No Recife, Homem da Meia Noite define tema do Carnaval 2017

Vinícius B. - 25/11/2016 Atualizada - 02/12/2016 16h34

Começa a contagem regressiva para o Carnaval e em Olinda e Recife não seria diferente. Na manhã do dia 08 de novembro, um dos principais blocos da Região Metropolitana divulgou o tema para 2017.

O Homem da Meia Noite irá homenagear as tradições afrodescendentes com o tema “Negro Rei”.

Tradicional no Sábado de Zé Pereira, o bloco ocupará as ruas de Olinda na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2017, no ano em que completa 85 anos de fundação.

O clube anunciou que o desfile do “Calunga” deverá recordar Maestro Israel de França, o Maracatu Leão Coroado e o dançarino Paulo Cristo. A roupa do boneco gigante também seguirá os acordes e será confeccionada pelo grupo de coco Bongá de Olinda para remeter ao tema deste ano.

Presidente do Clube, Luiz Adolpho disse à imprensa que era uma honra para o Homem da Meia Noite prestar uma homenagem ao Maracatu Leão Coroado, “patrimônio vivo do nosso estado”, falou. Ele também reverenciou Israel França e Paulo Cristo, ambos intimamente ligados ao Carnaval de Pernambuco.

Uma das mais tradicionais de Olinda, bloco completa 85 anos de fundação em 2017. Foto: Site Oficial/Divulgação

Um dos mais tradicionais de Olinda, bloco completa 85 anos de fundação em 2017. Foto: Site Oficial/Divulgação

Para participar do bloco e guardar a recordação, as camisas para o desfile de 85 anos do Homem da Meia Noite estão à venda no Clube, localizado no Largo do Bonsucesso, em Olinda, e custam R$ 35.

Atualmente, o percurso do Homem da Meia Noite é de cerca de 5 km, percorridos em cinco horas de desfile pelas ruas de Olinda – mas no passado os foliões já andaram até 30 km atrás do bloco! Em uma espécie de ritual, oferecem-se ao “Calunga” orações, cachaça e flores.

O primeiro desfile do bloco surgiu no ano de 1932, com a intenção de dar início aos festejos do Carnaval de Olinda. A fundação do bloco é atribuída a seis homens, entre eles Benedito Bernardino da Silva, Sebastião Bernardino da Silva, Eliodoro Pereira da Silva, Luciano Anacleto de Queiroz,Cosme José dos Santos e Manoel Joaquim dos Santos.

Últimos temas

Em 2015, o bloco decidiu homenagear as tradições com o tema “O místico, o mágico e o fantástico”. Em ano de Copa do Mundo, “Gigantes do Meu Brasil: Carnaval e Futebol” foi o tema de 2014, que propôs uma aproximação das duas práticas nacionais. Já “Catadores, Sustentabilidade e Vida” foi o recado do Homem da Meia Noite em 2013.

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Recife e Interior de PE

Parceiros em Pernambuco

Doutores da Alegria
NACC

Parceiros nacionais

Social Good Brasil
Seja um voluntário no Brasil
Saúde Criança - Parceiro Nacional.