Salvador sediará 10 jogos de futebol nas Olimpíadas

Vinícius Brito - 23/03/2016 Atualizada - 21/06/2016 1h11

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 chegarão ao Nordeste. Salvador (BA) será a única capital nordestina a receber jogos de futebol nas Olimpíadas, após contrato assinado nesta segunda-feira (21) entre a prefeitura do município e o Comitê Organizador dos Jogos. O Rio de Janeiro sedia as Olimpíadas, mas Manaus, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, agora, Salvador fazem parte do roteiro olímpico.

Secretário do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury afirma que Salvador receberá 10 jogos, dos quais sete serão disputados por seleções masculinas e três por femininas, no período de 4 a 10 de agosto, na Arena Fonte Nova – construída para a Copa do Mundo. O sorteio que definirá os times que passarão por Salvador será feito no Maracanã, no dia 14 de abril.

“Como a Fifa foi a realizadora da Copa do Mundo de 2014, deu para eles [organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016] verem quais as cidades onde houve melhor desempenho e receptividade”, falou Khoury à Agência Brasil.

“Salvador, conforme avaliação feita com quem veio para a Copa de 2014, foi uma das que tiveram mais destaque, isso pesou muito”, continuou o responsável pelo evento na capital baiana. Mas um desafio para a organização é trazer o turista do Rio ao Nordeste. “A ideia é que Salvador possa oferecer ao país uma agenda no mês de agosto para que o turista que vem de longe para o Brasil tenha vontade de ir não apenas ao Rio”.

Olimpíadas de 2012 deixaram a Seleção com a prata. Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

Olimpíadas de 2012 deixaram a Seleção com a prata. Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

Chama das Olimpíadas

A tocha olímpica vai ganhar as ruas de 24 cidades da Bahia, incluindo Salvador, de 19 a 27 de maio. A previsão é de que o símbolo chegue à capital no dia 24, mas é no dia 25 que a tocha passa pelos principais pontos turísticos da primeira capital do Brasil até chegar ao Farol da Barra, à noite, quando haverá o encerramento da celebração.

Sombra de 2012

A seleção masculina de futebol encerrou as Olimpíadas de Londres em 2012 com a medalha de prata. O ouro foi para a equipe do México. Na mesma época, a seleção brasileira de futebol feminino viu seu pior desempenho desde a campanha de 1996 em Atlanta (EUA), quando a modalidade esportiva passou a ter patamar olímpico. As brasileiras foram derrotadas pelo Japão, abortando o desejo nacional de chegar às semifinais.

Confira Mais

Esportivo

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Salvador e Interior de BA

Parceiros nacionais

Lista de serviços na região