Pontos Turísticos Rio de Janeiro – Turismo RJ

Lucyanna Melo - 19/04/2016 Atualizada - 17/05/2018 15h13

Conhecida mundialmente como “Cidade Maravilhosa”, a capital homônima do estado do Rio de Janeiro  faz jus ao nome. Com um cenário deslumbrante, a cidade é cortada por morros arborizados e em cada canto existe um pedaço da história.

Mas não só a cidade do Rio de Janeiro – RJ é de tirar o fôlego, como o estado em si possui inúmeros museus, praias, parques e outros lugares que valem a pena conhecer. As cidades metropolitanas fluminenses acompanham a capital em toda sua exuberância praieira e histórica.

Com tantas opções assim, a saída é se programar para visitar o destino o mais breve possível! Conheça abaixo os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro – RJ que o Confira Mais separou, e que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Cristo Redentor

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro-RJ, eleito em 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno. (Foto: Artyom Sharbatyan)

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro-RJ, eleito em 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno. (Foto: Artyom Sharbatyan)

O principal cartão postal do Rio de Janeiro é também um dos principais cartões postais do Brasil. O Cristo Redentor certamente é a primeira imagem do Brasil que vem à mente de qualquer estrangeiro, assim como é o primeiro ponto turístico procurado na cidade por turistas de outros lugares do país. Além de possuir uma vista excepcional da “Cidade Maravilhosa”, a famosa estátua recebe fiéis o ano inteiro, por também ser, claro, o símbolo principal do Cristianismo.

Cristo Redentor Rio de Janeiro RJ

Cristo Redentor, principal cartão postal do Rio de Janeiro-RJ. (Foto: Jorge Morales Piderit)

É possível visualizá-lo de longe, de vários pontos da cidade, mas nada comparado a subir o morro do Corcovado, onde fica localizado, e apreciá-lo de perto – o que pode ser feito tanto em um passeio de bondinho elétrico, como de carro. Na “base” do Cristo Redentor, existem restaurantes e comércios de artesanatos, onde é possível adquirir miniaturas da estátua, dentre outros itens.
Mais informações: http://www.corcovado.com.br/

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro-RJ. (Foto: Edgar Jiménez)

Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro-RJ. (Foto: Edgar Jiménez)

Conjunto formado por dois morros naturais, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Do mais alto ao mais baixo é feito um transporte de bondinho, que oferece uma vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro. Além dos Morros serem uma atração natural, existe na área de embarque dos bondinhos o Museu do Cocuruto, que conta a história desse transporte e curiosidades.
Mais informações: http://www.bondinho.com.br/

Jardim Botânico

Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ (Foto: Felipe Ventura)

Jardim Botânico do Rio de Janeiro – RJ (Foto: Felipe Ventura)

Com mais de 200 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o principal e maior do Brasil. Sua beleza é registrada nos cartões postais da cidade, com a alameda das Palmeiras Imperiais e o lago com vitórias régias. O espaço é repleto de verde e tem mais de 9 mil espécimes vegetais; além de ser um patrimônio tombado pelo Iphan.
Mais informações: http://www.jbrj.gov.br/

Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro-RJ, bastante procurada por quem deseja pedalar ou patinar, dentre outras atividades. (Foto: Halley Pacheco de Oliveira)

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro-RJ, bastante procurada por quem deseja pedalar ou patinar, dentre outras atividades. (Foto: Halley Pacheco de Oliveira)

Como a maioria dos atrativos turísticos do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas também é um cartão postal da cidade. Com cerca de 9,5 quilômetros de contorno, está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa os bairros do Leblon e Ipanema. Os atrativos estão às margens da Lagoa, como a ciclovia, pista de cooper, quadras esportivas e outras atividades relacionadas a água, como o remo e o pedalinho; além de um pequeno centro gastronômico que oferece diversidade culinária.
Mais informações: http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/lagoa.html

Arcos da Lapa

Arcos da Lapa Rio de Janeiro RJ

Arcos da Lapa, antigo Aqueduto da Carioca. (Foto: Rodrigo Soldon)

No bairro da Lapa, os famosos Arcos da Lapa, antigo Aqueduto da Carioca, possuem 270 metros de comprimento e são considerados a maior obra arquitetônica realizada no Brasil durante o período colonial. O local, construído no século XVIII, é cenário conhecido de diversas cenas de novelas e videoclipes, por este motivo, é facilmente reconhecido por aqueles que visitam o Rio de Janeiro. Além de cartão postal, atualmente funciona como viaduto para outra grande atração da cidade: os bondes que ligam a Estação da Carioca ao bairro de Santa Teresa. O local representa o Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.

Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro-RJ, vista de cima. (Foto: Halley Pacheco de Oliveira)

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro-RJ, vista de cima. (Foto: Halley Pacheco de Oliveira)

Uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, listada pela Unesco, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro localiza-se na Av. Rio Branco e preserva os manuscritos trazidos pela Família Real em 1808. O prédio é de uma arquitetura estonteante e guarda inúmeras raridades, muitas delas só exibidas em mostras especiais. É uma atração essencial aos amantes da literatura, da história e da arquitetura.
Mais informações: http://www.bn.br/

Bairro de Santa Teresa

Bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ (Foto: Rodrigo Soldon)

Bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ (Foto: Rodrigo Soldon)

Um dos cenários mais coloridos do Rio de Janeiro, o bairro de Santa Teresa fica no alto de uma colina cortada por bondinhos elétricos. É lá que se encontra a Escadaria de Santa Teresa, uma das principais atrações turísticas da cidade. O local é repleto de largos e sobrados que abrigam ateliês, espaços culturais, lojas de artesanato, bares e restaurantes. Além disso, a mais famosa escadaria da cidade – Selarón, que é feita com mosaicos multicolores – fica na subida para o bairro e também é um cartão postal da cidade.
Mais informações: https://www.airbnb.com.br/locations/rio-de-janeiro/santa-teresa

Cidade de Paraty

Paraty fica localizada no litoral sul do Rio de Janeiro. (Foto: Mariordo Mario Roberto Duran Ortiz)

Paraty fica localizada no litoral sul do Rio de Janeiro. (Foto: Mariordo Mario Roberto Duran Ortiz)

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de Paraty, conhecida também como Cidade Colonial, preserva até hoje os seus encantos arquitetônicos e naturais, demonstrados nos casarões e igrejas revestidas de cerâmicas. Além de ser um mergulho na história brasileira, Paraty também oferece um diversificado atrativo turístico, como o Ecoturismo, que desbrava os Parques e Reservas ecológicas, como também cachoeiras, ilhas e praias.
Mais informações: http://www.paraty.com.br/index.asp

Cidade de Angra dos Reis

A famosa cidade de Angra dos Reis fica localizada ao sul do estado do Rio de Janeiro. (Foto: Sonia Leite Cortez)

A famosa cidade de Angra dos Reis fica localizada ao sul do estado do Rio de Janeiro. (Foto: Sonia Leite Cortez)

O encanto da costa verde fluminense, continua deslumbrando os turistas com suas águas cristalinas e ilhas repletas de belezas. Angra dos Reis é conhecida pelas suas 365 ilhas e duas mil praias repletas de lendas, belezas naturais e badalações. Dentre todas as suas ilhas, a Ilha Grande se sobressai por suas trilhas, cachoeiras e praias desertas.
Mais informações: http://www.ilhagrande.com.br/

 

Assinatura Colunista Lucyanna

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio de Janeiro e Interior do RJ

Parceiros nacionais