Pontos Turísticos Porto Alegre – Turismo RS – Rio Grande do Sul

Kaio Ferreira - 29/10/2015 Atualizada - 09/10/2016 20h47

Uma das principais capitais do país, Porto Alegre é conhecida por conta do frio e é visitada por vários turistas, durante todo o ano.

Considerada uma das melhores cidades do Brasil para se morar, fazer negócios, trabalhar e se divertir, a capital gaúcha conta com diversos atrativos turísticos. Entre eles estão: monumentos, estádios, praias, museus, teatros, bares e restaurantes, entre outros.

Confira abaixo alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.

Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio

Como a paixão e a rivalidade entre os times de futebol de Porto Alegre são bastante evidentes, uma das paradas obrigatórias é justamente nos estádios dos maiores times da capital. A Arena do Grêmio é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. Após a reforma do antigo estádio – Olímpico – o clube ganhou um novo espaço, com mais tecnologia, telões de qualidade e acesso com mais facilidade. O estádio é um dos mais bonitos do país.

Outro grande estádio e cartão-postal da capital gaúcha, o estádio Beira-Rio,  pertence ao time do Internacional, rival do Grêmio. Localizado às margens do rio Guaíba, o Beira-Rio foi um dos estádios-sede da Copa do Mundo de 2014. Vale ressaltar que o estádio possui uma bela arquitetura, o que o torna um dos estádios mais modernos do país.

Museus, teatros e igrejas

Os amantes da arte, cultura e tecnologia poderão encontrar uma grande diversidade no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. O espaço é bastante interativo, com diferentes tipos de aprendizagem que envolvem biologia, física, matemática, história. O Museu conta ainda com monitores que explicam e tiram as dúvidas dos curiosos, além de dar toda atenção e suporte. A visita é válida para toda a família.

O clássico Teatro São Pedro é um ótimo lugar para espetáculos. Organização, acessibilidade e receptividade são algumas das características positivas do lugar. Depois da restauração do Teatro, o espaço passou a contar com uma boa acústica, excelentes acomodações e uma estética de tirar o fôlego. Para os amantes da cultura, o Teatro São Pedro merece uma visita completa.

Os mais religiosos e amantes da arquitetura encontrarão muita fé e beleza na Catedral Metropolitana. Construída no século XX, a Igreja tem fortes traços do período colonial. Entalhes em madeira e grandes vitrais coloridos substituíram os trabalhos em ouro, encontrado na maioria das catedrais da época. A Catedral Metropolitana é incrível, tanto por dentro, quanto por fora.

Parques, fundações e o lago Guaíba

O Parque da Farroupilha, mais conhecido como Parque da Rendenção, é um dos mais procurados atrativos turísticos de Porto Alegre. O cartão-postal é um dos mais tradicionais da capital do Rio Grande do Sul e é bastante visitado para a prática de esportes, passeios em família e entre amigos. Ainda há a opção de realizar um passeio no Lago do Parque da Redenção.

O Lago Guaíba é bastante frequentado pelos turistas, que buscam o belo pôr-do-sol visto do lago. O ambiente ao redor do Lago Guaíba conta com alguns barzinhos, um espaço para caminhadas e passeio de barco. Geralmente, os gaúchos preferem o passeio de barco no final da tarde.

Outro local com parada obrigatória para qualquer turista é o Instituto Iberê Camargo. Com uma arquitetura moderna, o prédio foi projetado por Álvaro Siza, um dos arquitetos mais prestigiados do mundo. Sua localização privilegiada proporciona aos visitantes um lindo pôr-do-sol.

Para quem planeja fazer uma viagem a Porto Alegre, outros pontos turísticos que também devem ser visitados são: Parque Moinhos de Vento, Mercado Público de Porto Alegre, Casa de Cultura Mário Quintana, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, entre outros.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Porto Alegre e Interior do RS

Parceiros nacionais

Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Social Good Brasil
Seja um voluntário no Brasil