Pontos Turísticos Palmas – Turismo TO – Tocantins

Lucyanna Melo - 19/04/2016 Atualizada - 20/09/2016 16h34

Na maioria dos estados do Norte do Brasil, o contato com a Floresta Amazônica é praticamente absoluto, e no Tocantins não poderia ser diferente.

Com praias, parques ecológicos, cachoeiras e muita cultura para disseminar, todo o estado do Tocantins, que tem como capital a cidade de Palmas, merece ser desbravado.

Chegando ao estado no período certo, é possível aproveitar as conhecidas festas folclóricas da região; a mais famosa, no entanto, é a festa do Bumba meu Boi (ou Boi-bumbá), considerada Patrimônio Cultural do Brasil.

Sendo assim, vale a pena conferir os pontos turísticos em Palmas/Tocantins que o Confira Mais selecionou e que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Cachoeira da Roncadeira

Cachoeira da Roncadeira, localizada em Taquaruçu, Palmas-TO. (Foto: Cris Marques/Dentro do Mochilão)

Cachoeira da Roncadeira, localizada em Taquaruçu, Palmas-TO. (Foto: Cris Marques/Dentro do Mochilão)

Com uma queda d’água de mais de 70 metros – sendo a mais alta do estado – a Cachoeira da Roncadeira é uma das mais famosas do Tocantins. Muito procurada pelos turistas, a queda termina em uma piscina natural de água cristalina e gelada, rodeada pela paisagem espetacular de um pedaço da floresta. O acesso a cachoeira é feito por uma trilha de um pouco mais de dois quilômetros, no distrito de Taquaraçu que fica a aproximadamente 30 quilômetros da capital.

Bico do Papagaio

Praia em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, Tocantins. (Foto: Luís Lopes)

Praia em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, Tocantins. (Foto: Luís Lopes)

A região do Bico do Papagaio é a área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, e envolve dez municípios – Angico, Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Esperantina, Itaguatina, Praia Norte, São Bento, São Sebastião e Tocantinópolis. De rica história, sua descoberta envolve missionários religiosos e o desenvolvimento econômico da região se deu a partir do Babaçu. Com diversos atrativos turísticos, principalmente as praias formadas pelo Rio Araguaia, os municípios da região mantêm uma área de preservação amazônica e de encontros de rios.

Parque Estadual do Jalapão

Cachoeira da Formiga, no Parque Estadual do Jalapão, Tocantins - PA. (Foto: Filipe Gonzaga Ferreira)

Cachoeira da Formiga, no Parque Estadual do Jalapão, Tocantins – PA. (Foto: Filipe Gonzaga Ferreira)

Pouco conhecido por ser afastado e de difícil acesso, o Parque Estadual do Jalapão está entre as vistas mais bonitas do país, por ser cheio de vida e de cores que emanam da natureza. De clima desértico, as estradas de terra levam a verdadeiros oásis no meio do cerrado: cachoeiras, poços com águas cristalinas e dunas gigantes.

Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins. (Foto: Roberta Martins)

Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins. (Foto: Roberta Martins)

Por conta das grandes distâncias, o mais indicado é contratar pacotes em agências de viagens; e com tais pacotes conhecer as principais atrações do Parque, como a cachoeira da Velha, o Poço do Fervedouro, as Dunas e o Mirante, todos distantes entre si e próximos do município de Mateiros.

Parque Cesamar

Parque Cesamar, em Palmas-TO. (Foto: Fabiano Magro)

Parque Cesamar, em Palmas-TO. (Foto: Fabiano Magro)

O Parque Cesamar é uma das principais áreas verdes preservadas da capital Palmas. Muito utilizado pela população para o lazer, o parque possui muitos atrativos turísticos como uma trilha com mais de dois quilômetros, que serpenteia a mata típica do cerrado; um lago que oferece passeios e práticas esportivas. Além disso, a área verde possui aparelhos para atividades esportivas, programações para shows e eventos, bares e restaurantes com comidas típicas da região.

Praia do Prata

Praia do Prata, em Palmas-TO. (Foto: Amandina Morbeck)

Praia do Prata, em Palmas-TO. (Foto: Amandina Morbeck)

Um pouco afastada do centro da cidade, a Praia do Prata chama atenção pela tranquilidade às sombras das palhoças – instaladas dentro da água – e pela tela de proteção contra as piranhas, peixes comuns da localidade. O ambiente propicia aos visitantes lazer e boa culinária típica, baseada em peixes e frutos do mar. A Praia também é conhecida por realizar eventos culturais e esportivos.

 

Assinatura Colunista Lucyanna

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Palmas e Interior de TO
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais