Carnaval Florianópolis 2017 Programação – Carnaval Floripa 2017

Bárbara Valdez - 26/04/2016 Atualizada - 29/04/2016 5h10

O Carnaval Magia, como é conhecido o Carnaval de Florianópolis 2017, é uma das festas mais completas do Brasil.

Quem for curtir a festa de Momo em Floripa vai poder aproveitar desfiles de escolas de samba, blocos de rua, além, é claro, dos shows com artistas nacionais.

Toda a programação é gratuita e diversos moradores e visitantes de diferentes idades aproveitam o período para curtir o tão aguardado Carnaval.

Além da tradicional comemoração pública, outras opções que acontecem na região são as festas particulares em locais menores ou em casas de shows.

Para quem gosta de curtir com um pouco mais de conforto na multidão, uma opção é aproveitar os camarotes que ficam localizados no centro da cidade, de onde será possível ver os desfiles de blocos e shows musicais.

As notícias sobre os festejos de 2017 ainda não foram oficialmente anunciadas. Em breve, atualizaremos a página com novas informações.

Em 2016, a abertura oficial do carnaval aconteceu no dia 29/01 quando o Bloco Berbigão do Boca encheu as ruas da cidade de animação por 12h seguidas.

Em 2015, o número de escolas de samba que desfilavam em Florianópolis era de apenas 10, porém  a partir de 2016, outras 07 escolas entraram na programação, trazendo emoção para a cidade e acrescentando mais um dia de apresentações, aos domingos de carnaval.

Todo o agito foi garantido com atrações como Anitta e Péricles, que foram os grandes destaques da programação, além de outras atrações menores.

Confira no vídeo a seguir, os melhores momentos do Carnaval de Florianópolis em 2016:

História Carnaval de Floripa

A ligação da cidade com o carnaval teve início no começo do século XX, quando ex-escravos participavam de blocos de festejos. Com o tempo, esses blocos deram origens às escolas de samba, das quais muitas continuam atuantes até os dias de hoje. Abaixo é possível conhecer as 02 escolas mais antigas da cidade:

Protegidos da Princesa: criada em 1948, por marinheiros e moradores da região, a escola continua a participar dos carnavais de Florianópolis, tendo sido, este ano, bicampeã dos desfiles de samba da cidade. O enredo de 2015 foi “Emoldurada pelo mar, uma história que me representa”.

Embaixada Copa Lord: a escola surgiu em 1955 com um grupo de quatro amigos apaixonados pelo samba. Em 2015, a Copa Lord apresentou-se com 2,4 mil componentes, ficando em 3° lugar nos desfiles de Florianópolis, com o tema “Os filmes que marcaram as nossas vidas”.

O local dos desfiles de samba é, desde 1987, a passarela Nego Quirido, no bairro da Prainha. Foi nesse local que os desfiles das escolas tornaram-se mais estruturados, adquirindo o formato atual de julgamento da competição.

Atualmente outras escolas muito conhecidas em Floripa, além das duas já citadas, são:

Consulado do Samba: surgindo em 1986, a escola chegou para brigar diretamente com as demais agremiações, tendo sido campeã já no seu ano de estreia na Nego Quirido, em 1987. No ano de 2015, a Consulado contou com 1,8 mil componentes e trouxe o enredo “E vem de lá, do centro do mundo, a força de um povo”.

União da Ilha Magia: a escola surgiu como bloco em 1993 e tornou-se escola somente em 2009, mas já é admirada pela sua qualidade. Esse ano foi vice campeã dos desfiles com o enredo “Adoradores do Sol nas ondas da Ilha da Magia”.

Além das apresentações das escolas de samba, o carnaval de Florianópolis tem apresentações para todos os gostos. O chamado Carnaval de Salão é uma opção para os foliões que curtem marchinhas e ritmos mais movimentados, como frevo e axé.

Há também os famosos carnavais de rua que reúnem um grande público no Bloco dos Sujos, um evento onde várias pessoas, grupos de amigos ou outros blocos saem juntos para comemorar o carnaval com a marca registrada da irreverência.

Dentre os blocos mais conhecidos de Floripa estão:

Berbigão do Boca: a festa, que surgiu em 1992, reúne centenas de pessoas e abre oficialmente o carnaval de Florianópolis. Ela conta com apresentações de bonecos gigantes, shows musicais, festival gastronômicos e o Arrastão do Berbigão, um desfile pelas ruas da cidade acompanhado de uma banda com dezenas de participantes.

