
Futebol é a modalidade mais esperada dos Jogos Olímpicos. Imagem: Divulgação para fins jornalísticos. / rio2016.com
Durante os dias 05 e 21 de agosto de 2016, milhares de atletas de 205 países disputarão as medalhas olímpicas em 306 provas, separadas num total de 33 modalidades.
Entre as modalidades mais procuradas pelo público, o destaque é dado para o futebol – primeiro lugar – seguido por vôlei e natação.
A realização dos jogos de futebol nas Olimpíadas do Rio em 2016 terá início no dia 03/08 e término no dia 19/08.
O Brasil – por ser o país sede – foi a primeira nação confirmada nos jogos olímpicos do Rio. Apesar dos últimos vexames mostrados pela seleção principal, o Brasil contará com a presença de jogadores mais novos – só é permitida a participação de jogadores com até 23 anos de idade – e poderá dar uma nova cara e modelo de jogo a uma das seleções mais fortes e tradicionais do futebol.
Outro país que garantiu vaga nas Olimpíadas foi a Argentina. Os “hermanos” venceram o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2015, disputado no Uruguai, em fevereiro.
A atual campeã do mundo, Alemanha, também confirmou presença e é uma das favoritas a medalha de ouro. Dinamarca, Suécia e Portugal também garantem participação e encerram a cota de times europeus na disputa dos jogos de futebol nas Olimpíadas do Rio em 2016.
A única vaga dos times da Oceania ficou com Fiji, que conquistou classificação inédita nos jogos olímpicos após ter derrotado – nos pênaltis – a seleção de Vanuatu.
Os outros adversários ainda estão em fase classificatória para os jogos olímpicos. No total, serão 16 equipes disputando a sonhada medalha de ouro. As 9 vagas restantes irão para países da Ásia, África, América Central e Norte.
Para dar início, nos jogos olímpicos só é permitido atletas de até 23 anos, exceto por 3 jogadores. Neste caso, cada equipe tem direito a colocar três atletas maiores de 23 anos.
Quatro grupos com quatro equipes serão divididos, as seleções jogarão entre si e os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte.
Após a fase de grupos, vem o famoso mata-mata. Caso o jogo termine empatado durante os 90 minutos, haverá a prorrogação. Serão mais 30 minutos de partida – 15 em cada tempo – para as equipes lutarem pelo gol. Caso o empate persista, a decisão será nos pênaltis.
Nas semifinais, os vencedores irão disputar a final – no Estádio do Maracanã. Já a disputa do terceiro lugar acontecerá no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
As Olimpíadas serão realizadas no Rio de Janeiro, mas os jogos de futebol contarão com o apoio de mais 5 cidades-sede, que são: Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Brasília e Manaus.
As cidades Rio e São Paulo realizarão os jogos de futebol das olimpíadas em dois estádios. O clássico Maracanã e o Estádio Olímpico, no Rio, e a Arena Itaquera em São Paulo. O outro estádio da capital paulista ainda está em negociação.
O Estádio do Mineirão será o representante de Belo Horizonte. O estádio – que pertence ao time do Cruzeiro – foi reformado para a Copa do Mundo 2014.
Brasília será representada pelo Estádio Mané Garrincha, Salvador utilizará a Arena Fonte Nova e Manaus vai ter os jogos de futebol disputados na Arena da Amazônia.
Todas as arenas citadas acima foram reformadas ou construídas com base no padrão FIFA, exceto pelo Estádio Olímpico (RJ) e pela segunda arena representante de São Paulo, que ainda não foi definida.
Confira a seguir a capacidade de público dos principais estádios das Olimpíadas Rio 2016:
– Estádio do Maracanã (RJ): 74.689.
– Arena Itaquera (SP): 48.234.
– Estádio Mineirão (MG): 58.259.
– Estádio Mané Garrincha (DF): 68.000.
– Arena Fonte Nova (BA): 50.000.
– Arena da Amazônia (AM): 40.000.
Em breve divulgaremos mais novidades e a tabela dos jogos de futebol das Olimpíadas de 2016 no Brasil.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários
Você deve estar logado para poder comentar.