Terapia Floral em Recife – Saiba tudo sobre Florais de Bach

Vinícius B. - 04/10/2017 Atualizada - 16/11/2017 22h12

O Confira Mais realizou uma pesquisa especial sobre terapias com florais e entrevistou a terapeuta Vânia Santos que trabalha com terapia floral em Recife há 5 anos. O resultado você confere a seguir.

O que são os florais?

O termo designa uma série de essências energéticas que são extraídas de flores.

A principal função de fazer a terapia floral é que esse método equilibra pensamentos, emoções e sentimentos. Além disso, há florais específicos para tratar sintomas como medo, estresse e intolerância.

Mas atenção: essa terapia não pode ser confundida com a fitoterapia, pois apenas a parte energética da planta é usada para o processo de cura.

Há comprovação científica?

Sobre confirmação científica, há pesquisas que comparam a análise química de pessoas que usam floral, mas há dificuldade em tornar evidente onde os florais atuam no corpo. Não faltam, porém, testemunhas de doentes que se curaram usando apenas o floral.

Como foi criada a Terapia Floral de Bach?

A terapia foi desenvolvida pelo médico homeopata Edward Bach, que nasceu a 24 de setembro de 1886, em Moseley, na Inglaterra.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bach observou que seus pacientes tinham melhora e outros não, apesar de medicados com o mesmo remédio.

A partir disso, o médico percebeu que, além do remédio, o estado emocional influencia na cura dos pacientes.

Com o tempo, Bach desenvolveu o sistema que atualmente tem 38 essências, como Agrimony, Centaury, Cerato, Cherry Plum, Aspen, Beech e Chicory Clematis.

No entanto, apenas no Brasil há outros 17 sistemas dessa terapia com os quais surgiram mais de 100 novas essências.

Quais as diferenças entre os sistemas?

A diferença entre os sistemas de florais está na especificidade da essência, de forma que, enquanto em Bach há florais para diminuir o medo, outras terapias vão criar remédio específicos para quem tem medo de se relacionar, por exemplo.

Como são preparados os florais?

Eles têm como base água mineral, que recebem a essência e um conservante natural, que pode ser álcool, glicerina ou conhaque.

Em média, um vidro com 60 ml de floral custa R$ 30 no Brasil. Apesar de não ter contraindicações específicas, a auto-medição não é recomendada e pode comprometer os resultados. Para começar seu tratamento procure um terapeuta floral.

Para mais informações sobre Terapia Floral e consultas em Recife, a Terapeuta Vânia Santos pode ser contactada pelo telefone (81) 98518-4779 (Whatsapp)

Veja também:
Meditação Mindfulness para o combate do Stress e Ansiedade.

Confira Mais

Informar erro ou desatualização

Não encontrou o que queria ou identificou erros?

Comentários

Eventos em Destaque

  • Nacional
  • Recife e Interior de PE

Parceiros em Pernambuco

Parceiros nacionais