Pontos Turísticos Belo Horizonte – Turismo BH – Minas Gerais

Kaio Ferreira - 29/10/2015 Atualizada - 20/09/2016 16h51

O turismo em BH é bastante movimentado, principalmente em épocas de férias.

Portadora do 5º maior PIB do país, a cidade foi eleita como a metrópole com a melhor qualidade de vida da América Latina (2009) e aparece como uma das melhores cidades para fazer negócio.

Os Pontos turísticos de Belo Horizonte como a Praça da Estação, a Feira da Lua – que ocorre todos os domingos, o Mercado Central e os inúmeros bares, pubs, restaurantes e cafés, são algumas das opções mais procuradas.

Com tantas opções, torna-se até difícil decidir o que visitar primeiro. Por esse motivo, a equipe do Confira Mais preparou uma página com principais pontos turísticos de BH, no intuito de ajudar na hora da escolha. Confira.

Principais pontos turísticos de Belo Horizonte

Para dar início, a Praça da Liberdade é um dos pontos turísticos que todo turista deve conhecer. Fundada em 1895 e situada no ponto mais alto da área inicial da cidade, a praça foi feita para a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias do Estado.

A Praça possui ainda fonte luminosa e coreto, com o traçado e os jardins inspirados no Palácio de Versalhes. O local é considerado um dos melhores para atividades ao ar livre, além de ser um dos pontos de passeio cultural, com diversos museus.

Um dos locais mais famosos e também palco de algumas das mais importantes partidas de futebol do país, o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, também entra na lista de turismo em BH. Inaugurado em 1965, o estádio já sediou cinco finais da Copa Libertadores da América, uma Copa Intercontinental e foi uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O Mineirão também abriga o Museu Brasileiro do Futebol, com o foco na história dos times de futebol mineiros.

Para aqueles que preferem aprofundar-se na cultura e história de Minas, o Memorial Minas Gerais Vale e o Palácio das Artes são dois dos principais museus da cidade. Tecnologia e interatividade, diversas exposições e entrada gratuita fazem parte do Memorial.

Já no Palácio das Artes, teatro, shows, orquestras, exposições e loja de artefatos são alguns dos atrativos. O espaço também é renomado por sua arquitetura e conta com um parque ao redor, com belos edifícios.

O Centro Cultural de Belo Horizonte, Palácio da Liberdade, Museu Histórico Abilio Barreto, Museu dos Brinquedos, entre outros, também são excelentes pontos para uma visita.

Já os fãs da vida noturna, podem optar pelos bares e pubs espalhados pela cidade. Entre eles, está o Circus Rock Bar, que possui um espaço destinado a shows de quinta a domingo com grandes bandas nacionais e covers de artistas internacionais. Drinques variados e cerveja fazem parte do cardápio.

Outra opção é o Lord Pub, uma das casas de show que fazem parte do Circuito do Rock. Ambiente climatizado, variedade nos drinques e serviço de qualidade são características de um dos lugares mais frequentados de BH.

Parques, zoológicos e programação para toda família

Um dos fatos mais interessantes de Belo Horizonte, é que quanto mais lugares se conhece, mais lugares tem para se conhecer. Além dos ambientes citados acima, espaços para crianças e passeio em família são sempre uma boa alternativa.

Por exemplo, o Parque Municipal Américo Reneé Giannetti – que é um dos mais tradicionais de BH. O ambiente é ideal para caminhadas ao ar livre, com árvores antigas e lagos. Parques infantis também fazem parte do cenário e garantem a diversão da criançada. Vale também ressaltar que o Parque abriga ainda o teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes.

O zoológico Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte é um ambiente que irá agradar toda a família, principalmente as crianças. Aquários, borboletários, várias espécies de plantas e animais, com uma linda vista da natureza durante todo o passeio. A entrada varia entre 5 e 6 reais, de acordo com o dia da semana.

O Aquário do São Francisco, o Parque Ecológico da Pampulha, a Lagoa Santa, o Parque das Mangabeiras e as grutas Rei do Mato e Lapinha são outros lugares que todo turista deve visitar quando for a Belo Horizonte.

Igrejas mais tradicionais de Belo Horizonte

Para encerrar o tour por Belo Horizonte – claro que nossa equipe não citou todos os pontos turísticos, porque são muitos – as Igrejas mais tradicionais da capital mineira, com belas arquiteturas e decoração antiga, merecem uma parada obrigatória.

A famosa Igreja de São Francisco de Assis foi projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943. Decorada por fora com azulejos em tom azul, a Igreja possui um lindo painel de Portinari, no qual está a via sacra assinada pelo mesmo. Uma loja de compras de souvenirs localiza-se na entrada, e para entrar, uma pequena taxa de entrada é cobrada. Vale lembrar que não é permitido fotografar o interior da igreja. Então, observar com atenção cada detalhe da Igreja de São Francisco de Assis faz toda a diferença.

Também vale a pena conferir: Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, Basílica Nossa Senhora de Lourdes, Igreja São José e a Igreja Batista da Lagoinha.

Confira Mais

Cultural

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Belo Horizonte e Interior de MG

Parceiros nacionais

Social Good Brasil
Seja um voluntário no Brasil
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.