O Fantasma do Futuro 2017 – Melhores Filmes – Lançamentos

Rafael Monteiro - 25/10/2016 Atualizada - 25/10/2016 18h01

Em 2017, mais uma tentativa de adaptação hollywoodiana de uma obra-prima da Animação Japonesa virá ao público pelos cinemas de todo o mundo. O clássico de Masamune Shirow O Fantasma do Futuro terá sua mais nova versão – agora em live action.

Dirigido por Rupert Sanders, conhecido por ter dirigido o filme Branca de Neve e o Caçador, de 2012, O Fantasma do Futuro tem como sua estrela, interpretando uma policial-cyborg, a atriz renomada Scarlett Johansson.

A escolha da Scarlett não agradou a todos, mesmo com seus talentos nunca entrando em questão. A principal crítica que sua escolha recebeu e continua recebendo é de que a personagem em sua forma original não só era japonesa mas era considerada por muito uma alegoria para o Japão em si. Assim, a escolha de uma atriz Americana e branca se qualificava como mais um episódio do rotineiro white-washing hollywoodiano.

Sinopse O Fantasma do Futuro

No futuro, com todo o planeta conectado virtualmente graças aos avanços da tecnologia e da internet, um Hacker acaba se tornando uma séria ameaça ao mundo e, especificamente, ao Japão. Lá, a força policial, composta por cyborgs, começa a tentar trazer o criminoso à justiça.

Discussão e influência

Originalmente produzidos como um Mangá no fim dos anos 80, O Fantasma do Futuro começou a entrar para a história com sua primeira adaptação cinematográfica, em 1995, como animação. Posteriormente, a história recebeu mais diversas versões e continuações, a mais recente sendo a animação de 2015, O Fantasma do Futuro: O Novo Filme.

A influência da história, originalmente do mangaká Masamune Shirow, é tanta que muitos demonstram paralelos de clássicos do cinema americano moderno com o conto japonês, incluindo Avatar de James Cameron e AI: Inteligência Artificial de Steven Spielberg. As Irmãs Wachowski, conhecidas como alguns dos maiores nomes da ficção científica nos cinemas, já listaram O Fantasma do Futuro como uma de suas influencias diversas vezes.

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • São Paulo e Interior de SP

Parceiros nacionais

Seja um voluntário no Brasil
Saúde Criança - Parceiro Nacional.
Revista Mensch. Imagem: Divulgação.