Banda de Ipanema – Programação Carnaval RJ

Douglas Layme - 28/01/2015 Atualizada - 29/01/2015 17h13

Em 2015 a Banda de Ipanema faz 50 anos e como é tradicional do carnaval carioca, o bloco, que arrasta mais de 40mil foliões, sairá nos dia 14 e 17 de fevereiro. O percurso começa na Rua Jangadeiros, seguindo pela Gomes Carneiro, Avenida Vieira Souti, Joana Angelica, Avenida Visconde de Pirajá e termina até a Praça General Osório. A concentração será as 17h30 e se encerra ás 22h.

Conheça um pouco da história da Banda de Ipanema:

Tendo como referência o clima interiorano de Ipanema e suas manifestações carnavalescas, a Banda de Ipanema surgiu com um grande clima de protesto e desabafo, criado por Albino Pinheiro, Ferdy Carneiro e alguns outros amigos, a banda de Ipanema foi as ruas pela primeira vez no primeiro carnaval após o golpe militar, a banda foi as ruas arrastando mais de 10 mil foliões, batendo de frente com a proibição de motim da época.
A marca registrada da banda é a faixa que é carregada no abre alas, desde o primeiro desfile a faixa com o lema ‘’Yolhesman Crisbeles’’ intriga as pessoas devido ao seu significado que levantava bastantes especulações, segundo um cordelista da Estação Pedro II da Central do Brasil, o lema significaria o grito do anjo exterminador no juízo final.

Banda de Ipanema: Divulgação.

Banda de Ipanema: Divulgação.

Nomes como Bibi Ferreira, Lúcio Rangel, João de Barro, Aracy de Almeida, Clara Nunes, Oscar Niemeyer, Martinho da Vila e Cartola já tiveram o privilégio de ser padrinhos e madrinhas do bloco, que completa 50 anos esse ano e acontecem todos os anos sempre 15 dias antes do carnaval.

Confira Mais

Carnaval

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Parceiros nacionais