua

Luciano Dionísio - 14/11/2019 Atualizada - 14/11/2019 20h09

No estado do Ceará, a programação do Carnaval de Fortaleza 2020 promete atrair uma multidão de foliões.

Se seguir o mesmo padrão da última edição, a festa deve começar antecipadamente, a cerca de um mês antes do período oficial do Carnaval, que em 2020 será de 22 a 25 de fevereiro.

Com o chamado Ciclo Carnavalesco, Fortaleza oferece uma vasta programação com shows de grandes artistas, diversos pontos de folia e desfiles de blocos de rua.

Em breve será divulgada a agenda dos polos de festas, onde todos os blocos confirmados já vão estar inseridos na grade de eventos.

Tradicionalmente, os seis pontos principais de concentração são: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões e o mais recente, Mercado da Aerolândia. Nesses locais apresentaram-se vários blocos e artistas nacionais.

Fortaleza atualmente ocupa o quarto lugar entre os locais mais buscados para comemorar o período carnavalesco. A capital do Ceará fica atrás apenas de Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Programação Carnaval Fortaleza 2020

As atrações do Carnaval de Fortaleza para 2020 ainda não foram oficialmente confirmadas.

A história do Carnaval de Fortaleza

Fortaleza já foi tida como uma cidade sem forte tradição carnavalesca, pois, ao longo dos anos, houve períodos sem festejos e nas décadas de 1980 e 1990, ocorreu uma grande diminuição do público frequentador do carnaval local. Porém a cidade de Fortaleza está mais do que conectada com as festas momescas e vários blocos carnavalescos surgiram há anos, desde a década de 1930. Conheça, abaixo, alguns deles:

Prova de Fogo: primeiro bloco de carnaval da cidade, originou-se em 1935 e existe até hoje.

Az de Ouro: primeiro bloco a desfilar maracatu em Fortaleza, apresentando-se desde 1937 até os carnavais atuais.

Cordão das Coca-colas: bloco de rua, o chamado bloco sujo, que buscava satirizar a condição social da época e destacou-se em 1947.

Banda do Periquito da Madame: primeiro bloco de pré-carnaval, iniciado em 1980 e que fez sucesso por muitos anos antes de chegar ao fim.

Em 2007 houve uma reestruturação do carnaval da cidade, o número de blocos e shows começa a crescer e o folião volta a encher as ruas de Fortaleza.

Atualmente, a cidade conta com um ciclo carnavalesco, o qual inicia-se com o período de pré-carnaval, um mês antes do período oficial da festa de momo. São mais de 60 blocos que se apresentam na prévia carnavalesca, sendo alguns dos mais conhecidos:

Baqueta: composto por 260 percussionistas, dos quais a predominância é feminina, tem um repertório focado no samba carioca.

Unidos da Cachorra: foi criado em 1998 e arrasta um grande número de foliões num percurso que termina na Praia de Iracema.

Luxo na Aldeia: completou 10 anos em 2016 e é um bloco que não desfila. Em vez disso, faz sua apresentação em um palco, em formato de show. O bloco toca samba, frevo e maracatu criados por compositores cearenses. Apresenta-se no Mercado dos Pinhões.

Confira Mais

AxéCarnaval

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Fortaleza e Interior de CE

Parceiros no Ceará

Parceiros nacionais

Lista de serviços na região