Pontos Turísticos São Luís – Turismo MA – Maranhão

Lucyanna Melo - 23/02/2016 Atualizada - 20/09/2016 16h35

Com toda certeza, o Nordeste é a região mais desejada por quem procura passar as férias e o verão ao sol, banhados pelo mar, pela natureza e energia extremamente positiva, que é a nordestina.

Ao norte da região Nordeste, encontra-se o Maranhão, que tem como capital a cidade de São Luís, conhecida por ser um dos cenários da novela exibida pela Rede Globo Da Cor do Pecado. A exposição na TV de lugares como os Lençóis Maranhenses, por exemplo, atraiu os olhos do Brasil para o Maranhão, despertando o interesse de conhecer de perto o paraíso de dunas e água cristalina.

A novela acabou – já faz alguns anos – mas o Maranhão continua lindo e repleto de lugares incríveis. Então, vale a pena conferir os seis pontos turísticos desse destino encantador, que o Confira Mais separou, e que não podem ficar de fora do seu roteiro ao planejar a próxima viagem.

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses, na cidade de Barreirinhas-MA. (Foto: Vitor O.)

Lençóis Maranhenses, na cidade de Barreirinhas-MA. (Foto: Vitor O.)

Conhecido também como Parque Polo dos Lençóis, localiza-se no litoral do Maranhão e surpreende os turistas por suas lagoas entre as Dunas, envolvendo os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para essa beleza natural. As principais lagoas conhecidas são Lagoa Azul e Lagoa Bonita, que fazem jus aos nomes. Mais informações sobre os Lençóis Maranhenses: www.parquelencois.com.br

Centro Histórico de São Luís

Centro Histórico de São Luís, no Maranhão. (Foto: Flavia Pessoa)

Centro Histórico de São Luís, no Maranhão. (Foto: Flavia Pessoa)

Com quase quatro mil imóveis tombados pelo Iphan, o Centro Histórico de São Luís entra para o roteiro de visitas, no qual o turista passa pelas ruelas, praças e largos recontando e descobrindo a história da cidade. O bairro é formado por casarões revestidos por azulejos coloniais, que relembram o passado lusitano; tais casarões hoje, abrigam a cultura e o artesanato maranhense, como o Centro de Produção de Artesanato do Maranhão e a casa do Mestre Nhozinho Mais informações: www.visitesaoluis.com

Teatro Arthur Azevedo

Teatro Arthur Azevedo, em São Luís-MA. (Foto: Marcus Soares)

Teatro Arthur Azevedo, em São Luís-MA. (Foto: Marcus Soares)

Localizado no Centro de São Luís, o Teatro Arthur Azevedo é um deleite aos admiradores da arquitetura neoclássica. A visita ao teatro é apenas guiada, e leva o turista a conhecer a estrutura do prédio, o palco, os camarotes e as galerias expostas. Além de ser aberto à espetáculos (Conferir agenda do Teatro). Confira mais sobre o Teatro Monumento Arthur Azevedo: www.cultura.ma.gov.br

Alcântara – “A cidade que parou no tempo”

Município de Alcântara, no Maranhão. (Foto: Lucia Barreiros)

Município de Alcântara, no Maranhão. (Foto: Lucia Barreiros)

Integrando a região metropolitana de São Luís, o município de Alcântara encanta os olhos dos turistas por ser completamente histórica, com mais de 300 construções coloniais. Repleta de igrejas, ainda hoje conservadas e ruínas preservadas, como a Matriz de São Matias, cartão postal da cidade. Além de apreciar as maravilhas visuais de Alcântara, o sabor da iguaria típica – o doce de espécie – também deve ser apreciado, na passagem pela cidade.
Mais informações sobre Alcântara: www.feriasbrasil.com.br/ma/alcantara

Floresta dos Guarás

Floresta dos Guarás, localizada no litoral ocidental do Maranhão. (Foto: Frank Krämer)

Guarás, aves que dão nome à floresta. (Foto: Frank Krämer)

Um pequeno ecossistema brasileiro, considerado um santuário ecológico, a Floresta dos Guarás fica localizada no litoral ocidental do Maranhão, onde a Floresta Amazônica em sua fauna e flora, encontra o mar. O local conta com atrativos naturais e culturais, envolvendo os municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão. A Floresta dos Guarás leva esse nome em homenagem à ave de plumagem vermelha, que participa do cartão postal da região. Mais informações: www.belezasnaturais.com.br/conheca-a-floresta-dos-guaras-onde-a-amazonia-encontra-o-mar-maranhao/

Chapada das Mesas

Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão. (Foto: Otávio Nogueira)

Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão. (Foto: Otávio Nogueira)

Um misto de sertão, quedas d’água, cânions e cerrado, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é ideal para quem procura atividades radicais, como rafting, rapel e trilhas. As atrações do parque são as formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva, e que lembram mesas, dando assim, o nome ao parque.

Cachoeira São Romão - Chapada das Mesas - Maranhão

Cachoeira de São Romão, na Chapada das Mesas, localizada no Maranhão. (Foto: Otávio Nogueira)

A tranquilidade também pode ser garantida nos poços de águas cristalinas – Poço Azul e Encanto Azul – e nas cachoeiras, Santa Bárbara e São Romão, com quedas de até 76 metros.
Mais informações: www.chapadadasmesas.com.br

 

Assinatura Colunista Lucyanna

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Luís e Interior de MA
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais

Lista de serviços na região