Como fazer uma quadrilha de São João

Kaio Ferreira - 26/06/2016 Atualizada - 07/07/2016 1h21

Eita, que a época mais festeira do ano está chegando. Exatamente. Chega o mês de junho, e com ele, o São João.

Muita festa, dança, forró, comida típica, quadrilha, fogueira, alegria e gente bonita. E para você, que quer entrar no clima junino, nós preparamos algumas dicas sobre como fazer uma quadrilha de São João.

Primeiro, é necessário um lugar no mínimo espaçoso. Claro, não dá para dançar quadrilha dentro do seu quarto. Já tem o lugar? Ótimo, agora é só chamar os convidados. Não esqueça da música: uma boa banda de forró resolve, ou, um bom equipamento de som.

Tem tudo isso pronto? Agora você precisa aprender os passos de quadrilha. Vamos lá!

E seguem os cumprimentos na quadrilha. / Imagem: Divulgação.

E seguem os cumprimentos na quadrilha. / Imagem: Divulgação.

1. Olha a cobra!

Esse é um dos passos mais clássicos de uma quadrilha junina. Sempre que alguém gritar olha a cobra (olha a chuva, ponte caiu, entre outros), os pares invertem a direção que estavam andando e segue o ritmo.

2. Olha o túnel!

É tão fácil que não precisa nem ensinar, não é mesmo? Os casais entram em fila de mãos dadas e param um de frente para o outro. A medida que os casais foram parando, o outro passa por debaixo e continua a festança.

3. Caracol e desviar!

No caracol, as damas e os cavalheiros estão em fila única. Ao ouvir esse comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira até formar o caracol. Quando alguém gritar desviar, o primeiro da fila desenrola o caracol.

A animação das quadrilhas juninas acontece todo mês de Junho. / Imagem: Divulgação.

A animação das quadrilhas juninas acontece todo mês de Junho. / Imagem: Divulgação.

4. Coroar damas e cavalheiros!

Os moços seguram as mãos sobre as cabeças das damas, e após isso, ao abaixar os braços, as damas são tomadas pela cintura. Para coroar os cavalheiros, é a mesma coisa, mas as damas que fazem os movimentos, claro.

5. Improvise!

Sim, caso você tenha lido todas as dicas e ainda assim não saiba executar os movimentos, não tem problema. Temos uma técnica infalível chamada “improviso”. Pegue seu par e mexa o corpo, ao som do bom e velho forró. Só cuidado para não pisar no pé do seu par, certo?

Agora saia do sofá, pegue seu par e vá curtir o São João. Aqui neste link você vai encontrar informações sobre as maiores festas de São João do país, para não ter desculpas de que você não sabia.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Paulo e Interior de SP

Parceiros nacionais