Estudar para o Enem – Dicas de como ser produtivo

Bárbara Valdez - 09/03/2016 Atualizada - 29/03/2016 18h41

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o momento mais esperado pelos estudantes que querem entrar numa universidade. A expectativa de tirar uma boa nota deixa muita gente ansiosa, mas como dar conta de tanto conteúdo em pouco menos de um ano? Foi pensando nisso que elaboramos esse texto. Assim, fique atento e acompanhe nossas dicas.

1 – Não adie conteúdo pensando que sempre dá pra esperar mais um pouco. Da matéria de filosofia e literatura até química e trigonometria são muitos detalhes que precisam de tempo para serem compreendidos. Assim, quanto antes você começar, mais fácil será dar conta de tudo.

estudar5

2 –Tenha um planejamento. Se todos os conteúdos ficarem misturados, você pode se perder nas matérias e deixar passar algum assunto. Assim, o ideal é montar uma agenda e organizar o que vai estudar em cada dia e por quanto tempo. Ah, não esqueça de programar tempo para a diversão!

enem-estudar

3 – Evite distrações. É realmente tentador dar uma olhada no Facebook ou completar  o desafio no World of Warcraft enquanto lê um pouco de geometria, por exemplo. Mas se você se distrair na hora de estudar, vai absorver pouco conteúdo e o mais provável é que ao terminar o assunto fique com a sensação de não ter entendido nada. Por isso, desligue o telefone, Facebook e  jogos  na hora dos estudos.

tumblr_ny2zdqxpQ91sy6agho1_500

4 – Revise as matérias. O cérebro tende a descartar informações que não são usadas regularmente, assim se você estudar um assunto somente uma vez, a tendência é esquecer tudo ao longo do tempo. Faça revisões regulares. Especialistas sugerem uma revisão de 10 minutos a cada 1h de conteúdo apreendido.

enem-estudar

5 – Exercite seu cérebro. Jogos de raciocínio lógico ou mesmo exercícios como caminhada e meditação ajudam a manter a concentração, relaxam e deixam o cérebro mais produtivo. Elas combatem o estresse e liberam substancias como endorfina, responsável pela sensação de prazer.

forca-de-vontade

6 – Faça estudos multimídia. Estamos na era digital, então por que os estudos precisam ficar restritos aos livros. Veja filmes que tenham relação com História, Literatura ou Filosofia, por exemplo. Acompanhe aulas virtuais no YouTube – vários sites oferecem conteúdo gratuito, como o Oficina do Estudante ou o Descomplica. Vá ao museu, assista aos noticiários. Seja global.

enem-estudar

7 – Pratique com simulados. É interessante treinar fazendo provas do Enem de anos anteriores, assim, além de ver o conteúdo aplicado na prática, você já se acostuma com o volume de leitura necessário para resolver as questões e monitora seu tempo.

ezgif.com-crop

8 – Tenha uma alimentação regular, mas evite o junk food (salgadinhos, refrigerantes, fast food). Comidas muito pesadas e gordurosas deixam seu corpo cansado e com baixos nutrientes. Assim, você terá dificuldades de concentração e não será produtivo nos estudos.

enem-estudar

9 – Divirta-se. Você precisa estudar para conseguir ter conhecimento, mas se livrar um pouco da tensão também é importante. Separe um tempo para sair com os amigos, ir à praia ou faça qualquer outro programa que goste. Isso vai mantê-lo  motivado .

tumblr_lhb9zuAmXF1qcwsd8o1_500

10 – Durma bem. Para recarregar as energias depois de cada dia de esforço contínuo você precisa dormir bem. Estar descansado faz com que você mantenha um ritmo constante de estudos, sem ficar fadigado. Durma no minimo 8h.

garfield

 

 

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Paulo e Interior de SP
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais