Pratos salgados que são comidas típicas no São João

Vinícius Brito - 31/05/2016 Atualizada - 10/09/2016 22h41

A festa de São João é conhecida em todo Brasil pelo ritmo característico, mas a gastronomia também entra nessa conta. Além dos doces (como a canjica, pé de moleque e quindim), existem salgados que são típicos da festa junina.

O Confira Mais fez uma lista de A a Z com opções de alimentos que não podem faltar à mesa no arraial. A começar pelo milho, servido assado ou cozido, cuscuz recheado, bolo de fubá salgado, caldo verde, pipoca salgada, cachorro quente e, por que não, amendoim.

Popular e nutritivo, o milho é o cereal da estação e pode ser servido assado ou cozido, enrolado na espiga. Da mesma forma, o grão de milho é transformado em pipoca não apenas nessa época do ano, mas em várias ocasiões de festa. Pode-se optar pelo saco com os grãos de milho ou a pipoca de micro-ondas.

Hotdog, amendoim, bolo de fubá e caldo verde. Foto: Colagem/Flickr/Reprodução

Hot-dog, amendoim, bolo de fubá e caldo verde. Foto: Colagem/Flickr/Reprodução

A massa de cuscuz é vendida no supermercado e precisa ser hidratada, após um tempo (a depender da quantidade de cuscuz), leva-se a massa ao fogo em uma cuscuzeira, na qual podem ser adicionados ovos, carne de porco e atum, de acordo com a receita.

Para fazer o bolo de fubá, não há mistério. A massa leva ovos, sal, margarina, leite, fubá e farinha de trigo. Pode-se servi-lo em porções com requeijão. Já o amendoim pode ser industrial ou comprado naturalmente.

Para o cachorro quente, o segredo está na qualidade da carne (de boi ou de frango) e da salsicha. Já a receita do caldo verde leva na base a batata cozida com linguiça calabresa, bacon picado, caldo de galinha (em tablete) e couve.

Confira Mais

São João

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Pratos salgados que são comidas típicas no São João
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais