Carnaval Manaus 2017 Amazonas – Programação

Bárbara Thamíres - 04/01/2017 Atualizada - 11/01/2017 19h49

Carnaval de Manaus 2017 está confirmado e já começou a apresentar as novidades.

A festa mistura a batida carnavalesca com a tradição amazonense de Parintins. Em Manaus o público pode aproveitar os desfiles de blocos de rua e também as apresentações das escolas de samba que costumam acontecer no Centro de Convenções da cidade.

Para o Carnaval de 2017 a data da festa ainda não foi divulgada, porém a Manauscult – A Fundação Municipal de Cultura, vai oferecer palco, som e iluminação e equipamentos para até 100 grupos e bandas realizarem apresentações na festa da cidade.

As bandas interessadas em fazer parte da folia tiveram a oportunidade de realizar a inscrição de uma proposta até o dia 23 de dezembro de 2016.

Segundo Bernardo Monteiro de Paula, diretor-presidente da Manauscult, a participação em número de inscrições foi boa e antes de lançar o edital foi realizada uma reunião para discutir novidades e melhorias para o Carnaval em 2017.

Na comemoração do ano passado, a programação incluiu marchinhas, forró, samba, além, é claro, dos ritmos locais. A folia começou no dia 15 de janeiro com o Esquenta de Carnaval Cauxi Eletrizado que ocorreu no espaço Cultural Muraiquitã e seguiu até 17 de fevereiro, uma semana depois da quarta-feira de cinzas.

Quanto aos desfiles das escolas de samba, a programação foi definida apenas em janeiro e aconteceu entre 04 e 06 de fevereiro. A situação das escolas em 2016 não foi das melhores, pois o Ministério Público de Contas pediu a suspensão no repasse de verba da prefeitura para os desfiles.

Mesmo com os impasses financeiros, a festa foi realizada e agradou o público que participou do evento. A maioria da programação carnavalesca em Manaus é gratuita.

Em breve, mais informações do Carnaval Manaus 2017. 

História do Carnaval de Manaus

A festa na cidade começou a ser comemorada no início do século XX, como uma festa mais elitizada, feitas pelos boêmios e bem nascidos da época. Porém, com a crise econômica resultante da Primeira Guerra Mundial, o cenário de glamour das festas começa a perder-se e surgem os “blocos dos sujos”, manifestações coletivas do carnaval, onde as pessoas iam para as ruas divertir-se.

Alguns dos primeiros blocos criados foram o Cordão das Lavadeiras e Cordão do Zé Pretinho. As escolas de samba vêm como consequência dessas primeiras manifestações e surgem na década de 1940 com a Mixta da Praça 14, escola que foi campeã diversas vezes dos desfiles da cidade, mas chegou ao fim em 1962.

Os desfiles das primeiras escolas seguiam aspectos dos blocos, com apresentações que ocorriam nas ruas e a multidão ia acompanhando a festa quase como se estivesse seguindo um trio elétrico.

Em 1992, os desfiles passaram a ocorrer em um local fechado, o Centro de Convenções de Manaus, considerado o sambódromo local e que conta com capacidade para 100 mil pessoas, sendo muito maior do que a Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Atualmente existem mais de 20 escolas de samba que apresentam-se em três dias de carnaval: quinta, sexta e sábado. Algumas das escolas de Manaus são:

Vitória Régia: a mais antiga escola em atividade foi fundada em 1975 e já foi campeã diversas vezes. Ano passado ficou em 4° lugar nos desfiles apresentando o tema “A Terra do nunca é verde e rosa”.

Mocidade Independente de Aparecida: existente desde 1981, é a atual campeã dos desfiles das escolas de samba com o enredo “Aquiri: orgulho do Brasil”.

Reino Unido da Liberdade: criada em 1981 por um grupo de amigos, era inicialmente um bloco de rua, transformando-se em escola em 1986. Foi vice-campeã do carnaval deste ano com o tema “Construção: Obra-Prima da Humanidade”.

Além do universo do samba, Manaus oferece ao folião uma variedade de blocos para divertir-se nas ruas da cidade, os quais apresentam-se desde as prévias até o período de carnaval.

Um bloco muito conhecido no local é a Banda do Boulevard, que surgiu em 1987 e atraiu um público de 100 mil pessoas em 2015. Ele é uma festa voltada para as famílias, onde pessoas de qualquer idade podem brincar e se divertir.

Banda do Galo também tem destaque em Manaus. Ela surgiu em 2004 sendo formada por pernambucanos que moravam na cidade e queriam trazer as características do Galo da Madrugada (de Recife/PE) para terras amazônicas. Figurando atualmente como o maior bloco intinerante de Manaus, a Banda do Galo vem atraindo cada vez mais foliões, em 2015 chegando a atingir mais de 50.000 pessoas.

Outra característica marcante de Manaus é o Carnaboi, um evento que mistura o carnaval com a tradição indígena da região. A festa surgiu há 12 anos e conta com a presença de trios elétricos de ritmos variados e de bandas que tocam o som do Boi-Bumbá, ligado à cultura amazonense. Na festa desfilam as agremiações dos bois Caprichoso e Garantido, servindo também como prévia para a festa de Parintins, realizada em junho. O Carnaboi é tão esperado que atrai milhares de pessoas, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC-AM) informou que só em 2015 foram 60 mil foliões no local.

Programação do Carnaval Manaus 2017

A programação completa do Carnaval 2017 em Manaus será anunciada nas próximas semanas.

 

Confira Mais

Carnaval

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

  • Wilian Hendz de Souza

    Orra, datas erradas, tamanho e fontes fora de ordem, contrataram estagiário pra cuidar da pagina? Ta feio isto! Vão averiguar informação antes de publicar! E no mais sinceramente, mantenham um padrão no minimo quando quiserem passar a informação, nem site de 12 reais tem tantos erros na formatação quanto encontrei aqui!

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Manaus e Interior de AM

Parceiros nacionais

Seja um voluntário no Brasil
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.