Pontos Turísticos Curitiba – Turismo PR – Paraná

Kaio Ferreira - 29/10/2015 Atualizada - 20/09/2016 18h15

Considerada a “Cidade Ecológica do Brasil”, Curitiba é a capital brasileira com maior índice de educação, menor índice de analfabetismo e melhor qualidade na educação básica.

Capital do estado do Paraná, região Sul do Brasil, Curitiba também é reconhecida internacionalmente por conta do seu modelo sustentável, qualidade de vida e dinamismo econômico.

A visibilidade da cidade também é causada por conta do clima, e claro, as obras de arquitetura e urbanismo, no qual fizeram de muitos pontos de Curitiba alguns dos mais frequentados pelos turistas.

Abaixo, você poderá conferir alguns do principais pontos turísticos de Curitiba.

Jardins, museus, praças e parques

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões-postais da capital, além de ser um lugar bastante procurado por turistas. O espaço possui um estilo romântico com grande variedade de plantas, estufa e ambiente arborizado. O passeio é ideal para casais, família e amigos.

A visita ao Museu Oscar Niemeyer já é válida apenas pela arquitetura do local, moderna, com design inovador. Para uma visita completa, a entrada ao Museu permite que os visitantes acompanhem algumas exposições, com grande acervo de obras à mostra. A área externa do ambiente conta ainda com lugar para descansar e realizar piquenique com a família.

Aqueles que desejarem aprofundar ainda mais na história de Curitiba, podem visitar o Museu do Holocausto de Curitiba. Os visitantes encontrarão belas exposições que narram a história da cidade, sendo possível fazer a visita guiada – acompanhada pelos guias. O ambiente é sério, pontual e organizado.

O passeio ao ar livre pelo Parque Barigui também surpreende a todos que o visitam. O parque é elogiado não só pelos turistas, mas também pelos próprios moradores de Curitiba, que reconhecem os valores encontrados no espaço. O parque tem uma região rica em lagos, árvores e plantas, assim como uma ótima estrutura com pista para patins, bicicleta, skate, pista de corrida, entre outros. O Parque Barigui ainda abriga animais como capivaras, patos e aves diversas.

Centro histórico, bosques e Arena da Baixada

A Arena da Baixada foi uma das arenas-sede da Copa do Mundo 2014. Após a reforma para a copa, o estádio acabou se tornando um dos pontos turísticos de Curitiba, por conta de sua arquitetura moderna e inovadora. A Arena é mais bonita ainda por dentro, com os assentos bem distribuídos e uma excelente visão do campo. Para os amantes do futebol, vale a pena uma visita.

O Bosque Alemão é uma das surpresas em Curitiba. O espaço é bastante verde, com árvores, plantas e uma trilha inspirada na história de João e Maria. No interior do bosque, há uma pequena biblioteca e casa de leitura. No início do passeio, é possível saborear algumas das delícias da culinária alemã, disponíveis na lanchonete do Bosque. O passeio é ideal para famílias, especialmente para as crianças.

O Centro Histórico de Curitiba encanta a todos por sua limpeza e conservação dos locais. Os pontos históricos podem ser visitados no mesmo dia, tais como bares, restaurantes, feira de artesanato (aos domingos), casarões antigos, entre outros. O Largo da Ordem, o Museu Paranaense e igrejas e praças são alguns dos atrativos do Centro Histórico de Curitiba.

Ilha do Mel, Bairro de Santa Felicidade e Memorial Ucraniano

Há muita arquitetura e pontos turísticos de sobra a serem explorados em Curitiba, como por exemplo, o Memorial Ucraniano. O espaço conta com as construções típicas da Ucrânia, que tem ainda exposição de ovos pintados a mão – tradição ucraniana. Além disso, o Memorial Ucraniano fica dentro do Parque Tingui, outro ponto turístico da cidade.

A boa gastronomia pode ser encontrada no Bairro de Santa Felicidade. Nele, encontram-se vários restaurantes (japonês, francês, italiano), com a maior parte voltada para a culinária italiana. Lojas de artesanato também fazem parte do cenário, assim como lojas de vinho, queijo e chocolate.

Para quem deseja maior contato com a natureza, calma, tranquilidade e fugir um pouco da cidade, a Ilha do Mel é uma escolha excelente. Os acessos são feitos por trilhas, ou por barco. Pousadas, bares e a incrível vista do mar fazem parte da Ilha do Mel.

Não deixe de visitar também o Parque Tanguá, a Estrada da Graciosa, a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), a Ópera do Arame, o Teatro HSBC, entre outros.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Curitiba e Interior do PR

Parceiros nacionais

Social Good Brasil
Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.