Pontos Turísticos Manaus – Turismo AM – Amazonas

Kaio Ferreira - 29/10/2015 Atualizada - 09/10/2016 20h52

A capital do Amazonas, Manaus, é a cidade com maior centro financeiro e econômico da Região Norte do Brasil.

Com localização na maior floresta tropical do mundo, a cidade é uma das mais visitadas por turistas do mundo inteiro, devido ao grande espaço florestal pertencente à região.

Os famosos rios Negro e Solimões é um dos atrativos turísticos mais procurados, devido ao encontro das suas águas que não se misturam. Além disso e de toda mata atlântica, Manaus também possui pontos históricos e culturais espalhados por toda a cidade.

Museus, igrejas, pontes, teatros, parques ecológicos, entre outros, fazem parte da imensa listas de lugares que devem ser parada obrigatória para os visitantes de Manaus. Confira abaixo alguns dos principais pontos turísticos da capital do Amazonas.

Museus, parques ecológicos e teatros

A primeira parada dos turistas em Manaus está situada no Teatro Amazonas. Construído no meio da floresta amazônica há aproximadamente 100 anos, o Teatro conta com uma programação semanal, na qual é possível assistir peças, concertos e outros tipos de manifestações artísticas, nacionais e internacionais. Além das atrações, existe a bela arquitetura do ambiente, que é cercada por prédios históricos. Vale a pena conferir de perto.

O Espaço Cultural Largo de São Sebastião também é um dos pontos históricos de Manaus. A sua programação conta com o Projeto Circo na Praça, com o intuito de promover atividades voltadas para espetáculos circenses. A música local e a música popular brasileira também são apresentadas ao público, com o Projeto Arte por toda parte. Brincadeiras infantis também possuem espaço na programação, assim como danças e teatro. O ambiente é agradável para toda a família.

Ainda há a opção de visitar o Parque Ecológico Januari, no qual é possível ver as vitórias régias em determinadas épocas do ano, além de um belo passeio pelas águas do rio Negro. Palafitas e restaurantes flutuantes também serão encontrados no percurso, que também passam por lagos e riachos da região.

Pontes, igrejas e Arena Amazônia

A Ponte Rio Negro foi inaugurada em 24 de outubro de 2011, no aniversário de 342 anos da cidade. Os quatro anos de construção da Ponte Rio Negro incluíram quatro faixas de tráfego, além de faixa de passeio para pedestres, de ambos os lados. Com uma arquitetura monumental, que liga Manaus às cidades da Região Metropolitana, como Iranduba e Novo Airão.

Para os amantes do futebol e esportes em geral, vale a pena uma visita a uma das arenas-sede da Copa do Mundo 2014, a Arena Amazônia. Com espaço para mais de 44 mil torcedores, a Arena Amazônia foi eleita como a segunda melhor arena do ano de 2014, pelo site inglês “Stadium DataBase”. A arquitetura foi toda inspirada na Floresta Amazônica, para retratar e preservar a imagem e cultura do estado.

A Igreja de São Sebastião é um dos pontos turísticos que possuem estilo eclético, com elementos neoclássicos. No interior da igreja, as pinturas foram feitas por Silvio Centofanti, Francisco Campanella e Ballerini. Sua arquitetura fez com que a Igreja se tornasse um dos pontos turísticos de destaque em Manaus.

Encontro das Águas e Arquipélago de Anavilhanas

O Encontro das Águas é uma parada obrigatória para todo turista que for a capital amazonense. O nome se dá pela confluência entre os rios Negro (água preta) e Solimões (água barrenta). O fenômeno faz com que as águas dos rios não se misturem, por causa da diferença de temperatura e densidade das águas. Os passeios também passam por restaurantes flutuantes com comidas típicas da região do Amazonas.

O passeio entre o Arquipélago de Anavilhanas também é um dos mais procurados pelos turistas. As rotas incluem vários caminhos nas ilhas do rio Negro, com florestas alagadas, braços de rio e alguns animais selvagens podem ser avistados. O Arquipélago de Anavilhanas é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo.

Os turistas podem conhecer também a Praia da Ponta Negra, o Museu da Amazônia e o Museu do Seringal Vila do Paraíso, o Bosque da Ciência, entre outros.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Manaus e Interior de AM

Parceiros nacionais