"Olha a cobra! É mentira!", uma das frases clássicas do São João. Imagem: Divulgação.
Eita, que a época mais festeira do ano está chegando. Exatamente. Chega o mês de junho, e com ele, o São João.
Muita festa, dança, forró, comida típica, quadrilha, fogueira, alegria e gente bonita. E para você, que quer entrar no clima junino, nós preparamos algumas dicas sobre como fazer uma quadrilha de São João.
Primeiro, é necessário um lugar no mínimo espaçoso. Claro, não dá para dançar quadrilha dentro do seu quarto. Já tem o lugar? Ótimo, agora é só chamar os convidados. Não esqueça da música: uma boa banda de forró resolve, ou, um bom equipamento de som.
Tem tudo isso pronto? Agora você precisa aprender os passos de quadrilha. Vamos lá!
1. Olha a cobra!
Esse é um dos passos mais clássicos de uma quadrilha junina. Sempre que alguém gritar olha a cobra (olha a chuva, ponte caiu, entre outros), os pares invertem a direção que estavam andando e segue o ritmo.
2. Olha o túnel!
É tão fácil que não precisa nem ensinar, não é mesmo? Os casais entram em fila de mãos dadas e param um de frente para o outro. A medida que os casais foram parando, o outro passa por debaixo e continua a festança.
3. Caracol e desviar!
No caracol, as damas e os cavalheiros estão em fila única. Ao ouvir esse comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira até formar o caracol. Quando alguém gritar desviar, o primeiro da fila desenrola o caracol.
4. Coroar damas e cavalheiros!
Os moços seguram as mãos sobre as cabeças das damas, e após isso, ao abaixar os braços, as damas são tomadas pela cintura. Para coroar os cavalheiros, é a mesma coisa, mas as damas que fazem os movimentos, claro.
5. Improvise!
Sim, caso você tenha lido todas as dicas e ainda assim não saiba executar os movimentos, não tem problema. Temos uma técnica infalível chamada “improviso”. Pegue seu par e mexa o corpo, ao som do bom e velho forró. Só cuidado para não pisar no pé do seu par, certo?
Agora saia do sofá, pegue seu par e vá curtir o São João. Aqui neste link você vai encontrar informações sobre as maiores festas de São João do país, para não ter desculpas de que você não sabia.
Não encontrou o que queria ou identificou erros?
Comentários