Sou + Eu: bloco dos sujos, criado e formado por amigos, que sai às ruas no carnaval desde 1977, e tem como característica principal o fato dos homens participarem vestidos de mulher.

Outras formas de aproveitar o carnaval de Floripa são os shows mais alternativos, onde Djs tocam em bares e casas noturnas da região ou mesmo em festas à beira-mar.

Programação Carnaval de Florianópolis 2017

Em breve.

Notícias do Carnaval de Florianópolis 2016

Veja quais foram as principais notícias do Carnaval de Florianópolis em 2016:

– Concurso de Rainha e Princesas do Carnaval ocorrerá dia 28/01 acompanhado do show de Péricles: o concurso ocorrerá na Passarela Nego Quirido, onde realiza-se também os desfiles das escolas de samba, e é organizado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) e pela Prefeitura. A partir das 19h, o cantor Péricles sobe ao palco para trazer ainda mais animação para a festa.  

– Criação de novo grupo insere mais 07 escolas de samba nos desfiles de Florianópolis: A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) criou, em 12 de agosto deste ano, um novo grupo de agremiações que irá desfilar na passarela Neqo Quirido, no carnaval de 2016. Antes da decisão da Liesf, havia dois grupos na programação do desfile: grupo especial, com 06 escolas, e grupo de acesso, com 04 escolas. Depois da mudança foi criado o grupo de acesso A, do qual participam 07 escolas de samba. A mudança, de acordo com o presidente da Liesf, visa dar oportunidade para mais agremiações desfilarem e melhorar o nível da festa. Com essa alteração, os desfiles acontecerão durante 03 dias, de 05 à 07 de fevereiro.

Carnaval Music Park Florianópolis

Considerado uma das maiores festas de música eletrônica do país, o evento apresentou a sua sétima edição em 2016. O evento já contou com a presença de artistas como Kaskade, Capital Cities, Dimitri Vegas & Like Mike e Oliver Heldens.

Programação Carnaval Fields Florianópolis

Outro grande evento, de caráter particular, ocorre na casa de luxo Fields no Centro de Florianópolis. Para saber mais sobre o evento acesse essa página.

Em breve novas informações para 2017!

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

  • Osvaldo Santos

    por favor…qual o ””’ horário ””’ de incio do desfile dia 14/02/2015

  • EMANUELLE

    QUAL O HORARIO DOS DESFILES TODOS ELES

  • Rapariga

    O camarote da LIESF – Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, que roubada! Caríssimo, lotado, sujo, faltava comida e cerveja, não tinha onde sentar e se apoiar para esperar entre uma escola e outra. Para cada pagante, uns 20 convites foram distribuídos de graça. Fica a dica para o ano que vem: camarote da Liga, não comprem!

  • roque

    o carnaval este ano foi uma roubada… cade o samba marchinhas. todos os turistas reclamando .só musicas eletronica e pagode. fica uma dica aos organizadores pr fazer algo melhor pr o proximo ano pr não perder os turistas que tanto nós prestagiam o carnaval 2015 uma merd….

  • Reinaldo

    Soy extranjero y arrende en Canaviera y nadie sabe nada de Carnaval, donde estan los encargados del turismo de la Isla?

  • Ari Corrêa

    Senhores,

    Quero deixar registrado o meu descontentamento quanto ao tratamento recebido no Carnaval 2016. Comprei dois ingressos para ver o carnaval no Sambódromo, para o Camarote Ilha da Alegria, para mim e meu parceiro de 67 anos. Quando chegamos lá fomos surpreendidos pelo que recebemos, um local totalmente despreparado para receber pessoas, sem local para sentar. Sem infra-estrutura de banheiros, sem oferecer opções de alimentos. As pessoas tinham que ficar empoleiradas na cerca para conseguirem ver a escola de samba que estava se apresentando. Confesso que nunca me senti tão enganado como fui. Acabei por desperdiçar R$ 150,00 para ver nada. Viemos embora e com certeza não indicaremos o “PIOR CARNAVAL DO SUL DO BRASIL” para ninguém, nem para um inimigo.

    Foi a pior experiência que tive em minha vida.

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Florianópolis e Interior de SC

Parceiros nacionais

Seja um voluntário no Brasil
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Saúde Criança - Parceiro Nacional.