Quadrilhas Juninas São João Campina Grande e PB

Bárbara Thamíres - 07/06/2017 Atualizada - 15/05/2018 21h15

Um dos principais destaques do São João de Campina Grande são as Quadrilhas Juninas, que anualmente animam e colorem a festa com novas músicas, danças e roupas.

As apresentações enchem os olhos do público e já se tornaram um símbolo da festa. Várias pessoas e grupos passam meses realizando os preparativos para o grande dia. O público é grande e muitos são visitantes de outras cidades.

Originária de danças realizadas no passado, a quadrilha junina também é conhecida como dança caipira e festa matura, e se popularizou principalmente no Nordeste. Mesmo sendo bastante típica da região, foi introduzida no país em 1820 no Rio de Janeiro, através da elite imperial.

As apresentações das quadrilhas durante a comemoração junina apresentam uma história que é contada através dos passos, da música escolhida e do figurino.

A beleza surpreende, mas os gastos com os preparativos são altos. Para quem não participa ou é envolvido no meio, os número podem assustar e surpreender. Os investimentos dos grupos que participam na Paraíba podem, segundo a Segundo a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, ficar próximos a R$ 200 mil.

Engana-se quem pensa que o gasto está apenas relacionado com as roupas super trabalhadas. Atualmente, boa parte do valor também é destinada à atividades terceirizadas. Um exemplo é a contratação de profissionais responsáveis pelo som, bandas e grupos completos e o aluguel de diversos equipamentos eletrônicos.

As quadrilhas costumam ser formadas por grupos entre 150 e 200 pessoas, entre coreógrafos, dançarinos, agente, organizadores e outros profissionais. A preparação começa cedo, cerca de 10 meses antes do São João e boa parte inicia a etapa de ensaios no mês de setembro.

Confira aqui a programação das quadrilhas dentro dos polos do São João de Campina Grande.  Na fan page oficial também são divulgadas diariamente novidades: https://www.facebook.com/maiorsjdomundo/

Para 2018, as disputas foram iniciadas no início de junho. A primeira etapa do evento, onde são escolhidas três quadrilhas para participar do Campeonato Paraibano é realizada entre as regiões da paraíba, e esses locais são divididos em 8 zonas.

A segunda etapa classifica duas quadrilhas para seguir para o Campeonato Nordeste. Após, cada estado da região participa da competição com uma quadrilha.

As melhores quadrilhas da competição seguem para o Campeonato Brasileiro, e a grande final será realizada em no estado do Pará, em Belém.

O evento também é conhecido por bater recordes, em 2016 o São João de Campina Grande contou com a ‘maior quadrilha junina do mundo’, composta por 746 pares. Dona do título e do recorde desde 2013, o número foi atestado pelo Instituto Rank Brasil.

Quadrilhas Juninas do São João de Campina Grande

As quadrilhas juninas do São João de Campina Grande são tradicionais no evento. Confira neste link como funcionam as etapas dos concursos e saiba mais sobre as quadrilhas de Campina Grande.

Programação das apresentações das quadrilhas juninas para o ano de 2018:

Dia 6 de junho, na 1ª Noite Agreste, dia 6 de junho:

1ª – Cheiro de Malícia – (Massaranduba)
2ª – Chamego Medonho – (Esperança)
3ª – Mandacaru – (Alcantil)
4ª – Arriba Saia – (Queimadas)
5ª – Evolução – (Puxinanã)
6ª – Moleka Junina – (Remígio)

Dia 7 de junho, na 2ª Noite Agreste, se apresentam:

1ª – Luar do Sertão – (Damião)
2ª – Filhos do Sertão – (Cacimba de Dentro)
3ª – Junina Diva – (Barra de Santa Rosa)
4ª – Paixão Junina – (Cuité)
5ª – Amor Caipira – (Areial)
6ª – Só Pra Você – (Remígio)

Dia 8 de junho, na 1ª Noite Campina, as quadrilhas juninas se apresentam na seguinte ordem:

1ª – Arraial da Felicidade
2ª – Cestinha de Flores
3ª – Cambebas
4ª – Expressão
5ª – Moleka 100 Vergonha
6ª – Pisada Nordestina

A 2ª Noite Campina, e último dia de apresentações, será no dia 9 de junho com as quadrilhas juninas:

1ª- Trilha Junina
2ª- Filhos de Campina
3ª- Mistura Gostosa
4ª- Rojão do Forró
5ª- Tradição da Serra
6ª- Arraial em Paris

Confira Mais

CulturalSão João

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • João Pessoa e Interior da PB

Parceiros nacionais

Lista de serviços na região