Pontos Turísticos Boa Vista – Turismo RR – Roraima

Vinícius Brito - 01/04/2016 Atualizada - 20/09/2016 16h05

Banhada pelo rio Branco, Boa Vista, capital de Roraima tem cerca de 320 mil habitantes e é a capital do país mais distante de Brasília. O planejamento urbano do município lembra o formato de um leque e tem, como ponto de encontro das principais avenidas, um centro administrativo. Veja a seleção de pontos turísticos que o Confira Mais preparou.

Praça do Centro Cívico

O nome completo da atração é Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, mas os roraimenses costumam chamá-la apenas de Praça do Centro Cívico, por essa região ser palco de prédios administrativos. Ao redor da praça, que é central e ponto de cruzamento das principais avenidas da cidade, fica a sede dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário locais. Lá é possível passar pelo coreto e pelo Monumento ao Garimpeiro.

Vista do rio branco com vista de ponte ao fundo. Foto: Embratur/DivulgaçãoCC

Vista do rio branco com vista de ponte ao fundo. Foto: Embratur/DivulgaçãoCC

Monumento do Garimpeiro

O monumento – suspenso 14 metros do chão, com cerca de sete metros de altura e feito em alumínio – fica na Praça Cívica de Boa Vista há mais de 50 anos e resgata a história dos garimpeiros que chegaram a Roraima em busca de metais preciosos. A analogia à extração de metais é feita por um espelho d’água, sob a figura do garimpeiro.

Monumento aos pioneiros

Localizado na Praça Barreto Leite (de onde é possível avistar o rio Branco), o monumento tem cinco metros de altura e presta uma homenagem aos primeiros povos indígenas a habitar a região onde hoje fica o estado de Roraima.

Praça das Águas

A praça (no endereço da Avenida Capitão Ene Garcês) abriga o Portal do Milênio, obra em formato quadricular construída no início dos anos 2000 em comemoração ao novo século. Na região, o visitante também encontra lojinhas de artesanato e uma praça de alimentação.

Orla Taumanan

Inaugurada desde 2004, a orla suspensa sobre o rio Branco, principal curso d’água a passar pela capital de Roraima, abriga também um espaço de lazer e uma praça de alimentação. Da orla, é possível avistar a Ilha de São Sebastião e a Ponte dos Macuxis, assim como a Serra Grande, no município de Cantá (RR).

Matriz é tombada como patrimônio histórico. Foto: Embratur/Divulgação/CC

Matriz é tombada como patrimônio histórico. Foto: Embratur/Divulgação/CC

Igreja Matriz

O centro religioso é dedicado à Nossa Senhora do Carmo e está localizado na Rua Floriano Peixoto. A matriz foi construída por padres na década de 1920, sendo considerada a primeira igreja ao longo do rio Branco. Hoje o local, cuja arquitetura lembra prédios germânicos, é patrimônio histórico da capital roraimense.

Catedral Cristo Redentor

Com uma estrutura moderna (em comparação à Matriz) que pode lembrar símbolos amazônicos (como um barco e uma maloca), a catedral começou a ser construída no ano de 1968 e apenas em 1972 teve a obra concluída. Atualmente é um dos principais templos católicos em Boa Vista.

Confira Mais

Turismo

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Boa Vista e Interior de RR
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais