"

Novidades para o Carnaval de Salvador 2017 – Bahia

Bárbara Thamíres - 12/04/2016 Atualizada - 14/04/2016 0h31

Mesmo faltando muitos meses para o ano acabar e muito mais tempo para o Carnaval 2017, as novidades da folia do Carnaval de Salvador já estão sendo anunciadas.

O Governo do Estado e a Prefeitura da cidade anunciaram recentemente as primeiras informações oficiais. Segundo ACM Neto, prefeito, serão mais de 200 apresentações sem cordas por toda a cidade e a organização está feliz por ser uma operação reconhecida e levada como referência para vários estados e países.

Em 2016, a folia carnavalesca dos bairros já fez muito sucesso com os 10 pontos de animação escolhidos, e para 2017 a expectativa é que este número seja ainda maior. O Carnaval dos Bairros é considerado uma conquista e, independente da organização ou do prefeito, a tendência é sempre ampliar.

Neste ano, a estimativa de foliões por dia foi de aproximadamente 150 mil pessoas e o no total mais de 1 milhão brincou o Carnaval. O valor alto simbolizou um aumento de 10% comparado ao ano anterior.

A escolha das atrações do Carnaval de Salvador sempre são consideradas positivas e agradam as pessoas. Os shows dos circuitos tradicionais foram elogiados por Pedro Costa, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).

Em relação ao pré-Carnaval as mudanças adotadas em 2016 devem permanecer em 2017. Além do Furdunço, a comemoração contará mais uma vez com outra festa, porém ainda não se sabe se será o Fuzuê. O aumento dos dias, que passaram a ser sábado e domingo, foi uma decisão importante segundo Isaac Edington, presidente da Saltur.

A abertura oficial da comemoração continuará na quarta-feira, assim como aconteceu no último Carnaval. O prefeito analisa a mudança como uma decisão acertada, porém Maurício Barbosa, secretário da Segurança Pública, aparentemente demonstra uma certa preocupação.

A folia realizada pelos trios deve aumentar, para alegria dos foliões. O aumento está sendo analisado pela Bahiatursa, referente ao pipoca. A estratégia é aumentar o público no circuito e fortalecer as pessoas no local. Os dias e horários considerados mais fracos devem receber mais trios e atrações para atrair as pessoas. No último Carnaval o total de atrações sem cordas desfilando nos circuitos foi de aproximadamente 260.

Mesmo com uma boa aprovação do público e sendo considerado um sucesso, o prefeito afirmou que a festa precisa passar por pequenas mudanças. O principal ajusta é relacionado ao trânsito, já que no período comemorativo as vias ficam tomadas, principalmente a Avenida Centenário. O ponto de parada, localizado próximo do Calabar é um dos mais caóticos em relação ao congestionamento causado devido a folia.

Para quem gosta de comer durante o Carnaval, a notícia é boa. Além dos pontos instalados em Ondina e no Farol da Barra, o Carnaval de Salvador deve receber mais pontos com carros e food trucks. Dois dos locais que estão para receber a novidade são o Centenário e Adhemar de Barros.

Carnaval de Salvador no Pelourinho 2017

Pelourinho. Imagem: Fernando Dall'Acqua/Flickr (creative commons).

Pelourinho. Imagem: Fernando Dall’Acqua/Flickr (creative commons).

Organizado pelo Governo do Estado, a comemoração no local já tem o tema do próximo ano definido: Tropicália.

A temática foi escolhida devido os 50 anos e Jorge Portugal, secretário estadual da Cultura, informou que já entrou em contato com alguns artistas.

A reunião do conselho para debater as sugestões e traçar os planos do Carnaval de Salvador em 2017 será realizada em breve.

Programação e novidades Carnaval de Salvador 2017

Para acompanhar todas as novidades da festa e a programação, acesse o site: http://carnavalsalvadorbahia.com.br/

Confira Mais

Carnaval

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Salvador e Interior de BA

Parceiros nacionais

Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Social Good Brasil