
Carnaboi. Foto: Divulgação.
O Carnaval de Manaus 2020 está confirmado e já começou a apresentar as novidades.
A festa mistura a batida carnavalesca com a tradição amazonense de Parintins. Em Manaus o público pode aproveitar os desfiles de blocos de rua e também as apresentações das escolas de samba que costumam acontecer no Centro de Convenções da cidade.
A Prefeitura de Manaus dará apoio ao Carnaval 2020. Cerca de 110 bandas e blocos de rua farão a alegria do público ser contagiante.
As festas ocorrerão em todas as zonas da cidade, entre 7 de fevereiro a 15 de março. Os blocos e bandas receberão apoio de palco, som, iluminação, banheiro químico e equipamentos similares. Toda a programação do Carnaval em Manaus será gratuita.
Quanto as escolas de Samba, as novidades deverão ser divulgadas em breve. Continue acompanhando a página para se manter por dentro das novas informações nas próximas semanas.
A festa na cidade começou a ser comemorada no início do século XX, como uma festa mais elitizada, feitas pelos boêmios e bem nascidos da época. Porém, com a crise econômica resultante da Primeira Guerra Mundial, o cenário de glamour das festas começa a perder-se e surgem os “blocos dos sujos”, manifestações coletivas do carnaval, onde as pessoas iam para as ruas divertir-se.
Alguns dos primeiros blocos criados foram o Cordão das Lavadeiras e Cordão do Zé Pretinho. As escolas de samba vêm como consequência dessas primeiras manifestações e surgem na década de 1940 com a Mixta da Praça 14, escola que foi campeã diversas vezes dos desfiles da cidade, mas chegou ao fim em 1962.
Os desfiles das primeiras escolas seguiam aspectos dos blocos, com apresentações que ocorriam nas ruas e a multidão ia acompanhando a festa quase como se estivesse seguindo um trio elétrico.
Em 1992, os desfiles passaram a ocorrer em um local fechado, o Centro de Convenções de Manaus, considerado o sambódromo local e que conta com capacidade para 100 mil pessoas, sendo muito maior do que a Sapucaí, no Rio de Janeiro.
Atualmente existem mais de 20 escolas de samba que apresentam-se em três dias de carnaval: quinta, sexta e sábado. Algumas das escolas de Manaus são:
Vitória Régia: a mais antiga escola em atividade foi fundada em 1975 e já foi campeã diversas vezes. Ano passado ficou em 4° lugar nos desfiles apresentando o tema “A Terra do nunca é verde e rosa”.
Mocidade Independente de Aparecida: existente desde 1981, é a atual campeã dos desfiles das escolas de samba com o enredo “Aquiri: orgulho do Brasil”.
Reino Unido da Liberdade: criada em 1981 por um grupo de amigos, era inicialmente um bloco de rua, transformando-se em escola em 1986. Foi vice-campeã do carnaval deste ano com o tema “Construção: Obra-Prima da Humanidade”.
Além do universo do samba, Manaus oferece ao folião uma variedade de blocos para divertir-se nas ruas da cidade, os quais apresentam-se desde as prévias até o período de carnaval.
Um bloco muito conhecido no local é a Banda do Boulevard, que surgiu em 1987 e atraiu um público de 100 mil pessoas em 2015. Ele é uma festa voltada para as famílias, onde pessoas de qualquer idade podem brincar e se divertir.
A Banda do Galo também tem destaque em Manaus. Ela surgiu em 2004 sendo formada por pernambucanos que moravam na cidade e queriam trazer as características do Galo da Madrugada (de Recife/PE) para terras amazônicas. Figurando atualmente como o maior bloco intinerante de Manaus, a Banda do Galo vem atraindo cada vez mais foliões, em 2015 chegando a atingir mais de 50.000 pessoas.
Outra característica marcante de Manaus é o Carnaboi, um evento que mistura o carnaval com a tradição indígena da região. A festa surgiu há 12 anos e conta com a presença de trios elétricos de ritmos variados e de bandas que tocam o som do Boi-Bumbá, ligado à cultura amazonense. Na festa desfilam as agremiações dos bois Caprichoso e Garantido, servindo também como prévia para a festa de Parintins, realizada em junho. O Carnaboi é tão esperado que atrai milhares de pessoas, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC-AM) informou que só em 2015 foram 60 mil foliões no local.
Confira a programação de eventos confirmados (até o momento) para o Carnaval de Manaus em 2020:
16 de fevereiro (domingo)
Concurso de Fantasias Infantil
16h30 – Teatro Amazonas
17 de fevereiro (segunda-feira)
Exposição Carnaval Kaleidoscópio
19h – Palacete Provincial
20 de fevereiro (quinta-feira)
Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso B, no Sambódromo
21h – GRES Gavião do Parque
21h40 – GRES Unidos da Coophasa
22h20 –GRES Império do Meninos Levados
23h – GRES Império do Mauá
23h40 – GRES Mocidade Independente da Raiz
0h20 – GRES Mocidade Independente de Ipixuna
01h – GRES Leões do Barão de Açu
01h40 – GRES Legião de Bambas
21 de fevereiro (sexta-feira)
Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso A, no Sambódromo
21h – GRES Império do Hawai
21h45 –GRES Sem Compromisso
22h30 – GRES Acadêmicos da Cidade Alta
23h15 – GRES Unidos da Cidade Nova
0h – GRES Tradição Leste
0h45 – GRES Beija-Flor do Norte
01h30 – GRES Presidente Vargas
02h15 – GRES Vila da Barra
03h – GRES Balaku Blaku
03h45 – GRES Dragões do Império
22 de fevereiro (sábado)
Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, no Sambódromo
20h – GRC Primos da Ilha
21h20 – GRES Unidos do Alvorada
22h40 – GSRES Andanças de Ciganos
0h – GRES Reino Unido da Liberdade
1h20 – GCRES A Grande Família
2h40 – GCRES Mocidade Independente de Aparecida
4h – GRES Vitória Régia
5h20 – GRES Mocidade Independente do Coroado
23 de fevereiro (domingo)
Concurso de Fantasias Adulto / Melhor Máscara
17h30 – Teatro Amazonas
24 de fevereiro (segunda)
Carnaboi
17h – Sambódromo

Bloco Vai Safadão Manaus 2020. Imagem: Divulgação.
Dia 08 de Fevereiro, o BLOCO VAI SAFADÃO vai arrastar todo mundo em Manaus com WESLEY SAFADÃO e BELL MARQUES. A concentração será no Sambódromo dia 08 de Fevereiro. OpenBar de Whisky Red Label, Cerveja, Água e Refri até as 3h, camisa exclusiva, acesso atrás do Trio e entrada diferenciada, são alguns dos serviços disponibilizados pelo bloco.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Você deve estar logado para poder comentar.
Orra, datas erradas, tamanho e fontes fora de ordem, contrataram estagiário pra cuidar da pagina? Ta feio isto! Vão averiguar informação antes de publicar! E no mais sinceramente, mantenham um padrão no minimo quando quiserem passar a informação, nem site de 12 reais tem tantos erros na formatação quanto encontrei aqui!