Novidades da prova do Enem 2018 – Cobertura Resultado

Ygor Teixeira - 16/01/2018 Atualizada - 16/01/2018 11h38

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para cursos de graduação em universidades públicas e privadas no Brasil.

Em 2017, a prova do Enem foi realizada em 05 e 12 de novembro. Ainda não há informações sobre o processo seletivo em 2018.

O Ministério da Educação antecipou em um dia a divulgação do resultado do Enem 2017. Os vestibulandos podem acessar as notas no dia 18 de janeiro, através da Página do Participante (no endereço: www.enem.inep.gov.br/participante).

No entanto, a divulgação do boletim dos chamados treineiros, os participante do Enem que não estão no terceiro ano, serão liberados apenas 60 dias após 18 de fevereiro.

No último ano, o exame recebeu 6,7 milhões de inscrições de estudantes de todo país. Porém, o número de inscritos é menor do que em 2016 (8,6 milhões), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza a prova.

A baixa de inscritos é atribuída às mudanças na finalidade do Enem 2017, que deixa de certificar a conclusão do ensino médio. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que desde 2009 não era usada para esse fim, passará a diplomar os concluintes do ensino médio em diante.

Em janeiro de 2017, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria que flexibiliza o uso da nota do vestibular pelas instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Saiba mais sobre o impacto das novas regras no uso da nota do Enem.

O Enem 2016 registrou 30,4% de abstenção apenas na aplicação do mês de dezembro, com a qual o governo gastou R$ 236 milhões com provas não utilizadas pelos inscritos. A última aplicação do exame ocorreu em dias seguidos, de 07 a 08 de outubro de 2016.

Inscrições para o Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 ainda não estão abertas. Em 2017, o processo de inscrição foi realizado pelo site oficial do exame, que em 2017 está com um novo layout: www.enem.inep.gov.br/participante.

No momento da inscrição, o candidato deve informar a língua estrangeira de sua preferência, cidade onde deseja fazer o Enem, informar se já terminou o ensino médio, se está na última série, se está no ensino mas não termina em 2017, ou se não está cursando.

No final da etapa de inscrição do Enem 2017, foi apresentado um questionário socioeconômico, onde o candidato respondeu a perguntas como renda da família e profissão dos pais. Em 2017, o questionário contou com 27 questões.

Para validar a inscrição no Enem, gerou-se um boleto para pagar a taxa, no valor de R$82,00. Os alunos de escolas públicas e que terminam os estudos do ensino médio em 2017 recebem a isenção automática do valor da inscrição.

Critérios de isenção na taxa:

– Pessoas de família com renda familiar de 1,5 salário mínimo, ou menos, bolsista integral em escolas particulares ou estudantes que realizaram todo o Ensino Médio na rede pública.

– Concluintes que estão matriculados na rede pública.

– Pessoas de famílias com situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estão inscritos no CadÚnico.

Aplicativo do Inep: 

A inscrição no Enem 2017 não pode ser feita pelo aplicativo.

Após a reformulação para este ano, nele será possível conferir algumas novidades que não exigem o login, gabaritos, espelho da redação e o resultado individual do Enem 2017. O download está disponível para plataformas IOS e Android.

Novidades sobre o Enem 2018

Ainda não há novidades sobre o Enem 2018. No último ano, a realização das provas do Enem em 2017 foi nos dias 05 e 12 de novembro. Mendonça Filho afirmou à imprensa em dezembro de 2016 que o Enem não é “perfeito” e “comporta aprimoramentos”, mas negou que o ministério esteja insatisfeito com o atual modelo do vestibular.

Por que o resultado do Enem 2018 é tão importante?

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, começaram a ser aplicadas em 1998 como uma forma de avaliar os conhecimentos dos alunos que estavam concluindo o Ensino Médio.

Hoje, o ENEM é uma ferramenta imprescindível para a sua vida acadêmica. Com um bom resultado no Enem, é possível conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e ter  acesso a diversos programas de educação do Governo Federal:

Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

ProUni (Programa Universidade para Todos)

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica)

Ciências sem Fronteiras

Algumas universidades e institutos em Portugal também aceitarão o Resultado da Prova do ENEM em 2016 como uma maneira de ingressar em seus cursos de graduação. Confira aqui, os locais que aceitam a nota do ENEM em Portugal.

Dicas para conseguir um melhor resultado no Enem 2018

Quem saiu com poucas esperanças de um bom resultado no Enem, após a prova, já pode começar a se prepara para o Enem 2017. Confira a seguir algumas dicas.

Enem 2017: 5 temas que podem cair na redação

– Nota do Enem vale para concurso e intercâmbio

Motivos para fazer o Enem

– 21 instituições aceitam nota do Enem em Portugal

– Como evitar os principais erros que acontecem na Redação do Enem

Aplicativos de estudo para prova do Enem

Enem passa a considerar o novo acordo ortográfico 

5 dicas para melhorar o seu desempenho no Enem

Dicas para ser mais produtivo nos estudos para o Enem

7 dicas para se prepara para o Enem

Possíveis temas para prova de Redação do Enem 

Como estudar para o Enem pela Internet

O sistema Hora do Enem chega para ajudar os estudantes

Confira Mais

Educação

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Brasília e Distrito Federal

Parceiros nacionais

Revista Mensch. Imagem: Divulgação.
Social Good Brasil
Saúde Criança - Parceiro Nacional.