Pontos Turísticos Vitória – Turismo ES – Espírito Santo

Lucyanna Melo - 02/03/2016 Atualizada - 20/09/2016 17h29

O estado do Espírito Santo é um imenso atrativo turístico para os amantes das belezas naturais e da história brasileira, pois, possui um patrimônio que conta sua história através dos séculos, preservando suas culturas e tradições.

O turismo no Espírito Santo está organizado em Rotas Turísticas – que não se prendem apenas à capital, Vitória – o que facilita o roteiro de quem está interessado em visitar lugares de seu interesse; referente as praias, ao ecoturismo ou a passeios por regiões históricas.

Além de ter um turismo voltado à diversão, o Espírito Santo também é referência no que se diz Turismo de Eventos e Negócios, estando na sexta posição do ranking nacional; e esse setor está em crescimento a cada ano.

Com diversão e tranquilidade para todos os gostos, vale a pena conferir os pontos turísticos que o Confira Mais selecionou e que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Litoral Capixaba

Litoral de Guarapari, um dos destinos mais procurados no Espírito Santo. (Foto: Caroline M.)

Litoral de Guarapari, um dos destinos mais procurados no Espírito Santo. (Foto: Caroline M.)

O Espírito Santo possui uma extensão de 400 quilômetros de litoral, sendo mais conhecido o litoral sul, por conta do famoso e tranquilo Balneário de Guarapari. Mas, tanto o litoral sul, quanto o litoral norte possuem suas belezas que não podem deixar de ser desfrutadas. Os caminhos para as praias são repletos de patrimônios históricos, que valem a pena serem conhecidos.

Conceição da Barra

Conceição da Barra, no Espírito Santo. (Foto: Juniorzzi)

Conceição da Barra, no Espírito Santo. (Foto: Juniorzzi)

Além das praias, Conceição da Barra, que fica na divisa com a Bahia, oferece passeios de barcos pelo rio Cricaré e suas comunidades ribeirinhas, que repassam as histórias locais e a cultura. Chegando em Conceição no período certo, pode-se aproveitar as festas folclóricas, como o tradicional Baile de São Benedito. Além desses atrativos, a praia de Guaxindiba é o encontro dos surfistas e dos que apreciam a tranquilidade.
Mais informações: http://conceicao-da-barra.blogspot.com.br/

Convento da Penha

Convento da Penha, localizado na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. (Foto: Dom Luiz de Orleáns e Bragança)

Convento da Penha, localizado na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. (Foto: Dom Luiz de Orleáns e Bragança)

Apesar das belezas das praias capixabas, o que chama atenção no Espírito Santo e também estampa os cartões postais, é o Convento da Penha, que está localizado no topo de um morro, e oferece uma esplendorosa vista panorâmica. Além de carregar uma história surpreendente, o convento, que também hospeda uma igreja – em funcionamento até hoje –, possui uma arquitetura esplendorosa que atravessa o tempo: são mais de 450 anos, o que o torna um dos prédios mais antigos do Brasil.
Mais informações: http://conventodapenha.org.br/

Parque Estadual da Pedra Azul

Parque Estadual da Pedra Azul, cartão postal da serra capixaba. (Foto: Luiz Felipe Gasparini)

Parque Estadual da Pedra Azul, cartão postal da serra capixaba. (Foto: Luiz Felipe Gasparini)

O Parque Estadual da Pedra Azul está localizado a apenas 43 quilômetros da capital Vitória e é uma das principais atrações do município de Domingos Martins. Com trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais, o parque abriga um dos principais cartões postais da serra capixaba – a pedra azul. Além dessa principal atração, o município também é bastante agradável, arborizado, com museus e centros culturais.
Mais informações: http://www.pedraazul.com.br/website/Site/Index.aspx

Parque Nacional do Caparaó

Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó, Espírito Santo. (Foto: Vitor Vecchi)

Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó, Espírito Santo. (Foto: Vitor Vecchi)

O Parque Nacional do Caparaó tem como objetivo preservar o que ainda resta da Mata Atlântica na região. Tem como principal atração o Pico da Bandeira, que em 1859 foi considerado o morro mais alto do país. Além do Pico, que do topo, oferece um espetáculo ao amanhecer, o Parque conta com diversas atividades, como trilhas para as cachoeiras e caminhadas.

Palácio Anchieta

Palácio Anchieta, no Espírito Santo. (Foto: Brunope)

Palácio Anchieta, no Espírito Santo. (Foto: Brunope)

Além de ser, atualmente, sede do Governo Estadual, o Palácio Anchieta abriga também um centro cultural aberto a exposições, tanto permanentes, quanto itinerantes, que valem ser conferidas na passagem pelo Espírito Santo. Na visitação ao prédio, basta passear pelos corredores para conhecer boa parte da história do Estado. A arquitetura, os achados arqueológicos, o mobiliário com peças francesas e a decoração são heranças deixadas por aqueles que construíram o Estado. Além disso, é aberto ao público um acervo com obras de pintores nacionais e internacionais.

Mais informações e programações do Palácio: http://www.palacioanchieta.es.gov.br/

Museu Vale

Museu Vale, localizado na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. (Foto: Fabio Gouveia)

Museu Vale, localizado na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. (Foto: Fabio Gouveia)

O Museu Vale é uma iniciativa da Fundação Vale, que procura trazer ações, projetos e programas culturais para as regiões onde a Vale está instalada. Com exposições, seminários e oficinas de arte, tal patrimônio histórico aproxima a população das culturas regionais, do passado e formação do Estado e do Brasil. Além de contemplar a arquitetura e as exposições na visitação ao museu, o turista também pode conferir as programações semanais das exposições temporárias.
Mais informações: http://museuvale.com/site/Website/Default.aspx

 

Assinatura Colunista Lucyanna

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Vitória e Interior de ES

Parceiros nacionais

Social Good Brasil
Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Seja um voluntário no Brasil