Pontos Turísticos Rio Branco – Turismo AC – Acre

Vinícius Brito - 04/04/2016 Atualizada - 20/09/2016 16h06

Capital do estado do Acre e encrustada no meio da floresta tropical de maior diversidade do planeta, Rio Branco abriga 350 mil moradores.

Entre as atrações da cidade, há opções desde a Gameleira, calçadão à beira do rio Branco e cercado por casarios antigos do Centro, até a Biblioteca da Floresta, que reúne livros e material de pesquisa sobre o meio ambiente.

O Confira Mais preparou uma lista de sete pontos turísticos de Rio Branco – Acre.

Palácio Rio Branco

Construído na década de 1920 e inaugurado em 1930, o Palácio Acre (Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro) foi projetado pelo arquiteto alemão Alberto Massler, que se inspirou no estilo neoclássico e nas antigas construções gregas para fazer colunas dóricas e jônicas. O palácio passou por revitalização em 2002 e, três anos mais tarde, foi tombado após ser reconhecido como maior projeto arquitetônica do Acre.

No pátio do Palácio Rio Branco é possível ver o Obelisco dos Heróis da Revolução, em homenagem às pessoas que combateram na Revolução Acreana. O horário de funcionamento do órgão é de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h. Informações: (68) 3223-9340.

Palácio foi inaugurado em 1930 e tem inspiração neoclássica. Foto: EBC/Divulgação

Palácio foi inaugurado em 1930 e tem inspiração neoclássica. Foto: EBC/Divulgação

Calçadão da Gameleira

Um lugar que conta a história do Acre através, de um lado, do rio Branco e, do outro, do casario construído com o dinheiro da extração da borracha. É nessa área central e histórica que fica o Calçadão da Gameleira (Rua Senador Eduardo Asmar s/n, 2º Distrito), com prédios como o antigo Cine-Eden (hoje Cine Teatro Recreio), primeiro equipamento cultural da cidade. O nome da atração é uma homenagem à árvore homônima, símbolo de resistência para os moradores.

Parque Urbano Chico Mendes

Parque Chico Mendes, no Acre. (Foto: M. Calvet)

Parque Chico Mendes, no Acre. (Foto: M. Calvet)

O local foi construído em 2003 e leva o nome do seringueiro e líder ambiental Chico Mendes. Atualmente reúne mais de 100 artesões, com comércio em cerâmica, madeira, cipó, látex, além de lembrancinhas. Para visitar o Parque Urbano Chico Mendes (AC-40 sentido Senador Guiomard , KM 7), o funcionamento ocorre no horário de segunda a sábado, das 9h às 18h. Informações: (68) 3221-1913.

Mercado Velho

Construído na década de 1920 para abrigar o Mercado Municipal de Rio Branco, o popularmente conhecido Mercado Velho (Avenida Epaminondas Jácome, na margem esquerda do rio Acre) é um marco na história da capital, por ser considerado o primeiro prédio construído em alvenaria. Após revitalização, lojas tradicionais de artigos locais funcionam ao lado de cafés, lanchonetes e quiosques de souvenir. Para conhecer, basta chegar das 6h às 18h, em qualquer dia da semana.

Revitalizado, Mercado é opção para conhecer culinária local. Foto: Governo do Acre/Divulgação

Revitalizado, Mercado é opção para conhecer culinária local. Foto: Governo do Acre/Divulgação

Casa dos Povos da Floresta

Com arquitetura inspirada nas malocas indígenas e na forma geométrica de um quelônio (como a tartaruga), a Casa dos Povos da Floresta (Parque da Maternidade, Setor B, Centro) foi criada para homenagear os povos que formaram majoritariamente o estado do Acre. Com a inauguração em 2003, o equipamento passou a oferecer aos visitantes exposição de artesanatos e acervo audiovisual sobre a história local. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h. Informações: (68) 3224-5667.

Parque da Maternidade

O parque tem uma extensão de 6 mil metros e foi inaugurado em 2002. Ao longo do parque, ciclovias, pista de caminhada dividem espaço com pista de skate, museu, anfiteatro, restaurantes e até com uma biblioteca (a Biblioteca da Floresta). Informações: (68) 3223-6100.

Biblioteca da Floresta

Um lugar para reunir e preservar o conhecimento dos povos da Amazônia. Esse é um dos objetivos da Biblioteca da Floresta (localizada no Parque da Maternidade), que também promove exposições itinerantes sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; sábados, das 14h às 21h; domingos e feriados, das 16h às 21h. Informações: (68) 3223-9939.

Confira Mais

Turismo

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio Branco e Interior do AC
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais