Yane Marques será a porta-bandeira do Brasil na Abertura dos Jogos

Vinícius Brito - 01/08/2016 Atualizada - 11/09/2016 0h10

Um dos mistérios da cerimônia de Abertura das Olimpíadas Rio-2016 foi revelado no dia 31 de julho, em rede nacional.

Nordestina e pentatleta, a pernambucana Yane Marques será a porta-bandeira do time Brasil na Abertura da competição, marcada para a data de 05 de agosto, às 20h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A confirmação foi dada após Yane Marques vencer uma votação proposta pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e divulgada pelo programa Fantástico (Rede Globo), com 49% dos votos válidos.

No páreo, disputaram com a pentatleta o velejador Robert Scheidt e o jogador de vôlei Serginho. Dos três elegíveis, apenas Scheidt, considerado o mais vitorioso esportista olímpico do país, já havia segurado a bandeira nacional nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Ao final da votação, Robert Scheidt recebeu 11% dos votos e o líbero da seleção brasileira de vôlei, 40%.

Saiba tudo sobre a programação da Abertura das Olimpíadas Rio-2016

Yane não pretendia ir à cerimônia inaugural dos Jogos e segundo o treinador dela, Alexandre França, ela apenas chegaria ao Rio de Janeiro na segunda semana de agosto. A estreia da desportista na competição será no dia 18 de agosto.

Natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, Yane Marques ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), antes já havia garantido o ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto (2015) e nos Jogos Pan-americanos do Rio (2007). No currículo, ela ainda guarda medalhas de prata e ouro em disputas na América Latina.

Ao COB, ela falou que o tenista Gustavo Kuerten foi um ídolo no esporte para ela. Com os treinadores Alexandre França e Thales Metre, ela representa a Comissão de Desportos do Exército (CDE).

A primeira mulher a carregar o símbolo nacional nos Jogos foi a jogadora de vôlei Sandra Pires, que ao lado de Jacqueline Silva ganhou medalha de ouro em Atlanta (1996). O último atleta a conduzir a bandeira do país em uma cerimônia de Abertura foi Rodrigo Pessoa, do hipismo, nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Confira Mais

Esportivo

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Você deve estar logado para poder comentar.

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Rio de Janeiro e Interior do RJ
Esta Agenda de Shows ainda não foi atualizada por nossa equipe.

Parceiros nacionais